O primeiro assentamento russo no local da moderna Tyumen foi fundado no século XVI. A cidade logo se expandiu e se tornou uma importante fortaleza no leste do estado russo. Tyumen desempenhou um papel importante no desenvolvimento do Extremo Oriente, e o desenvolvimento mais dinâmico da cidade ocorreu no período soviético do século XX. A rica história da cidade e a mistura das culturas ocidental e oriental em seu território se refletem nos pontos turísticos de Tyumen.
Muitos monumentos foram erguidos na segunda metade do século 20 e são dedicados à Grande Guerra Patriótica e seus heróis. Além de memoriais históricos, Tyumen possui muitas esculturas decorativas. A maioria deles foi instalada recentemente. Eles se encaixam perfeitamente nas paisagens urbanas e estão rapidamente se tornando atrações populares entre os moradores da cidade e os turistas.
Monumentos históricos e modernos de Tyumen
Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.
Memorial da Vitória da Segunda Guerra Mundial
No centro de Tyumen, na Praça da Memória, existe um monumento dedicado à vitória na Grande Guerra Patriótica. Foi instalado em 2005 e rapidamente se tornou uma atração popular entre os moradores e turistas. O memorial é feito em forma de vela e se eleva 29 metros acima do quadrado. O monumento simboliza a dor dos soldados caídos que deram suas vidas na luta contra os invasores alemães.
"Chama eterna"
O complexo do memorial foi inaugurado em 1968 na Praça Histórica. Ao lado da Chama Eterna, há um baixo-relevo representando soldados soviéticos participando dos principais eventos da Grande Guerra Patriótica. Na parte central da praça existe um monumento de 28 metros de altura. Nas proximidades, há uma placa memorial na qual estão gravados os nomes dos Heróis da União Soviética e titulares da Ordem da Glória, nascidos em Tyumen.
Praça dos Gatos Siberianos
O monumento foi erguido em 2008. No centro de um pequeno beco, sobre um pedestal de pedra, há figuras douradas de gatos brincando uns com os outros. Depois que o bloqueio de Leningrado foi levantado, um grande número de roedores apareceu na cidade e praticamente não havia mais gatos. Para combater roedores, milhares de gatos foram enviados da Sibéria para a cidade do Neva, inclusive de Tyumen. O monumento é dedicado a isso, uma placa memorial, que fala da salvação de l'Hermitage pelos gatos siberianos.
Esculturas na margem do rio Tura
O rio Tura flui por Tyumen. Seu dique de quatro níveis se tornou um dos símbolos da cidade. Nele estão instaladas muitas esculturas e fontes, populares entre os moradores da cidade e turistas. Muitos dos baixos-relevos representam as etapas mais importantes da história de Tyumen. E as figuras de bronze, instaladas em pedestais altos, são dedicadas ao desenvolvimento da Sibéria e do Extremo Oriente, bem como ao desenvolvimento da construção naval na cidade.
Monumento aos Dezembristas
Na primeira metade do século 19, 9 participantes do levante dezembrista foram exilados na região de Tyumen. Eles moravam em Yalutorsk, perto de Tyumen. No centro do complexo memorial há uma escultura de uma mão segurando uma espada e escapando do chão. Em torno dela existem 9 bustos de metal dos dezembristas que viveram na região de Tyumen com inscrições comemorativas.
Monumento a G.E. Rasputin
Grigory Rasputin nasceu perto de Tyumen e, em 1914, foi tratado em um hospital de Tyumen após ser ferido. Em 2014, foi erguido um monumento em sua homenagem no território da Horta Farmacêutica. A altura da escultura de bronze juntamente com um pequeno pedestal é de 1,9 metros. O monumento retrata Rasputin em trajes tradicionais, ao lado de uma cadeira vienense.
"Três palhaços"
Figuras de artistas famosos, Yuri Nikulin, Oleg Popov e Mikhail Rumyantsev foram instaladas na Praça do Circo de Tyumen em 2004. Um deles representa uma cena, o outro olha para o artista com seu cachorro e o terceiro observa de lado, encostado em uma cadeira. Todas as figuras são de corpo inteiro. Inicialmente, o monumento foi feito em Yekaterinburg, mas depois decidiu-se transportá-lo para Tyumen.
"Mamãe"
A inauguração do monumento ocorreu em 1º de junho de 2010, no 60º aniversário do Dia Internacional da Criança. Sobre um pedestal de pedra com a assinatura “Mama” está a figura de uma mulher grávida rodeada de crianças: dois rapazes e uma rapariga. O monumento foi erguido com fundos privados; os grandes pais de Tyumen falaram na sua inauguração. Na parte inferior do pedestal há uma placa com os nomes dos patrocinadores do prédio.
"Paternidade é um presente"
Assim como o monumento à minha mãe, a escultura dedicada à paternidade foi erguida em homenagem aos 60 anos do Dia Internacional da Criança. Sobre um pedestal de pedra ergue-se a figura de um homem com crianças, estilizada em bronze. Uma menina está sentada em seu ombro e um menino está de pé ao lado dele, a quem seu pai colocou a mão em seu ombro. O monumento foi feito com fundos privados com a ajuda da administração Tyumen.
