Marrakech (Marrocos): nosso guia de viagens e análises turísticas - 2021

Pin
Send
Share
Send

Autor: Irina

Contamos sobre nossas férias em Marrakech: da preparação às impressões.

Datas: novembro
Prazo: 3 dias inteiros
Empresa: 2 pessoas

Estudei a língua árabe, cultura e história na universidade por quatro anos. Foi nos bairros árabes de Jerusalém e na periferia operária de Dubai. Mas mesmo com essa contribuição, Marrakech conseguiu me surpreender.

O que exatamente? Teremos que ler o texto. Tentei escrever da forma mais interessante e útil possível :)

Por que escolhemos Marrakech?

Uma parede tão fotogênica - no pátio do hotel La Sultana / chá "Welcome"
em nosso riad Riad Palais Sebban

Fomos sozinhos para Marrocos e de Barcelona. Por quê? Bem, porque ...

…Tivemos:

  • férias de 10 dias na Catalunha, que conhecemos em toda parte,
  • desejo de longa data de pisar no continente africano com pelo menos um pé
  • e uma seleção de voos baratos de Barcelona com o Skyscanner

Depois de típicos países europeus, nós o vimos ... um vôo para Marrakech da companhia aérea de baixo custo Ryanair por 4.000 rublos de ida e volta! Do quinto ao sétimo - i-de-al-no!

É verdade que o avião do Marrocos para Barcelona estava saindo às 7h da manhã, e decidimos pagar a mais de 8.000 rublos e voar à noite - para passar mais tempo em Marrakesh. Olhando para o futuro, direi que sentimos muito :)

Como chegar lá? Voo para o Marrocos

Chegou ao Marrocos com a companhia aérea de baixo custo Ryanair de Barcelona

Então, nosso vôo Barcelona-Marrakech-Barcelona custou 8.000 rublos por um. Poderia ter sido por 4.000 rublos, mas você já leu sobre isso. Da mesma forma, você pode voar barato de Porto, Pisa, Madrid e Atenas.

Os motores de busca de ingressos ajudam a diluir (e organizar) viagens pela Europa (e qualquer outra):

  • Skyscanner
  • Aviasales

Os voos da Rússia para o Marrocos são mais caros.
Bom preço para uma viagem de ida e volta de Moscou - de 9.000 a 12.000 rublos... Isso é com uma transferência para qualquer lugar da Europa. Agora, os bilhetes de sucesso são fornecidos pela companhia aérea portuguesa Tap.
Há um vôo direto da nossa capital para Casablanca - custa a partir de 25.000 rublos, não é a Aeroflot que voa, mas o marroquino Royal Air Maroc.

Qual é a melhor época para ir de férias em Marrocos?

Como o Marrocos fica na África e o deserto do Saara está próximo, deve estar um calor incrível lá. Em princípio, é. A neve cai apenas nas montanhas, e o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico resfriam até + 16 ° C no inverno. Em geral, o clima é variado.

Temporada em Marrocos semelhante aos Emirados Árabes Unidos... Os períodos em que é melhor descansar são:

  • primavera (março, abril e maio)
  • e outono (em outubro, novembro e dezembro).

As temperaturas são toleráveis ​​nestes meses - como em um belo dia de maio em Moscou.

Estávamos no início de novembro. O tempo em Marrakesh, como a previsão o convencia, estava ensolarado. Ao meio-dia, os turistas caminhavam de bermuda (e eu gostaria, mas me limitava a um vestido)! Mas depois do pôr do sol ficou frio, braços e pernas esticados para uma jaqueta e jeans.

E mesmo assim, o descanso no inverno é mais preferível aqui do que no verão - é melhor dormir debaixo de três cobertores do que vagar pela medina a + 45 ° С. Não?

Visto para o Marrocos para russos

Não é necessário visto para Marrocos, os selos comuns são colocados na fronteira

Não precisa. Você pode ficar até 90 dias a cada seis meses.
A propósito, se você estiver voando da Rússia para o Marrocos com uma transferência na Europa (por exemplo, em Lisboa), então o visto Schengen também não é necessário se você não for deixar o aeroporto.

Como chegar do aeroporto à cidade?

Nesse caso, conto com o poder do Google imediatamente após a chegada. Mas o inexplicável aconteceu em Marrakesh - o mecanismo de busca não deu nada que valesse a pena. Ficamos um pouco tensos, mas só havia uma saída - e era pelo aeroporto.

1. Táxi.
A primeira coisa que você vê de fora (e em qual aeroporto é diferente?). Um momento agradável: as autoridades, aparentemente, decidiram conter o temperamento quente árabe, que, aliado aos hábitos dos taxistas, é simplesmente perigoso para a carteira do turista, e introduziram preço fixo para a viagem.

