A capital cultural da Rússia é uma das cidades mais bonitas do mundo. Mesmo o clima pouco amigável de São Petersburgo não impede que centenas de milhares de turistas venham aqui, e seu número está aumentando constantemente. Uma rica história e extensas coleções de arte atraem os conhecedores da beleza. Fundos de museus, objetos arquitetônicos de diferentes anos, rios e canais que passam por toda a cidade, viagens de campo a povoações próximas são os principais ímãs para os viajantes. Petersburgo não tem pressa para uma cidade grande. Andar por suas ruas em um belo dia já é um grande prazer. O conhecimento das belezas locais e lugares icônicos pode ocorrer em qualquer formato - há muitas opções para todos os gostos e recursos financeiros dos veranistas.
As excursões e passeios mais interessantes em São Petersburgo
O que fazer, o que ver e para onde ir da capital do norte?
Passeio turístico individual
É mais fácil para o turista ter uma ideia da cidade, aprender fatos históricos interessantes e ver os pontos turísticos mais populares durante uma caminhada ou passeio de carro pela cidade acompanhado de um guia. Os últimos incluem: Praça do Palácio, Fortaleza de Pedro e Paulo, Hermitage, Catedral de Santo Isaac, Castelo Mikhailovsky, Campo de Marte e outros. Para ver todas as exposições dos museus de São Petersburgo, é melhor escolher um dia separado, já que você não pode cobrir tudo de uma vez. Este tipo de excursão é uma oportunidade para traçar um plano de novas visitas a lugares emblemáticos que lhe interessaram durante sua convivência com a cidade.
Passeio turístico de ônibus
Este tipo de passeios pela cidade distingue-se por uma organização especial. A rota do ônibus passa pelas principais atrações. Os turistas, ouvindo o guia, vêem pela janela: o Museu Russo, a Fortaleza de Pedro e Paulo, a Catedral de Kazan, o Cavaleiro de Bronze, o Jardim de Verão, praças, igrejas, canais, museus e pontes. Paradas curtas são feitas perto de alguns objetos, para que os visitantes da capital cultural voltem aos seus lugares e continuem o passeio. Algumas agências deixam algo especial para a parte final, por exemplo, uma visita ao Hermitage. Outros se concentram especificamente em informar os clientes sobre São Petersburgo.
Excursões ao longo dos rios e canais de São Petersburgo
Esses passeios variam de acordo com o programa proposto. Alguns deles são padrão: o preço do ingresso inclui um passeio de barco com pequenos comentários sobre a história dos principais atrativos. Outra opção é alugar um barco a motor com guia profissional, adequado para caminhadas pelos rios e canais da cidade com sua empresa. Da água você pode ver a Catedral de Santo Isaac, o Almirantado, a Fortaleza de Pedro e Paulo, o cruzador Aurora, o Hermitage e muito mais. Tudo depende da rota de viagem específica. Além da vista do mar e da narração do guia de fatos singulares da cidade, os hóspedes podem desfrutar de música ao vivo e jantar. Esses serviços em São Petersburgo são fornecidos pela empresa de navegação "Navigator", onde você pode alugar um navio para um evento (aniversário, casamento, festa corporativa, formatura e outros) e ao mesmo tempo fazer um tour pela cidade.
Em um ônibus de dois andares
Passeio turístico que o turista realiza a seu critério. O percurso, que percorre quase toda a cidade, tem mais de dez paradas permanentes. O bilhete permite que você entre e saia de qualquer um deles. É válido por um ou dois dias, dependendo do tipo. Depois de ver um ponto turístico interessante, por exemplo, a Igreja do Salvador do Sangue Derramado, o Museu Russo ou o cruzador Aurora, você pode retornar ao passeio novamente se pegar o próximo ônibus. Os ônibus são de dois andares, confortáveis e com guia de áudio em vários idiomas, inclusive russo.
