Vladivostok é uma cidade portuária localizada em um terreno difícil. As tradições arquitetônicas foram formadas de acordo com os padrões europeus. A cidade desempenha o papel de centro cultural do Território de Primorsky. Vladivostok é rico em planejamentos históricos preservados, conjuntos arquitetônicos e históricos.
A cidade possui um patrimônio cultural impressionante. No total, são mais de mil monumentos de história e cultura. Entre eles, há importância federal e regional. Alguns monumentos tornaram-se símbolos da cidade. Todos os tipos de escultura monumental podem ser vistos no centro cultural de Primorsky Krai. Vladivostok é decorado com um grande número de monumentos a personalidades proeminentes e residentes de Primorye que morreram em conflitos militares.
Monumentos históricos e modernos de Vladivostok
Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.
"Aos lutadores pelo poder soviético no Extremo Oriente"
Consiste em três grupos escultóricos unidos em uma forma triangular. A parte central é a figura de um soldado do Exército Popular Revolucionário. Ele segura um estandarte na mão direita e um tubo de batalha na esquerda. O grupo certo - figuras de um marinheiro do Báltico, um trabalhador bolchevique e um soldado. Em homenagem à derrubada da autocracia em 1917. O grupo da esquerda é um soldado da frente, um metralhador e um operário. Dedicado à libertação da cidade dos invasores japoneses.
Arco do triunfo do czarevich Nicolau
Dois terços da face do arco são obras do autor de artistas, escultores e ceramistas. Do lado do mar há um ícone do santo padroeiro dos marinheiros - Nicolau de Mirliki, consagrado em Jerusalém. O arco é feito em estilo russo-bizantino brilhante, decorado com brasões e monogramas. A estrutura foi demolida durante a era soviética, em 2003 foi restaurada com base em informações de arquivo.
Complexo memorial no dique Korabelnaya
O obelisco, de 14 metros de altura, parece uma vela inchada pelo vento. À direita está o navio Red Pennant, que se tornou um monumento. Desde 1975, o submarino S-56 da Guarda Bandeira Vermelha está estacionado nas proximidades. Durante a Segunda Guerra Mundial, sua tripulação obteve 10 vitórias sobre navios inimigos e também cruzou os oceanos Pacífico e Atlântico. A Chama Eterna fica na parte central.
Sinal memorável para os fundadores de Vladivostok
Em seu lugar, os marinheiros desembarcaram na costa e estabeleceram um posto militar. É um obelisco de liga de titânio. O monumento lembra a vela de um navio inflada pelo vento. A estrutura está instalada no centro de um terraço especial. As âncoras de concreto são colocadas em ambos os lados. Uma placa memorial de ferro fundido é fixada na parede. Foi inaugurado em 1985 na barragem de Korabelnaya da cidade.
Monumento a V.S.Vysotsky
O poeta é representado sentado com um violão nos degraus em que estão gravados versos de suas obras. A ideia era retratá-lo da forma mais simples de sua vida. O monumento foi inaugurado em 2013 e é um monumento musical. Há uma instalação musical ao lado da escultura, que toca suas canções o dia todo. Composições de boa qualidade foram especialmente encontradas.
"Glória da Cidade Militar"
No centro de um pequeno pedestal quadrado há uma estela encimada por uma águia de duas cabeças. Uma cartela de bronze está anexada a ela, na qual está o texto do Decreto do Presidente da Federação Russa. No verso, cartela com desenho do brasão de Vladivostok. Existem quatro pilares nos cantos, cada um com quatro baixos-relevos de bronze. As imagens neles demonstram os feitos dos habitantes da cidade em diferentes anos da história de Vladivostok.
Monumento a N.N.Muravyov-Amursky
O governador-geral é apresentado em uma jaqueta elegante com um pergaminho na mão, que é o Tratado de Aigun. Seu olhar está voltado para a Baía do Chifre de Ouro, a Ilha Russa e o Bósforo oriental. O monumento está localizado no parque onde estão as cinzas de Muravyov-Amursky. Instalado em 2012 e fabricado em bronze. Na parede estão cenas da história de Primorsky Krai, incluindo a assinatura do tratado entre a Rússia e a China.
Monumento a S.O. Makarov
O almirante é retratado com um telescópio nas mãos. Desde 1999, ele foi movido para a área do Embankment central. Uma escada leva ao monumento. Uma placa de bronze com as palavras de Makarov sobre a necessidade de desenvolver o Norte da Rússia está afixada no anverso. Segundo a tradição, todos os anos, no dia 8 de janeiro, comandantes e aposentados da frota, cadetes de uma universidade militar, vêm ao monumento para homenagear o famoso almirante.
“Aos marinheiros da marinha mercante. 1941-1945 "
Desde 1967, o grupo escultórico está de pé sobre uma plataforma de lajes de concreto, sobre um pedestal de granito cinza de 6 metros. A Chama Eterna está queimando ao pé do monumento. A estrutura é composta por três marinheiros - um capitão, um comandante de batalha e um marinheiro com bandeira de popa, símbolo de honra do navio. As silhuetas de 24 navios com os nomes das tripulações são esculpidas em placas de bronze separadas.
