Medo e ódio em Gorny Altai: dicas de segurança

Pin
Send
Share
Send

Mitos e perigos de Gorny Altai, que nos assustavam antes da viagem. Dicas de segurança - siga-as para evitar situações difíceis


Nossa viagem... Por um mês e meio viajamos de carro em Gorny Altai. A equipe visitou todos os lugares mais interessantes de Manzherok à fronteira com a Mongólia. Compartilhamos nossa experiência com você em uma série de artigos sobre descanso em Gorny Altai.

Gorny Altai: comunicação com os habitantes locais e mentalidade

O diabo não é tão terrível quanto é pintado. Antes de viajar para Gorny Altai, lemos muitos comentários sobre a mentalidade dos moradores e várias histórias assustadoras. Nós próprios não nos metemos em situações desagradáveis, mas ouvimos falar dessas situações por parte de turistas e dos próprios Altai.

Com base nas avaliações, na nossa experiência e nas advertências dos residentes locais, compilamos um conjunto de regras e dicas que você deve seguir durante as suas férias em Gorny Altai.

  1. Sempre carregue seu equipamento de autodefesa com você. Sprays de pimenta e um canivete servem. É melhor manter o machado à mão na tenda à noite.
  2. Viaje com uma empresa.
  3. Comporte-se educado e amigável, pois você está visitando.
  4. Fique lugares seguros - sempre nos instalamos em bases vigiadas onde você pode armar uma barraca, ou em hotéis. Saiba mais sobre os melhores lugares para famílias com crianças em Altai.
  5. Se você decidir fazer um feriado selvagem, não chame a atenção: não faça fogo (use um queimador), não faça barulho. Coloque a barraca a mais de 10 km de povoados e estradas, em um local isolado.
  6. Não "dê brilho" a coisas valiosas e não dê voz a seu valor. Não deixe sem vigilância.
  7. Não contamine os lugares sagrados. Comporte-se e vista-se com recato. Não jogue lixo, porque o povo Altai é sensível à natureza.
  8. Evite socializar com bêbados, tente fugir rapidamente.
  9. De acordo com avaliações de turistas, Nunca não beba com os locais! Quando perguntado se há álcool, responda negativamente. Não mencione o álcool.

O que aconteceria se você montasse uma barraca em um lugar isolado e pessoas indesejadas viessem até você e, ameaçando, exigisse o pagamento ou fosse embora? Como nos explicou o caçador do Parque Natural Uch-Enmek Uchural, em Gorny Altai, quase todo o território é propriedade privada. Muitos sites nas reservas são alugados. Portanto, é provável que o "convidado não convidado" seja o anfitrião. É improvável que ele goste que você esteja fazendo fogo em seu corte. Nesse caso, aja com tranquilidade: saia com calma ou peça ao proprietário que sugira onde montar uma barraca. Se o “hóspede” exigir dinheiro e parecer suspeito, peça-lhe que mostre os documentos com o título de propriedade. Bem, se você for ameaçado com uma arma em punho, é melhor pagar e deixar em mãos.

Nas fontes Dzhumalinskiye, um cazaque de Kosh-Agach, que estava descansando em uma casa vizinha, alertou que a prática de despejar gasolina era comum em Altai. Também no distrito de Ulagansky, segundo ele, ocorrem ataques a turistas com armas de fogo: quebram vidros de carros, extorquem dinheiro.

Nunca tivemos nenhum confronto com os locais, todos os Altaians com quem falamos foram educados e tolerantes. Talvez porque nunca interagiram intimamente com ninguém. Segundo os turistas, os Altai se consideram os donos da terra (típico "vem em grande número"). Os locais ficam irritados com o fato de os turistas estragarem a natureza e a terra, se comportarem de maneira incivilizada. Muitos têm inveja da riqueza dos turistas.

O que encontramos durante nossas férias em Gorny Altai:

  • com preguiça e ignorando pedidos, adiando (por exemplo, a lenha prometida ou a roupa de cama podem ser esperadas por muito tempo - você tem que me lembrar várias vezes);
  • com desordem (é melhor calçar sapatos em quartos de hotel);
  • com a indelicadeza dos trabalhadores do acampamento (o que é apenas "cansei das suas perguntas" da administradora de um centro recreativo!).