Palácios de São Petersburgo
Desde o momento da sua fundação, São Petersburgo sempre se manteve no campo de visão da família real e da nobreza, mesmo quando não era a capital. Palácios foram ativamente construídos aqui, muitos dos quais sobreviveram até hoje. O Palácio de Inverno foi transformado em complexo de museus, onde agora está localizada a exposição principal do Hermitage. Yusupovsky tornou-se um palácio da cultura. Deputados da assembleia legislativa da cidade sentam-se no Palácio Mariinsky. Vorontsovsky abrigou a Escola Suvorov, que agora está localizada lá. Um lugar especial na lista é ocupado pela Petrodvorets, localizada em Peterhof. Faz parte de um complexo de museus que foi preservado em perfeitas condições entre jardins igualmente bonitos.
Nos telhados
Uma visão incomum da cidade. Adequado para caminhantes sofisticados e para quem gosta de caminhadas com um toque diferente. O percurso é construído em função das preferências do cliente e do conhecimento da área específica do próprio guia. Os telhados não são escolhidos por acaso: todos são adequados para visitar e seguros. Esta excursão é acompanhada por histórias sobre os moradores das casas e as peculiaridades da arquitetura. Você não pode prescindir de antecedentes históricos e discussão de tópicos relacionados. Por exemplo, as portas da frente clássicas de São Petersburgo, pátios especiais e ruas antigas.
Pátios e portas da frente
Essas excursões são realizadas a pé e de carro com paradas. O objetivo é dar uma olhada em São Petersburgo, que geralmente foge da atenção dos turistas. Escondidos atrás dos majestosos edifícios e fachadas são mais modestos, mas não menos importantes para a história da cidade, pátios e cerimônias. Os guias contarão as histórias desses edifícios, relembrarão as divertidas histórias de seus habitantes e levarão os viajantes por interessantes rotas que cobrem não só o centro da capital cultural, mas também os arredores. A duração da caminhada também depende do plano inicial da caminhada. São cerca de duas horas.
Balaam
Uma ilha localizada na parte norte de Ladoga. O turismo religioso é o principal destino. Um mosteiro existiu aqui desde os tempos antigos, que passou por muitas mudanças. Agora o centro da vida espiritual da região foi revivido e está em constante desenvolvimento, preservando as tradições. Você pode ficar no hotel "Igumenskaya" - o único no momento. Mas existe um local de acampamento para os amantes da recreação ao ar livre. A escolha dos restaurantes não difere nas delícias, mas os produtos são ecologicamente limpos. Os mergulhadores também adoram parar em Valaam: há muitos artefatos na área. A paisagem local também é um motivo comum para visitar a ilha.
Kronstadt
Uma cidade portuária localizada em uma ilha no Golfo da Finlândia. Famosa pela abundância de atrações. Existem museus de diferentes direções, fortes preservados, monumentos e obeliscos, templos ativos e inativos, parques pitorescos e muito mais. Personalidades históricas importantes para o país nasceram, viveram ou serviram aqui. Isso se refletiu nas ruas de Kronstadt: monumentos foram erguidos em sua homenagem e alguns objetos toponímicos foram nomeados. Parte da viagem aqui pode ser um passeio de barco - uma fonte de novas impressões.
Museus
É difícil encontrar uma direção que não recebesse um museu em São Petersburgo. O mundo inteiro está trovejando sobre as coleções de pinturas do Museu Russo. A extensa exposição do Hermitage é uma das mais visitadas do planeta. Foi organizada uma exposição ao ar livre de locomotivas a vapor e carruagens. Vários museus de apartamentos: de Pushkin a Brodsky. A galeria "D137" permite a exposição de autores contemporâneos e possui uma programação de eventos constantemente agendada. O museu "Nienschanz" contém achados arqueológicos. O navio-museu de cruzeiro "Aurora" está conectado a vários eventos históricos ao mesmo tempo. E esta é apenas uma pequena fração da lista geral.
Peterhof
O conjunto do palácio e do parque, construído durante o reinado de Pedro I nas margens do Golfo da Finlândia.Combina vários estilos arquitetônicos: barroco, neo-gótico, classicismo e neo-barroco. Patrimônio Mundial da UNESCO. A parte central é a Petrodvorets, cujos salões são abertos ao público. Além disso, foram construídos vários outros palácios, de dimensões mais modestas, mas igualmente importantes do ponto de vista arquitetônico. A área do parque é dividida em Jardins Superior e Inferior. Eles estão repletos de estátuas e vários ornamentos decorativos. Existem cerca de cento e cinquenta fontes e canais de água em funcionamento no território.
