Cansado das atrações de Pattaya e quer ver a verdadeira Tailândia? Vá para a pequena cidade de Siracha! Aqui se faz o famoso molho picante, tem o Tiger Zoo e uma ilha onde os turistas da China gostam de vir.
Siraca - uma cidade à beira-mar
Esta cidade litorânea tem muitos nomes. Se você já esteve na Tailândia, provavelmente se lembrou de como os tailandeses convidam os transeuntes para as massagens - mista-a-massai ou peça desculpas - sal... Uma distorção semelhante recebeu o nome de "Shri Raja" - "Senhor santo ou venerável". Na pronúncia tailandesa, Si Racha tornou-se Sirachai, Srirachai, ou melhor, Srirachai, com uma ênfase implícita na última sílaba.
Costumava haver uma pequena vila de pescadores no local de Sirachi. Uma pequena ferrovia foi construída nele. As toras de madeira foram transportadas ao longo de uma ferrovia de bitola estreita até o mar. Na década de 1930, o assentamento começou a crescer e se transformou em cidade.
Hoje Siraca cobre uma área de 4 sq. km. É o lar de cerca de 20 mil pessoas. A maioria são tailandeses, mas pelo menos um terço da população são japoneses - especialistas que trabalham no porto e nas empresas da província de Chonburi.
Andando pelas ruas
É agradável passear por Sirach assim, preguiçoso. Perto da costa, foram preservadas velhas casas de madeira, nas quais vivem há cem ou mais anos. A habitação tailandesa sobre palafitas parece especialmente colorida.
Arranha-céus elegantes - hotéis e condomínios, shopping centers modernos, pequenas lojas e mercados - surgem nas proximidades. A cidade tem uma igreja protestante, um belo templo taoísta e vários maços budistas.
Existem muitos sinais com caracteres japoneses no centro. Isso é compreensível - a comunidade japonesa em Sirach é grande. Você pode comprar produtos japoneses e saborear verdadeiras iguarias japonesas porque aqui trabalham os chefs da Terra do Sol Nascente.
Você sabe diferenciar um japonês de um tailandês nas ruas de Shirachi? Você nem precisa olhar atentamente para o corte dos olhos e das roupas. Ao contrário dos japoneses e dos russos, os tailandeses praticamente não suam com o calor.
Tiger Zoo em Sirac
Os turistas de Pattaya são bem conhecidos pelo Sirachi Tiger Zoo. Siracha Tiger Zoo está localizado na periferia leste da cidade, a 9,5 km de Sukhumvit.
Como chegar ao zoológico... Uma excursão de ônibus de Pattaya ao Tiger Zoo custa 750 baht. Se você quiser ir sozinho, desça em Sukhumvit e entre em qualquer minivan que vá em direção a Bangkok. Diga ao motorista para deixá-lo no Shopping Center Robinson em Sirach: 13.167528, 100.931171. De lá, é fácil chegar ao zoológico em um tuk-tuk de três rodas por 150 baht ou um táxi por 200 baht. Faça um acordo com o motorista e na hora certa ele o trará de volta.
Um ingresso para o zoológico custa 450 baht para um adulto e 250 baht para uma criança. Bebês de até 100 cm de altura são permitidos gratuitamente.
Parque de saúde
Você não precisa navegar até as ilhas tropicais para se sentir em um pequeno paraíso. Nas margens do Golfo da Tailândia, em Sirac, existe um pequeno Parque de Saúde - Parque Público Surasak Montri... Os locais vêm aqui para correr ao longo dos caminhos e malhar nos simuladores.
Se você vier para a Tailândia com uma criança, vá ao Parque Shirachi para brincar no playground e alimentar os esquilos. Há muitos deles aqui, e esquilos ágeis aceitam de bom grado a guloseima de suas mãos. No centro do parque, à beira-mar, foi construída recentemente uma pequena praia de areia.
Ilha Loy
A 500 metros da costa você pode ver Ko Loi - na "ilha flutuante" tailandesa. Uma ponte rodoviária moderna e recentemente renovada leva até aqui. Durante os feriados tailandeses, toda a estrada é forçada a trocar barracas de brinquedos, comida e roupas.
Na entrada de Ko Loi, há uma fonte com esculturas de marlins - símbolos de Sirachi. No centro da ilha, em uma colina de pedra, ergue-se uma wat budista, e ao seu pé existem vários santuários chineses. A área ao redor parece um belo parque - árvores floridas, arbustos e bancos para quem quer sentar e assistir ao pôr do sol.