A tarde:

  • para Medina (cidade velha) - 70 dirham
  • para a área de al-Nahil (Annakhil) - 100 dirham

À noite (a partir das 20:00 no inverno e a partir das 21:00 no verão):

  • para Medina - 105 dirham
  • para El Nahil - 150 dirham

2. Ônibus número 19.
Além disso, atrás das fileiras de táxis (para que nem todo turista perceba), há um ponto de ônibus. Landmark - aluguel de Hertz, logo atrás dele.

O ônibus custa 30 dirhams por pessoa. MAS: se você voltar ao aeroporto nos próximos 14 dias, a viagem é gratuita (guarde sua passagem). Funciona, nós testamos.

Pega e entrega de / para as seguintes paradas:

  • Perto da praça principal de Djemaa el-Fna, do outro lado da rua do KFC
  • Perto da estrada Station para a estação rodoviária de Marrakesh (marcada no Google Maps), do outro lado da rua do parque
  • Gare Train ONCF, em frente à estação ferroviária de Marrakech.

No caminho de volta de Djem el-Fna, há pelo menos 40 minutos, engarrafamentos. Embora o aeroporto fique a apenas 10 km da cidade.

3. Transferência.
Vou explicar o porquê. Se você pode chegar a Marrakech de táxi com um custo fixo, então não existe uma regra escrita para os motoristas de táxi da cidade para o aeroporto, e eles podem quebrar os preços.

Neste caso, você pode solicitar uma transferência da KiwiTaxi (serviço russo) com antecedência. Eles serão apanhados na porta do hotel e levados ao local desejado. É mais caro, mas não crítico - 16-20 euros para um carro para até quatro pessoas e 25 euros se a empresa for maior.

Alojamento

Fotos do nosso riad, aconselho!

MOMENTO MUITO IMPORTANTE EM MARRAKECH!
Afinal, uma habitação é:

- seu refúgio de fora do inferno,
- seu pedaço de oásis, onde você pode relaxar os nós dos dedos esbranquiçados que prendem a bolsa e respirar livremente.

Um pequeno programa educacional sobre habitação em Marrakech

- Qual é o melhor lugar para ficar?
A cidade está dividida em 2 partes: antiga (medina) e nova. Os turistas escolhem o primeiro, lá estão a maioria dos pontos turísticos, e para sentir o sabor - o tempo aqui parece ter parado no século XV.
Depois disso, é difícil acreditar que Marrakech também tenha uma vida moderna com todos os benefícios como supermercados, hotéis McDonald's e Radisson - tudo isso na parte nova da cidade.

- O que é um riad?
Agora, por assim dizer, um tipo local de hotel, mas em geral - uma residência tradicional marroquina. Por fora, parece quatro paredes em branco de 2 a 5 andares de altura, mas por dentro há silêncio e beleza com um pátio aconchegante no centro. Veja a foto :)

- Quais são os preços dos hotéis?
Hostel - de 600 rublos para dois.
Riad - de 1.500 rublos por quarto.
Hotel 3 estrelas - a partir de 2.000 rublos por quarto.
Hotel de 4 estrelas - a partir de 3.000 rublos por quarto.
Hotel 5 estrelas - a partir de 5.000 rublos por quarto.

Como em outras partes do mundo civilizado, acomodação em Marrakech é pesquisada e reservada no Booking ou Hotellook.

Oh, sem recomendações em qualquer lugar.
Tomamos a decisão certa com os hotéis - ambos os riads foram ótimos:

  • Riad Palais Sebban - a primeira noite que passamos mais perto da praça principal. Luxo para os padrões de Marrakech, mas vale a pena - o hotel mais autêntico, um local contínuo para belas fotos. Deliciosos cafés da manhã estão incluídos! É absolutamente tentador voltar aqui depois de um dia agitado na medina.
    Custou-nos 7.000 rublos / noite
  • Riad Spa Sindibad - na segunda noite nos mudamos para mais perto do jardim Majorelle para não pegar táxi. Este riad é mais simples, mas também bonito. Eu gostei dos géis de shampoo - um aroma maravilhoso :)
    Custou-nos 4.300 rublos / noite

A propósito, o principal problema dos hotéis de Marrakech é um ralo fraco no banheiro. E dois minutos não passarão, pois uma piscina se forma sob seus pés com o que foi levado pela água. E o próprio chuveiro é estranho, você verá.