Excursões para crianças
Os destinos de viagens e excursões clássicos nem sempre são adequados para crianças. E mesmo que você possa levá-los com você, os hóspedes mais jovens certamente ficarão entediados com a abundância de referências históricas. Guias experientes adaptaram rotas familiares para tornar a narração de histórias e passeios turísticos mais interessantes para a geração mais jovem. Neste estilo, você pode visitar a Fortaleza de Pedro e Paulo, a Catedral de Santo Isaac, Mikhailovsky Zamoy, o Almirantado e outras excursões para adultos, mas modificadas levando em conta a tarefa em questão.
Plantas e fábricas
Muitas empresas de São Petersburgo também são destinos turísticos populares, pois estão associadas à história da cidade. A Cervejaria Baltika é conhecida em toda a Rússia e países vizinhos. A marca era uma das cem marcas mais famosas do mundo. A Krupskaya Factory produz produtos de confeitaria que dominaram o mercado por décadas. No distrito existem fábricas de joias e porcelanas, várias empresas da indústria alimentar, representantes de empresas mundiais, por exemplo, a fábrica da Coca-Cola e outras.
Castelo Mikhailovsky
A construção foi concluída em 1800. Um monumento arquitetônico e um patrimônio cultural. É uma filial do Museu Russo. Contém amostras de pinturas de artistas famosos de diferentes épocas. Existem exposições permanentes e temporárias, dependendo dos eventos realizados e da época do ano. O Castelo Mikhailovsky é raro, mas se torna um lugar para palestras ou para a realização de alguns eventos que são desviados de seu propósito imediato. O edifício em si foi restaurado e está o mais próximo possível de sua aparência original. De acordo com a ideia dos arquitetos, o edifício principal deveria se tornar um castelo sobre a água - ou seja, era cercado por uma barreira de água.
Velikiy Novgorod
Uma excursão popular de São Petersburgo. O Kremlin de Novgorod é considerado a fortaleza mais antiga do país. Perto estão a Catedral de Santa Sofia, as muralhas da fortaleza e o parque do Kremlin, que em muitos aspectos já foi enobrecido em um estilo moderno. Na margem direita do rio fica o Trade Side - uma antiga região econômica. Aqui e agora existem lojas e cafés. Existem muitos edifícios religiosos nas proximidades da cidade: desde igrejas muito pequenas a templos com várias cúpulas. Uma das atividades de lazer é o passeio de barco pelo rio.
Karelia
A viagem de São Petersburgo leva cerca de dois dias. O cânion de mármore Ruskeala é considerado a principal atração natural da região da Carélia. Aqui você pode ver as galerias, parte abandonadas, parte reservadas para fins turísticos. São várias atrações para os amantes radicais. Por exemplo, uma descida em um cabo de uma ponta a outra ou um bungee jump. Uma parada em um canil husky é uma combinação de negócios e prazer: aprenda mais sobre a raça e brinque com os filhotes. Você não pode ignorar a reserva Kivach, bem como o Lago Onega, as cachoeiras Akhvenkoski e a fortaleza Korela.
Vyborg
Está localizada às margens da baía, praticamente na fronteira com a Finlândia. O castelo, preservado na cidade desde a Idade Média, é o único exemplar da arquitetura militar europeia no país. Sua torre oferece uma bela vista de Vyborg inteira. A cidade velha parece autêntica: ruas estreitas, decoração apropriada e ritmo de vida medido. A Reserva Natural Mon Repos é um museu e um parque em um. O movimento se dá de ônibus com paradas em lugares interessantes e significativos. Durante a viagem, o guia conta a história desses lugares: a fundação, a filmagem dos filmes aqui, a modernidade.