Monumento a Cirilo e Metódio
Representa duas figuras inteiras de irmãos com uma cartilha e uma cruz nas mãos. Atrás do monumento encontra-se uma torre sineira com uma cúpula dourada e uma cruz. O monumento foi consagrado com água benta e um serviço de oração. A estrutura está localizada no topo de Eagle Hill, não muito longe do Centro Juvenil da Far Eastern State Technical University. Os alunos vão lá antes dos exames e pedem ajuda aos santos para passar, completando o ritual tocando a campainha.
Monumento aos guardas de fronteira
Instalado em 1997, é uma longa estela revestida de granito. Há um sino dentro dele. Ao pé, há figuras de quatro guardas de fronteira junto com cães, protegendo a fronteira do inimigo. Há um incêndio no monumento, que é aceso em datas memoráveis. Em três lados do monumento existem símbolos de guardas de fronteira de três épocas: o Império Russo, a URSS e a Federação Russa.
Monumento a A. Pushkin
A escultura é feita em um estilo incomum. O poeta é apresentado lendo seus poemas, segurando um livro nas mãos. O rosto está totalmente imerso no mundo interior, cheio de contradições e sofrimentos, que é uma característica do monumento. Localizado perto do Teatro Pushkin. Perto do prédio, eventos comemorativos são realizados em homenagem ao poeta: leituras de Pushkin, comemorações do aniversário do escritor.
Monumento a Katyusha
Uma estátua de uma garota de uma canção famosa olha para o mar. A heroína da composição musical mundialmente famosa é natural de Vladivostok. O parque Love and Expectations foi construído próximo à escultura. O esboço do monumento foi escolhido pelo público da cidade. Bronze Katyusha está localizado desde 2013 na costa íngreme da Baía de Amur, perto de Morgorodka. A ideia de criar um monumento à historiadora local Nelly Miz.
Monumento a G.I. Nevelsky
O monumento inclui um busto do almirante e uma estela. Nas laterais há placas especiais que contam como ocorreu a expedição de Amur. No topo da estela há uma escultura de uma águia de duas cabeças. Segundo a lenda urbana, esta é a Ave da Justiça, que se voltará para uma pessoa que nunca pecou. O monumento foi erguido em 1897 e é o primeiro da cidade de Vladivostok.
Monumento aos Heróis da Guerra Russo-Japonesa de 1904-1905
No centro do conjunto arquitetônico está o Arcanjo da Hóstia Celestial Miguel. Em suas mãos, ele agarrou o escudo e a espada baixada. A figura é colocada em um pedestal de mármore vermelho. Nas faces frontal e posterior, há inscrições de dedicatórias. Nas faces laterais, há pinturas em preto e branco que retratam batalhas marítimas e terrestres. Existem três pilares na parte posterior, unidos por uma barra.
Monumento a Pedro e Fevronia
As figuras dos santos ficam frente a frente em um pedestal e seguram três pombas nas mãos. Os pássaros são uma lembrança de uma grande família. Os santos são considerados patronos da felicidade, do amor e da fidelidade da família. Caminhando ao redor do monumento, você pode ver uma lebre escondida aos pés das figuras.O monumento foi erguido em 2011 no território do Parque Pokrovsky no âmbito do programa nacional "No Círculo da Família".
Monumento a S.G. Lazo
É uma figura de bronze de corpo inteiro sobre um pedestal de granito maciço. O comandante do Exército Vermelho aperta uma das mãos em punho e segura o boné com a outra. Uma escada leva ao monumento. A escultura do herói da Guerra Civil foi erguida em um jardim público no centro da cidade de Vladivostok. O monumento foi inaugurado em 1945, L. M. Pisarevsky tornou-se o escultor e autor da composição.
Poste de quilômetro 9288
A estela, que foi construída na plataforma da estação ferroviária. Simboliza o fim da Ferrovia Transiberiana. Uma águia de duas cabeças se exibe no topo da estela. Abaixo está uma placa indicando que a distância até Moscou é de 9288 km. O edifício foi construído em 1996 durante a reconstrução da estação. Anteriormente, havia um pólo de quilômetro comum de 9288 km neste lugar.
Monumento a Santa Ilya Muromets
O herói russo é descrito como um santo com uma longa capa. Ele segura uma espada em sua mão esquerda, e a direita é erguida para abençoar. A escultura é lacônica. Segundo a ideia, Ilya Muromets foi o primeiro defensor das fronteiras da Rússia, por isso foi nomeado defensor dos guardas de fronteira. O monumento foi erguido em 2012 na Praça do Almirante, próximo ao dique Korabelnaya. A escultura é um presente para a cidade.
Monumento a A. Solzhenitsyn
Figura de bronze de um famoso escritor, com 2,6 metros de altura. O monumento o retrata descendo da prancha, atracado na costa do navio. O ganhador do Prêmio Nobel tem um livro na mão esquerda. O monumento foi erguido em 2015 no aterro Korabelnaya. O escultor era Pyotr Chegodaev, que há dois anos desenvolvia esboços para a escultura. O prédio foi construído em homenagem à chegada do escritor a Vladivostok.
