O que é isso, um supervulcão americano? Nosso mini-relatório com fotos, vídeos e todas as senhas.
O Parque Nacional de Yellowstone, que atrai turistas com sua beleza mágica, está recebendo cada vez mais as últimas notícias em canais de todo o mundo. Na câmera, ele hipnotiza e cria a ilusão de irrealidade, mas na vida causa muita controvérsia na comunidade científica sobre a probabilidade de uma erupção vulcânica.
Não muito tempo atrás, nós visitamos Yellowstone e filmamos nosso lançamento deste parque. Sugerimos que você tenha uma dose de prazer visual antes de mergulhar nos detalhes! Inscreva-se no canal, se gostar, apóie nossos esforços. 🙂
Onde está localizado o vulcão Yellowstone?
A reserva cobre vastas áreas de mais de 860.000 hectares nos estados de Montana, Wyoming e Idaho. No mapa, Yellowstone (a tradução do nome do inglês soa como "pedra amarela") pode ser encontrada próximo às Montanhas Rochosas.
Há cerca de 640 mil anos, no atual território dos Estados Unidos, em decorrência da erupção do vulcão Yellowstone, formou-se uma gigantesca caldeira. Gradualmente, um planalto apareceu neste lugar, envolto em vapor, onde gêiseres, fontes termais e fontes de lama jorram do solo.
Há muito tempo entre os índios norte-americanos há lendas sobre a "terra da fumaça e da água" e, na segunda metade do século 19, expedições científicas começaram a se dirigir a essa terra misteriosa. A pesquisa resultou na fundação do primeiro parque nacional dos Estados Unidos em 1872. No final dos anos setenta, foi adicionado à lista do patrimônio da UNESCO.
Yellowstone Caldera. Possível erupção do vulcão Yellowstone
Os recentes terremotos provocaram uma situação em que o supervulcão começou a despertar, e hoje todas as notícias estão repletas de informações sobre a ameaça de uma catástrofe global. Há algo com que se preocupar, porque a escala é realmente incrível.
A caldeira do vulcão Yellowstone tem 55 km de largura e 72 km de comprimento. Se ocorrer uma erupção, os cientistas prevêem o início de um "inverno vulcânico", o desaparecimento de parte da América do Norte no abismo oceânico e um tsunami devastador que cobrirá a Europa e o Japão. As "paixões" também esquentam nas telas de TV. Em 2009, o diretor Roland Emmerich filmou o filme desastre 2012, onde o fim do mundo maia foi previsto pela erupção do vulcão Yellowstone.
Quando o vulcão Yellowstone explodirá?
Claro, a última - e talvez a primeira - a palavra é sempre para cientistas. No entanto, alguns anos atrás, eles argumentaram que a explosão não poderia ocorrer antes de 20.000 anos, e agora eles estão reconsiderando sua opinião.
À luz dos eventos recentes, muitas vezes são levantadas hipóteses sobre a probabilidade de uma catástrofe nos próximos anos. As suposições são baseadas em razões objetivas:
- a temperatura da água aumentou 20 graus,
- após 100 anos de "hibernação", alguns gêiseres se lembraram de si mesmos,
- terremotos se tornaram mais frequentes na caldeira,
- animais começaram a deixar a reserva,
- as webcams online capturam regularmente o vapor negro.
Animais e plantas
O American National Park é interessante pela flora e fauna. Em seu território crescem 1870 espécies de plantas, das quais 1.700 você não verá em nenhum outro lugar. Oitenta por cento das florestas são árvores coníferas, enquanto as madeiras nobres incluem aspen, bétula e salgueiro.
A reserva abriga cerca de 60 espécies de mamíferos, incluindo bisões, veados-de-cauda-preta e wapiti, alces, cabras da neve, pronghorns, ursos pardos e baribais, lobos Mackenzianos, coiotes, carcajus, linces e pumas. O gado do bisão de Yellowstone é de cerca de 4.000 animais, e os gatos selvagens podem ser contados em unidades.