Catedrais e templos
Visto que São Petersburgo foi concebida como o centro da Ortodoxia, não é surpreendente que haja tantos locais religiosos aqui. A Catedral de Santo Isaac é atualmente propriedade apenas parcial da Igreja Ortodoxa Russa e é principalmente um museu, e um museu popular. A Catedral de Kazan se tornou uma catedral desde 2000. A Catedral Naval tem um santuário único - o ícone de São Nicolau, o Maravilhas, pintado no século XVII. Uma partícula das relíquias do santo é guardada nas proximidades. Smolny faz parte do mosteiro de mesmo nome, construído em estilo barroco. A capela da Bem-aventurada Xênia de Petersburgo foi construída em homenagem a uma das mulheres mais veneradas da Ortodoxia na Rússia. Cada templo é uma página da história da cidade.
Eremitério
Museu de artes e ofícios. Sua coleção é uma das mais extensas e culturalmente significativas do mundo. A exposição principal está localizada no prédio do Palácio de Inverno, às margens do Neva. A arquitetura dos corredores também é um marco, que distingue o Hermitage de muitos de seus colegas. O acervo do museu está dividido em estilos, épocas e tendências. Os fundos são muitas vezes maiores do que a exposição atual. Rembrandt, Ticiano, Raphael, Picasso, da Vinci e outros mestres são apresentados aqui. Também estão em exibição exemplos únicos de numismática, objetos de arte do mundo antigo e outros artefatos.
Gatchina
Durante sua existência (desde 1500), a cidade mudou vários nomes, mas no final voltou a usar o nome histórico. Seu centro está incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. O Grande Palácio Gatchina com vários parques ao redor do perímetro é a atração principal. Foi construído na segunda metade do século XVIII e é um exemplo do talento arquitetônico de Antonio Rinaldi. Os turistas também estão tradicionalmente interessados em: Priory Palace, Round Riga, Venus Pavilion, Birch House, Orphan Institute, várias catedrais e igrejas (não apenas ortodoxas), bem como cemitérios antigos.
Pavlovsk
Localizado no rio Slavyanka, no lado sul de São Petersburgo. A principal atração é o complexo do palácio e do parque, protegido pela UNESCO. Um parque deste tipo é único na Europa e é um dos mais longos do mundo antigo. Vários arquitetos trabalharam independentemente uns dos outros para criar a aparência final do complexo, adicionando algo, mudando algo e removendo algo completamente. O Pavilhão das Três Graças, o Castelo Bip, a Galeria Gonzago, a Music Station e muito mais - é por isso que Pavlovsk é famosa. A rota é adequada para os amantes da história e aqueles que gostam de passeios de lazer entre belezas parcialmente naturais e parcialmente criadas pelo homem.
Fortaleza de Peter-Pavel
Fundado em 1703. Segundo a lenda, o edifício é baseado em desenhos feitos pessoalmente por Pedro I. No momento, faz parte do Museu de História de São Petersburgo. No território existe um edifício da casa da moeda, construído um século depois. Há também a Catedral de Pedro e Paulo, onde os Romanovs foram enterrados, a prisão do bastião, o revelim de Alekseevsky, o portão de Neva. Os turistas podem testemunhar a tradição de um tiro de canhão de sinal ao meio-dia. Na praia próxima, todos os tipos de entretenimento são frequentemente organizados.
Petersburgo à noite
Passeio turístico, permitindo que você veja objetos familiares e pontos turísticos do outro lado. Ao contrário de muitas cidades, esse tipo de recreação em São Petersburgo assume um significado completamente diferente. Normalmente, as caminhadas noturnas adicionam romance e cor, e na capital do norte muita coisa muda. Em primeiro lugar, durante a época das noites brancas, é difícil ficar indiferente e não sair depois da meia-noite. Em segundo lugar, a abertura de pontes torna as paisagens o mais próximas possível das vistas de cartão-postal.Você pode viajar ao longo dos canais de barco, a pé e também passear pela cidade de carro ou de ônibus turístico.
Pushkin (Tsarskoe Selo)
Os principais pontos turísticos da cidade pertencem ao período que vai do século XVIII ao início do século XX. Este local foi uma das residências da família real, pelo que os edifícios e a decoração correspondiam à classe elevada dos habitantes. O Catherine Landscape Park estende-se por uma área de mais de cem hectares. Existe também um palácio com o mesmo nome. O Alexander Park tem quase o dobro do tamanho e também tem seu próprio palácio. Muitos edifícios domésticos (ao mesmo tempo) e decorativos dão um sabor especial. É impossível ignorar a Sala Âmbar, bem como a história do guia sobre os acontecimentos históricos relativos a Czarskoe Selo.
