Valladolid, México: Colonial City with Cool Cenotes

Pin
Send
Share
Send

Você quer visitar uma bela e agradável cidade colonial perto de Cancún? Venha para Valladolid! Confira nosso breve guia para as principais atrações e descubra o belo cenote bem no centro da cidade.


Valladolid é quase uma cidade colonial de brinquedo no México, tão doce e calma. Casas coloridas, ruas estreitas, bandeiras engraçadas e bons restaurantes. É difícil acreditar que uma vez que a centelha da revolução mexicana acendeu aqui, e os locais se rebelaram contra os espanhóis!

A cidade é um ponto conveniente para passeios radiais de turistas sem transporte pessoal. Há muito para ver em torno de Valladolid, então os viajantes param por alguns dias e andam de ônibus, táxis e bicicletas pela área.

Também passamos 2 noites na cidade e depois fomos para Isumal. Morávamos perto do centro no Apartments & Hostal Gayser por 500 pesos por dia - esse é o preço de um apartamento confortável com banheiro, cozinha compacta, ar condicionado e ventilador de teto.

Atrações em Valladolid

Em primeiro lugar, de madrugada, cheios de entusiasmo, fomos estudar o que restava dos espanhóis, ou seja, a herança colonial. Aconselho você a fazer o mesmo, pois a partir das 10 horas da manhã já começa o calor infernal!

Começamos do centro - Zokalo... Olhamos para a praça, onde um grupo de mexicanos dançava danças selvagens em ritmos primitivos, e depois descemos a rua Calzada de los Frailes... Ela atraiu a atenção com paralelepípedos, bandeiras tremulantes, casas coloridas e silêncio. Há pouco tráfego lá e parte da rua está bloqueada. Calzada de los Frailes é uma rua puramente turística com restaurantes, lojas, hotéis e cafés. Mas sem lojinhas feias de souvenirs, como no mercado, tudo é muito decente, por isso é tão bom passear por lá!

A rua nos levou a um mosteiro do século 16 - Convento de San Bernardino de Siena... O mosteiro é muuuito modesto porque os franciscanos levavam uma vida ascética. Mas há algo nisso! A igreja estava aberta e passamos de graça. Por dentro, tudo também é organizado de forma muito simples. Venha para o mosteiro também à noite, quando há um show de luzes.

Na volta, apenas caminhamos pelas ruas e chegamos à catedral no centro - Catedral de San Gervasio... Por dentro também é modesto, então examinamos rapidamente e fomos esfriar no cenote.

Provavelmente, a principal característica de Valladolid é barato e bonito cenote Zaci direto no centro da cidade. É assim tão fácil! Você pode imaginar isso na Rússia? No meio da cidade há um buraco cárstico cheio de água incrivelmente clara e fria, onde os peixes nadam e os moradores locais relaxam com suas famílias. Um oásis paradisíaco com sombra no meio de uma cidade quente por apenas 30 pesos.

Tem muita gente, mas ninguém interfere ou faz barulho. Este foi meu primeiro cenote, e fiquei surpreso não tanto com a educação natural, mas como os mexicanos preservaram e organizaram tudo corretamente. Inveja!

O que ver nas proximidades de Valladolid

Em Zaci, nós saímos por muito tempo. Ele virou nossas cabeças e esquecemos completamente que íamos de carro para mais dois cenotes vizinhos - Shkeken (X-Keken) e Samula (Samula). Recobrando o juízo, corremos para lá, porque os cenotes costumam fechar às 18h. Fizemos isso em 2 horas! Cenotes são legais, leia mais sobre eles aqui.

No dia seguinte fomos a Chichen Itzu, mas no caminho mudaram de ideia: por que olhar para uma atração tão cara e promovida, se nossos planos incluem ruínas maias muito mais íngremes e autênticas? DENTRO Ek-Balam não foi pelo mesmo motivo. Se você tem transporte próprio, é melhor prestar atenção nas ruínas menos conhecidas, por exemplo, vá para Calakmul ou Uxmal - lá você pode escalar quase todas as pirâmides, ao contrário de Chichen Itza.

Em vez das famosas ruínas, paramos por uma hora. cenote Ik-Kil (Ik-Kil). Chegamos à inauguração, mas mesmo tão cedo já havia gente lá. E 10 minutos depois da inauguração, chegou um ônibus inteiro dos nossos compatriotas! Aparentemente, eles estão sendo trazidos antes de Chichen Itza. Como resultado, pudemos desfrutar do silêncio em um belo cenote por apenas 10 minutos.

Leia mais sobre esses e outros cenotes maias importantes no Yucatan.

No MAPS.ME perto do cenote Ik-Kil, eu vi Caverna Balancanche (Grutas de Balankanche) - "Trono do jaguar sagrado". Um lugar importante na cultura maia, mas completamente desconhecido entre os turistas! Fizemos uma aposta na caverna e pagamos bem. Foi a impressão mais brilhante do dia: escuridão misteriosa, estalactites e estalagmites gigantes, ar viciado e silêncio, quebrado apenas pelo guincho dos morcegos.

Isso é tudo! Terminamos e fomos para a mágica cidade amarela de Isamal.

O que mais você pode ver em Valladolid? Existem muitos lugares! Avalie seu tempo e esforço, leia as avaliações e escolha. Não visitamos locais para os quais não existam links, apenas listamos o que mais há perto da cidade.

  • Vá para os lagos rosa e flamingos. Nós os vimos no caminho para Valladolid.
  • Cenote Saamal
  • Ruínas de Ek-Balam.
  • As ruínas de Chichen Itza.

Pin
Send
Share
Send