Mais de 300 espécies de pássaros fazem ninhos no parque, incluindo: guindaste americano, pelicano, águia careca.
Taxa de entrada do parque
A taxa para visitar Yellowstone é fixa - para um carro e todos os passageiros, uma passagem de 7 dias custará US $ 50 por carro, é válida por um ano. Como vimos, este valor inclui também a passagem para o território de outro parque localizado a 16 km do vulcão - Grand Teton.
As vagas nos hotéis de maio até o final de setembro devem ser reservadas com antecedência (pois esta é a temporada turística).
Em que hotéis ficar?
Pela nossa experiência, os hotéis preferidos em Yellowstone - com a melhor relação qualidade-preço - são:
- Geek verde
- Motor Inn
O que você precisa saber antes de visitar o parque nacional?
Para comodidade dos turistas, ao entrar no território são emitidos roteiros, sem os quais é simplesmente impossível navegar no imenso espaço. Ao redor do parque, há uma estrada de asfalto com desvio de 150 km, trilhas marcadas e ciclovias em toda a reserva.
Dicas de viagem:
- Yellowstone é muito grande e custa de 2 a 3 dias inteiros para se dedicar a ele;
- Oficialmente, a "alta" temporada vai de maio a setembro. Extraoficialmente - em setembro o tempo já está piorando (entramos no parque em um dia nublado de outono, e após 24 horas saímos no meio de um vendaval de nevasca);
- No final do verão e no outono, existe a possibilidade de incêndios florestais (mas isso não impedirá que a neve caia). Em dezembro e janeiro, o acesso a algumas áreas pode ser limitado, algumas estradas estão bloqueadas e permitidas apenas com correntes;
- A proibição estrita da caça e do montanhismo, a pesca é possível com uma licença;
- Animais de estimação só podem ser passeados com coleira em acampamentos, perto de centros de informação e na beira de estradas;
- Enquanto no parque, os ursos pardos são bastante difíceis de encontrar. Vimos veados, alces e búfalos pessoalmente.
O que ver no Parque Yellowstone?
Pintamos nosso percurso abaixo do vídeo e, a princípio, não se distinguia pela originalidade: gêiseres → Grande Primavera Prismática → Old Faithful → Lago vulcânico Yellowstone → Cachoeiras Superiores e Inferiores.
As principais atrações do Parque Nacional de Yellowstone são gêiseres.
- O vaporizador (Steamboat Geyser) é o maior e mais imprevisível: por vez, pode lançar até 5.000 toneladas de água fervente em intervalos de quatro dias a meio século.
- Excelsior, localizada no centro de um lago de montanha: uma fonte irrompe a 90 metros com um rugido, sacudindo o chão.
- O Old Faithful Geyser (Old Faithful) é o mais "turístico", para tirar uma foto contra o seu fundo basta ficar no máximo algumas horas, às vezes até 30 minutos é o suficiente.
Mas os gêiseres não são tudo o que pode ser visto no parque.
- No centro da reserva está o misterioso Lago Yellowstone com areia vulcânica negra: vazantes e vazantes ocorrem simultaneamente aqui, e o litoral muda a cada vez, muitas vezes lembrando ziguezagues.
- São 290 cachoeiras em todo o território. A Cachoeira Inferior impressiona, sua altura chega a 95 metros.
- A Grande Primavera Prismática "marciana" e extremamente pitoresca com uma borda laranja brilhante. A água da nascente muda de tom de amarelo para azul celeste. As tonalidades iridescentes variam em diferentes épocas do ano: no verão, são vermelho-alaranjadas e, na estação fria, verde-azuladas. Este lugar foi o que mais nos impressionou, mas toda a beleza, aliás, pode ser vista exclusivamente de cima. Ao nível dos olhos humanos, é apenas algo fumegante, mas do alto é um milagre do planeta Terra.