Orienbaum
O nome atual da cidade é Lomonosov. Foi fundado em 1710 e serviu como propriedade do Príncipe Menshikov, mais tarde recebeu o status de residência real. O conjunto de palácio e parque se estende ao longo da costa sul do Golfo da Finlândia. Vários monumentos arquitetônicos em estilos diferentes são combinados em um "conjunto" harmonioso. Em torno deles está um parque majestoso, uma época autêntica quando a primeira pedra foi colocada aqui. Entre outras coisas, uma coleção impressionante de arte é coletada dentro dos palácios. E uma história sobre acontecimentos históricos, de uma forma ou de outra ligada a Orienbaum, complementará um passeio por lugares tão pitorescos.
Staraya Ladoga
A pequena aldeia tem uma história rica. Nos tempos antigos, foi quase o assentamento mais importante entre as terras russas. A situação atual é muito mais modesta, mas a herança e as tradições não foram esquecidas. Entre os túmulos localizados nas proximidades, destaca-se o Túmulo de Olegova, que passou a fazer parte do patrimônio da Federação Russa. Perto dali, um monumento a Rurik e Oleg é inaugurado. O museu-reserva arqueológico é responsável pela componente histórica. Outros pontos turísticos de cariz religioso: várias igrejas, a Catedral da Assunção e dois mosteiros.
Excursão fotográfica
Os guias que conhecem bem a cidade sugerem que façam um passeio juntos. O objetivo é tirar de São Petersburgo não apenas memórias vivas, mas também imagens que correspondam a elas. Dependendo do acordo, você pode tirar fotos com seu próprio equipamento ou solicitar uma sessão fotográfica profissional. Uma curta jornada em busca das melhores vistas pode resultar em um passeio turístico. Os principais pontos turísticos, paisagens, objetos arquitetônicos e muito mais certamente aparecerão no quadro. Às vezes, cantos desconhecidos da cidade são capazes de dar mais emoções do que lugares replicados, então você precisa olhar para todos os lados.
Cavernas Sablinskie
Um monumento natural localizado na região de Tosno. A areia de quartzo já foi extraída aqui. No início da Segunda Guerra Mundial, eles já estavam parcialmente abandonados, embora o trabalho continuasse periodicamente. Quando uma pessoa saiu completamente daqui, começaram a ocorrer inundações e colapsos espontâneos. No já complexo sistema de coordenadas das cavernas, novos túneis e passagens adicionais se formaram, e alguns dos antigos não são mais adequados para o movimento. O percurso pelas cavernas Sablinsky só pode ser conquistado por profissionais com boa formação. Várias espécies de morcegos vivem no interior.
Mosteiros
A rica história que liga São Petersburgo e a área circundante à Ortodoxia não pode deixar de afetar a construção de um grande número de mosteiros no distrito. Alguns funcionam praticamente sem interrupção, outros foram revividos do zero. O Mosteiro da Santíssima Trindade foi fundado em 1564. Seu fundador repousa aqui, e o complexo de edifícios é cercado por uma parede imponente. Svirsky também é um mosteiro masculino, ainda mais antigo. O coro do bispo foi criado nele. O valor especial do Mosteiro de Tikhvin é o ícone da Mãe de Deus Hodegetria, que deixou o mosteiro, mas acabou retornando ao seu devido lugar. E esta é apenas uma pequena fração do número total de mosteiros da região.
De helicóptero
Algumas agências oferecem uma excursão incomum - um voo de helicóptero sobre a cidade. O pacote básico geralmente não inclui uma sessão de fotos e aterrissagem em um local não trivial, por exemplo, não muito longe do Cavaleiro de Bronze. No entanto, o cliente pode pagar a mais por tais desejos. Os helicópteros diferem em capacidade, mas o nível de conforto e a duração do voo são praticamente os mesmos. Em geral, não é fornecido um guia para essas excursões, mas as impressões devem ser suficientes, mesmo sem uma história sobre as belezas abaixo.