Monumento a V.I.Lenin
A maior escultura de Vladimir Lenin na Rússia, com 9 metros de altura, está instalada na Praça Central de Tyumen. A altura total do monumento juntamente com o pedestal de pedra é de 15,5 metros. O monumento foi erguido em 1979. A cabeça de Lenin está orgulhosamente erguida e seu casaco é aberto ao vento. Grandes canteiros de flores são colocados em frente ao pedestal e árvores são plantadas nas proximidades.
Monumento a A. Tekutyev
O monumento foi erguido em 2008. Durante sua vida, Andrei Tekutyev foi uma das pessoas mais ricas de Tyumen e da província de Tyumen. Ele se tornou famoso entre as pessoas graças à sua generosa caridade. Com sua ajuda, muitas instituições da cidade foram abertas. A escultura de bronze retrata um empresário sentado com calma e confiança em sua cadeira. Nas laterais há lanternas feitas no estilo do século XIX.
Monumento a Yu. G. Ervier
Yuri Ervier é uma das pessoas que impulsionou o desenvolvimento da economia de Tyumen. Sob sua liderança, a exploração geológica da região de Tyumen foi realizada em meados do século XX. No decorrer dele, grandes depósitos de petróleo foram descobertos e, posteriormente, seu desenvolvimento começou. O monumento retrata o geólogo Ervier ao lado de uma grande pedra que simboliza as entranhas de Tyumen. O pedestal é feito de granito preto, representando óleo.
Monumento a um cachorro sem-teto
A escultura de bronze retrata um cachorro vadio, não mais do que meio metro de altura. Próximo a ele está uma tigela com fenda. Os moradores da cidade podem jogar moedas ali, que vão para a manutenção do viveiro municipal de animais em situação de rua. No primeiro ano, quase meio milhão de rublos foram coletados com a ajuda do monumento. A inscrição ao lado do cachorro diz: "Ame um cachorro sem teto, sem teto e solitário."
"Parting"
O monumento foi erguido por iniciativa de formandos da década de 40 do século passado. Após o início repentino da Grande Guerra Patriótica, muitos alunos das escolas de Tyumen foram voluntariamente para o front. 112 deles morreram nos campos de batalha e não voltaram para casa. O monumento é dedicado a eles. A escultura mostra uma garota abraçando um jovem e acompanhando-o até a frente. Flores e grinaldas são colocadas no monumento todos os anos.
Monumento aos Trabalhadores da Frente Interna
O memorial foi erguido em 2010, na Praça Olímpica. A escultura de bronze retrata pessoas levantando uma laje maciça sobre suas cabeças. Entre eles estão engenheiros, soldados feridos e operárias. O monumento é dedicado às ações trabalhistas de cidadãos soviéticos que trabalharam na retaguarda durante a Grande Guerra Patriótica. Ao lado, há uma fonte e gazebos para relaxar.
Monumento aos lutadores da revolução
Em 1918, um enterro fraternal de soldados do Exército Vermelho que morreram em batalhas com os Guardas Brancos foi organizado em Tyumen. Em 1957, um monumento de gesso foi erguido no local de uma vala comum. A escultura retrata um camponês e um trabalhador. Ambos estão armados e sob a bandeira do Exército Vermelho.E em 1967, no 50º aniversário da Revolução de Outubro, uma cópia foi fundida em ferro fundido e instalada no local do antigo memorial.
Monumento aos construtores de estradas
O monumento de plasticita foi erguido em 2016. A escultura retrata um trabalhador e um engenheiro. O primeiro tem um nível nas mãos, e o segundo segura uma caneta, de onde a estrada se distancia. O monumento é dedicado aos trabalhadores da construção de estradas. Eles deram uma contribuição significativa para o desenvolvimento da região, conectando até mesmo os assentamentos mais remotos da região de Tyumen com uma rede de estradas.
Monumento ao zelador
A escultura retrata um zelador do início do século XX. Em sua cabeça está um boné e em suas mãos ele segura uma vassoura e um cartaz. A inscrição nele diz: "Uma cidade limpa é uma tarefa comum." A escultura é feita de ferro, latão e cobre. Na primeira metade do século 20, muitos zeladores trabalharam em toda a Rússia. Seus deveres incluíam não apenas limpar as ruas, mas também ajudar os moradores da cidade. É a este período histórico que o monumento é dedicado.
"Fundação de Tyumen"
A pedra memorial foi instalada em 1996 e restaurada em 2002. A praça histórica onde o monumento está localizado é o local onde Tyumen foi fundado em 1586. O memorial é dedicado a este evento. Uma depressão está esculpida na pedra de mármore, e há uma placa memorial nela com a inscrição: "Neste lugar, em 29 de julho de 1586, foi fundada a cidade de Tyumen."
