As ruínas majestosas de uma antiga cidade maia fora do caminho batido e rodeada por belas montanhas e prados no estado mexicano de Chiapas. Aqui você encontrará uma enorme acrópole com dezenas de templos, frisos, estelas, estátuas e até um labirinto!
A famosa pirâmide de Kukulkan em Chichen Itza tem 24 metros de altura. A pirâmide principal do Espelho Nebuloso em Tonin se eleva acima do nível da Praça Principal em 71 metros... É ainda mais alta do que a Pirâmide do Sol em Teotihuacan. Impressionante, não é?
Tonina fica ainda mais longe de Palenque, então apenas um turista raro chega aqui. Mas em vão! O edifício principal de Tonina impressiona pela sua grandeza - é uma enorme acrópole, em sete níveis, dos quais muitos templos e outras estruturas são construídos. Pessoalmente, tudo isso me lembra a famosa pintura "A Torre de Babel" de Pieter Bruegel.
É curioso e incomum que toda essa beleza esteja no turbilhão de montanhas e prados, onde cavalos e vacas pastam pacificamente.
O nome original de Tonina é Popo... A cidade era a capital do reino de mesmo nome. Foi um estado agressivo que muitas vezes travou guerras com seu poderoso vizinho Palenque e, como resultado, chegou a obter vitórias sobre este último mais de uma vez. Quase nada se sabe sobre o início da história de Tonina, acredita-se que aqueles primeiros edifícios foram enterrados sob os mais novos. A data mais antiga encontrada nas estruturas de Tonina é 217 DC. O último é 909.
Nas camadas mais baixas, há Palácio do submundo, dentro do qual você pode caminhar pelos corredores escuros do presente Labirinto.
Bem preservado lindo estelas e estátuas.