Vários anos atrás, havia um lago em Ko Loe com grandes tartarugas marinhas. Thais veio alimentar as tartarugas e vê-las botar seus ovos na areia. Durante a reconstrução, as tartarugas foram transferidas para o berçário, mas com o tempo está previsto seu retorno a Siraca.
Ilha Xichang
Outra atração de Sirachi está localizada no Golfo da Tailândia - a 11 km da cidade. Barcos de madeira coloridos com o nome orgulhoso de balsa navegam para Koh Sichang das 7:00 às 20:00 - uma vez por hora. A viagem só de ida custa 50 baht.
Koh Si Chang é uma ilha especial! É habitada por chineses étnicos. Na montanha há um complexo de templos com cavernas e santuários budistas, para onde muitos turistas chineses vêm nos fins de semana. Nos dias de semana, Ko Sichang agrada com paz e sossego. Esquilos brancos vivem nos galhos das árvores, e porcos domésticos pretos podem ser vistos nos matagais.
A ilha rochosa possui uma pequena praia de águas límpidas, um Museu do Mar gratuito e aquários com os habitantes do Golfo da Tailândia. No local onde costumava ser a residência de verão do rei Rama V, um luxuoso parque está instalado. Vários edifícios antigos sobreviveram na costa. O palácio de teca do monarca tailandês foi desmontado e transferido para Bangkok. Apenas uma fundação de pedra permaneceu na ilha.
Ko Sichang é uma ótima alternativa para Ko Lan. Melhor ainda! Existem muitos pequenos hotéis e pensões, lojas, restaurantes e cafés nesta ilha, e quase não há turistas.
Wat na montanha
Um dos notáveis remakes de Sirachi é um templo, uma grande estátua de Buda e um magnífico deck de observação na montanha. Vimos muitos lugares interessantes na Tailândia, mas a vista do Mirante Khao Phra Khru era impressionante. Daqui você pode ver toda a Siracha, os telhados dourados dos templos, uma grande parte da costa, as ilhas de Ko Loi e Ko Sichang. Coordenadas: 13.157757, 100.926115.
O deck de observação tem dois níveis. Entre as bocas abertas de dois dragões está uma bola de cristal de 40 cm de diâmetro, na qual toda a cidade é refletida de cabeça para baixo. Um bando de macacos selvagens vive em uma montanha arborizada. Não se esqueça de trazer bananas ou amendoins para eles!
Um grande complexo religioso nunca está vazio. Os tailandeses trazem ofertas aqui, oram e conversam com os monges. A área panorâmica ao pé da estátua do Buda é usada para meditações em grupo.
Como chegar ao mirante em Sirach. De Sukhumvit, você pode caminhar pela estrada. Estávamos com preguiça de subir a subida íngreme no calor e alugamos um tuk-tuk perto do shopping center Robinson. Por 100 baht, o motorista nos levou até o topo. Até Sukhumvit já desceu a pé.
Vista do deck de observação
Molho de siracha
Que lembrança trazer de Sirachi e da Tailândia em geral? Claro, o famoso molho picante, que é conhecido e amado em todo o mundo. Foi inventado por uma residente de Sirachi, Madame La Orr Suvanprasop. Desde 1932, ela começou a vender deliciosos molhos em Bangkok. Muitos chefs apreciaram e começaram a usá-lo em seus restaurantes.
Garrafas com molho de Siracha são vendidas nas lojas da cidade, Robinson e Atara Mall. Você não precisa perder tempo procurando molho no próprio Siracha! É fácil comprar em qualquer supermercado de Pattaya.
Como chegar a Shirachi saindo de Pattaya
Não é lucrativo ir de táxi - uma viagem só de ida custa a partir de 400 baht. Em uma bicicleta alugada, você chegará ao local em meia hora. Se procura transporte público, existem duas opções.
Dos arredores ao norte de Pattaya - Banglamung, os songteos brancos vão para o mercado de Sirachi. A tarifa é de 30 baht. Embarcamos no songteo perto de Sukhumvit: 12.970055, 100.910763.
Outra opção é chegar a Sirachi em minivans que vão de Pattaya a Bangkok. Vai custar um pouco mais - 60 baht.