Monumento ao Inspetor de Tráfego
O herói da cidade e um dos primeiros inspetores da polícia de trânsito em Tyumen, Grigory Istomin, tornou-se o protótipo do monumento moderno. Depois de voltar da frente, Grigory tornou-se policial de trânsito. Ele logo se tornou famoso em Tyumen por sua honestidade e sabedoria. O monumento foi erguido em 2012, próximo ao departamento de polícia de trânsito da região de Tyumen e retrata um policial de trânsito uniformizado fazendo continência.
Monumento ao Metropolita Philofey Leshchinsky
2007 marcou o 280º aniversário da morte do metropolita Filofei Leshchinsky. Foi neste aniversário que foi erguido um monumento em homenagem à memória. Durante sua vida, o metropolita Filoteu se envolveu em atividades educacionais e contribuiu para o desenvolvimento da Sibéria pelo povo russo. O monumento é uma composição escultórica. Uma figura de bronze do Metropolita está instalada no estrado, e ao lado dele estão os habitantes indígenas da Sibéria e os cossacos.
Monumento a B. Shcherbina
De 1961 a 1973, Boris Shcherbina serviu como primeiro secretário do comitê regional do PCUS. Ele fez uma contribuição significativa para o desenvolvimento da economia de Tyumen e da região de Tyumen. O monumento foi erguido na praça Nemtsov em 2004. O busto de um líder do partido ergue-se sobre um pedestal de granito vermelho. Na parte superior do pedestal há uma inscrição comemorativa e um jardim de flores está disposto ao redor do memorial.
Monumento aos paraquedistas
O memorial foi inaugurado no Dia das Forças Aerotransportadas, 2 de agosto de 2009, por iniciativa da “União dos paraquedistas” de Tyumen. Uma estela de pedra é instalada no centro. O baixo-relevo de bronze retrata um soldado das tropas aerotransportadas com uma submetralhadora nas mãos. Uma inscrição está gravada ao lado dela: "Força e honra". Perto da estela, nas bordas do pedestal, existem globos de pedra com imagens dos continentes. Um é feito de pedra branca e o outro é feito de pedra preta.
"Árvore arco-íris"
Uma árvore, com cerca de 4 metros de altura, decorada com folhas multicoloridas em forma de coração, está localizada na Praça dos Lutadores da Revolução. É um símbolo de bem-estar na vida familiar e originalmente deveria ser instalado ao lado do cartório. A árvore é cercada por um arco de pedra com pombas e alianças. A composição é muito popular entre os recém-casados.
Monumento aos trabalhadores ferroviários da frente e de trás
O material para o monumento foram os trilhos da ferrovia usados durante a Grande Guerra Patriótica. De um lado, há trilhos de regiões pacíficas onde não houve hostilidades e, de outro, de áreas onde ocorreram grandes batalhas. O monumento é executado em arco, no interior do qual está suspenso um sino. Em ambos os lados, o memorial é decorado com baixos-relevos de bronze representando os participantes da guerra.
"Carteiro"
O monumento, feito de fibra de carbono e estilizado em bronze, foi erguido em 2013, ao lado do prédio dos Correios de Tyumen. A escultura retrata uma mulher, uma funcionária dos correios. Ela se apóia em uma caixa de correio com uma das mãos, segura um envelope com uma carta na outra e uma bolsa pendurada no ombro. A caixa de correio está aberta a todos, para que todos possam colocar uma carta lá.
Monumento ao Doutor Zemsky
No século 19, milhares de médicos zemstvo trabalharam em toda a Rússia. A eles foi confiada uma enorme responsabilidade, porque para cada médico havia vários milhares de pacientes com várias doenças. Foram os médicos zemstvo que lançaram as bases do moderno sistema de saúde. O monumento erguido pela Academia Médica de Tyumen é dedicado a eles. Sobre um pedestal de pedra está a figura de um médico vestindo um casaco. A altura total do monumento é de 2,5 metros.
"O Globo"
O monumento é dedicado à indústria petrolífera de Tyumen. Um globo multicolorido, com mais de 2,5 metros de diâmetro, é segurado pelas mãos de pedra de um petroleiro. Eles simbolizam a importância do "ouro negro" no mundo moderno. No globo, no lugar de Tyumen, está instalada uma plataforma de petróleo vermelha, que se destaca no cenário de todas as outras cidades e estados.
"Cegonha da Esperança"
O Tyumen Country Garden é um local popular para sessões de fotos para recém-casados. Em 2016, aqui foi instalada uma escultura, que atrai ainda mais casais jovens ao parque. "Stork of Hope" é feito de metal e foi criado com doações voluntárias dos residentes de Tyumen. A escultura retrata uma cegonha carregando uma trouxa com um bebê no bico e voando pelo coração.
"Melodia"
O monumento foi erguido em 2004 na Praça das Artes. Seu outro nome é "The Flutist". A escultura retrata uma antiga musa grega tocando flauta. A figura da musa está instalada em um pedestal hemisférico feito de material compósito de polímero de vidro e simboliza a beleza e sofisticação da arte musical. A altura total do monumento é superior a 3 metros.