Monumento a A.P. Chekhov
Escultura em bronze de um escritor russo, com 2,3 metros de altura, que permaneceu na cidade no outono de 1890 por cinco dias. O monumento sobre base de concreto representa um dramaturgo em pé ao lado de um banco olhando para o mar. O modelo foi impresso em impressora 3D, depois produzido em gesso e fundido em bronze. O monumento foi erguido em 2018 na praça Chekhov para o Dia da Cidade.
Monumento a Yul Brynner
O ator de Hollywood é retratado como o orgulhoso e dominador rei do Sião. Por este papel no filme "O Rei e Eu", o nativo de Vladivostok recebeu um Oscar. O monumento foi erguido em 2012 perto da casa onde Brynner nasceu. A escultura foi instalada com contribuições desinteressadas de um dos bancos Primorsky e de vários patronos das artes. A inauguração do monumento aconteceu durante o Pacific Meridian International Film Festival.
Monumento às Vítimas da Agressão Americana
O monumento é dedicado aos passageiros caídos do avião que foi atacado por caças americanos. Parece um obelisco em forma de uma grande coluna cilíndrica. Coroado por capitel de bronze e colocado sobre pedestal de granito. Nos capitéis existe uma composição constituída por quatro estandartes de uma estrela de cinco pontas em coroa de louros. Na parte inferior destaca-se um baixo-relevo com cártulas, tochas e guirlandas de carvalho. Os nomes das vítimas estão gravados nas cártulas.
Memorial a Vasily Oshchepkov e seus professores japoneses
No centro do grupo escultórico está o atleta russo Vasily Oshchepkov, que é faixa-preta das mãos do fundador do judô Jigoro Kano. O complexo memorial inclui uma escultura de dois filhotes de tigre em jogo e um arco japonês - um símbolo da amizade entre a Rússia e a Terra do Sol Nascente Os animais simbolizam que Vasily foi ao zoológico para estudar as habilidades motoras de um animal e aplicá-las no judô e no sambo.
Monumento a Eleanor Prey
Um símbolo de amizade entre o povo americano e russo, assim como a responsabilidade social dos grandes negócios com a cidade. Uma escultura de bronze de uma famosa mulher americana fica na área de Pochtovy Lane. O monumento revelou-se muito vivo. A americana parece estar descendo os degraus da principal agência dos correios. Sua mão direita está apoiada no corrimão e a esquerda um envelope com uma carta no peito. Perto, na parede, está uma citação de sua carta sobre Vladivostok.
Monumento aos mineiros
Um monumento em forma de pirâmide de três estágios no local da execução. Uma estrela de cinco pontas adorna o topo. Há uma mesa em frente à estrutura. O monumento é cercado por pilares de concreto conectados por uma corrente de âncora. Na entrada do local existem modelos de minas marítimas. Construído em 1954 para os minerais da fortaleza de Vladivostok, que foram fuzilados em 1907. O autor do monumento é o arquiteto M. Smirnov.
"Marinheiro estrangeiro"
Uma escultura de um marinheiro mercante no início dos anos 80. Um marinheiro de bronze vestindo uma jaqueta jeans, jeans boca de sino e um cinto de fivela. Tal como concebido pelo autor, ele acaba de descer do navio. O cara segura bem os pacotes com as compras externas. Com a mão direita, ele tenta parar o carro com um gesto característico. Discos de vinil sob o braço do marinheiro são uma séria escassez no passado.
Relógio de sol na estação marítima
Um poste de amarração do cais que exibe as horas usando a tecnologia do relógio de sol. O objeto de arte funcionava anteriormente no cais da cidade, onde foi descoberto durante as obras. A sombra que cai no mostrador do poste de amarração mostra a hora exata para moradores e turistas durante o dia. A instalação foi construída em 2013. O poste de amarração muda de posição mensalmente para indicar o mês e a hora mais precisa. Existe uma mesa com uma descrição na parede do Porto.
"Tigres"
Dois filhotes de tigre de bronze estão na margem do Sportivnaya Gavan. Este é um presente do World Wildlife Fund para a cidade. A escultura simboliza o cuidado das gerações presentes e futuras com a preservação do tigre de Amur. As estátuas foram instaladas em 2013. A composição passou a ser a conclusão da "Trilha do Tigre", doada anteriormente. Em 2000, a cidade tornou-se o berço da festa - Dia do Tigre, que é a dignidade de Vladivostok.
Coluna rostral
Uma estela encimada por um modelo de bronze do transporte manchu. Abaixo, há uma estátua de um marinheiro do Pacífico, que se oferece para dirigir até Vladivostok. As palavras de Lenin estão gravadas no pedestal do edifício. A descoberta ocorreu em 1960. Em 2012, a coluna foi virada 180 graus em direção à rodovia em preparação para a cúpula da APEC-2012. Este é um dos locais preferidos dos noivos para os passeios de casamento.