Uma vez no centro de Aktash, um mendigo bêbado pediu dinheiro, e em Ulagan nós experimentamos a atenção dos bêbados locais (um até ficou um pouco) e pegou o Dia das Forças Aerotransportadas - toda a vila estava caminhando. A propósito, a região de Ulagan costumava ser considerada criminosa.

Animais selvagens e domésticos, cobras venenosas

Também estávamos preocupados com animais selvagens e cobras (principalmente nossos companheiros, que estavam nas montanhas pela primeira vez). No entanto, nunca vimos ninguém mais terrível do que esquilos, esquilos, esquilos terrestres, marmotas e vários pássaros, embora tenhamos vivido muito tempo na taiga a uma altitude de 1500-2000 metros nos lagos Ulagan e no Uch-Enmek reserva. Tínhamos medo especialmente dos ursos, que vivem em tal altura - onde crescem os cedros. O caçador explicou que uma ursa com seus filhotes deve ser temida - ela imediatamente mostra agressividade. Se você ver um urso, saia imediatamente e não chame a atenção.

As cobras adoram se aquecer nas pedras, então tome cuidado e evite as pedras. Aliás, são as cobras que os habitantes locais aconselham a ter cuidado, já que os próprios predadores mamíferos evitam o encontro com os humanos.

Um perigo adicional em Gorny Altai é o gado na estrada, especialmente à noite. Tenha cuidado ao fazer curvas. Normalmente, os motoristas que se aproximam alertam sobre os animais na estrada piscando os faróis. Uma vez vimos uma vaca derrubada na beira da estrada.

Carrapatos em Gorny Altai

Carrapatos são talvez a coisa mais terrível que pode ser encontrada em Altai - esta é uma região endêmica. Em vários locais vimos placas com as palavras "Cuidado, carrapatos".

Como se proteger de carrapatos:

  1. Dê vacinas contra a encefalite transmitida por carrapatos com antecedência (colocamos um curso expresso um mês antes da partida).
  2. Use roupas justas que cubram todo o seu corpo com firmeza. Colocamos nossas calças em meias ou botas, colocamos camisas de mangas compridas e um chapéu. Não deixamos nenhuma lacuna para carrapatos.
  3. Trate as roupas com repelentes especiais se for para a floresta.
  4. Tente não andar na grama alta e arbustos, siga os caminhos.
  5. Verifique-se regularmente. O carrapato leva tempo para sugar. Ele vai rastejar sobre o corpo por um longo tempo até encontrar um lugar.

Se o carrapato grudar, é importante retirá-lo corretamente, embalá-lo em um pote e entregá-lo vivo para exame (dentro de 72 horas). Encontramos um endereço na Internet onde você pode enviá-lo: Gorno-Altaysk, Avenida Kommunistichesky, 17. O endereço não foi verificado porque ninguém pegou o carrapato. Mesmo se você estiver vacinado contra a encefalite, consulte seu médico, pois os carrapatos também transmitem a doença de Lyme.

Há uma opinião de que, após meados de junho, os carrapatos em Altai desapareceram. De acordo com outras fontes, eles estarão lá até o final do outono. Os carrapatos não vivem acima de 2.000 metros.

Nas férias em Gorny Altai, certifique-se de coletar um kit de primeiros socorros para turistas de caminhada (siga o link - nossas recomendações). Você está planejando uma viagem para Altai de carro? Confira nossas dicas para viagens de carro independentes.

Peste nas montanhas Altai

O fato de a região Kosh-Agach de Gorny Altai ser um foco de peste bubônica desde um ano denso, ficamos sabendo apenas em Ongudai. Em 2016, houve um surto da doença. É carregado por marmotas e esquilos bonitos e de aparência inofensiva. Os moradores locais que se dedicam à caça (que, aliás, é proibida) adoecem - a carne de esquilos e marmotas é considerada uma iguaria. Os turistas não correm perigo, além disso, a praga pode ser curada, mas por precaução, é melhor evitar o contato com animais. Além disso, não toque nos ossos, cadáveres de animais e restos de mesa de aves de rapina.

Conclusões

Apesar de todas as dificuldades e perigos possíveis, em Gorny Altai definitivamente preciso ir! Reúna uma boa equipe (de preferência dirija vários carros), prepare-se adequadamente para uma longa viagem e uma vida longe da civilização, obtenha as vacinas necessárias, colete um kit de primeiros socorros. Se você for inteligente na hora de organizar sua viagem, tudo correrá bem!

Pin
Send
Share
Send