Mas o que entristece e imediatamente dá a impressão do país: você é um turista, vagando pelos labirintos da medina, à procura de um riad sem letreiro ou designação ... “É uma oportunidade dos céus de ganhar um dinheiro extra! ”, Pense marroquinos e se transforme em ajudantes obsessivos. Por dinheiro, é claro. Se você recusar, eles sorriem bem-humorados e dizem: "Bem, tudo bem, você está certo, vá até lá, há um hotel." E apontando na direção errada.
Triste. A atitude dos locais em relação aos turistas pode ser expressa assim: "Eu não paguei - eu me machuquei."

Preços para férias em Marrocos - 2021

Um dos recantos do mercado da medina

Outra descoberta foi que este não é um país tão barato, Marrocos. Eu não esperava ver um prato em um café a um custo como em Barcelona.

Falo de preços usando o exemplo de Marrakech, como principal cidade turística, mas de uma maneira geral essa situação está se desenvolvendo em todo o país.

Preços da excursão

Esqueci completamente de mencionar uma maneira menos enfadonha e mais organizada de os russos chegarem ao Marrocos! Estes são passeios para Agadir, uma cidade turística com praias de areia na costa atlântica.

Os operadores turísticos oferecem um pacote turístico de Moscou com vôo + acomodação + seguro + transfer. Você pode ver as opções de agregadores online:

  • Travelata
  • Level.Travel
  • Onlinetours

As férias no Marrocos em 2021 para um voucher custam a partir de 90.000 rublos por temporada para dois por 8-9 noites. Valioso.

Preços em um café

Tajine e cuscuz vegetariano de La Cantine Des Gazelles / Chá de hortelã no Café De France
com vista para a praça Djemaa el-Fna

Em Marrocos - dirhams. 1 dirham (MAD ou dh) ≈ 6,5 rublos.

Vou começar com "o que tentar?" Essas três posições são as mais populares em Marrocos e podem ser encontradas em qualquer café. E devem custar dentro dos limites especificados. Tudo acima é objetivamente caro:

  • Chá de menta - 10-16 dh (65-100 rublos)
  • Tagine com carne - 65-80 dh (420-520 rublos)
  • Cuscuz com legumes - 60-70 dh (390-450 rublos)

Uma piada que ouvimos 3 vezes: Chá marroquino é como vodka russa, todo mundo bebe! Quero dizer, este chá de menta (no menu vai como chá de menta).

  • Shawarma em uma barraca na rua - 20-30 dh (130-195 rublos)
  • Baklava - 3-10 dh (20-65 rublos)
  • Suco espremido na hora - 10 dh (65 rublos)
  • Venti cappuccino no Starbucks - 30 dh (195 rublos)
  • Cheeseburger no McDonald's - 13 dh (85 rublos)
  • McFlury no McDonald's - 23-25 ​​dh (150-160 rublos)

Na medina (isto é, na parte antiga de Marrakech) com um café não muito. Eles estão concentrados em torno da praça Djemaa el-Fna. Além disso, a praça continua com ramos de ruas estreitas onde vendem lixo chinês, cheira a esgoto e gases de escapamento. Pegar qualquer coisa comestível é uma má ideia. Sim, e na própria praça quero algo testado estômagos de outros.

Portanto, todos os 3 dias jantamos em uma instituição, bebemos chá na segunda, compramos sobremesas na terceira. Eu compartilho!

Onde comer em Marrakech?

  • La Cantine Des Gazelles - destino turístico muito popular com preços normais. A cozinha é local e europeia. Comemos tajin (delicioso com frango!) E cuscuz como padrão - custava 125 dirhams (810 rublos). Aviso: não há lugares à noite, eles são reservados com antecedência. Mas de 12 a 14 - ninguém.
    A rua onde fica La Cantine está repleta de cafés. Portanto, se você não tiver uma mesa à noite, vá a uma que pareça decente. Então nós nos sentamos no Bakchich Cafe - menos saboroso, mas uma vez normal.
  • Agnaoue - aqui à noite eles tomavam baklava ...
  • Hotel Restaurante Café De France -… e vim aqui tomar chá de menta e conhecer o pôr do sol com vista panorâmica de Jemu.

Conforme o sol se põe, a praça se transforma em mercados noturnos. Os marroquinos pegam seus potes e frigideiras e começam a esculpir pratos de coroa - tanto carne frita como sopas incompreensíveis e bolos de msemmen (e é assim, mas nós os experimentamos no riad).
Tudo isso é acompanhado por latidos selvagens e agarrando as mãos de qualquer criatura em movimento, por isso não nos atrevemos a espionar as etiquetas de preço. Mas com certeza é barato, tem muita gente de Marrakesh comendo lá.

* Aconselho você a reservar um hotel com café da manhã, pois os restaurantes e cafés em Marrakech abrem ao meio-dia.
** o álcool é proibido nos cafés locais.

Preços dos alimentos em Marrakech - 2021

Fui ao supermercado Carrefour e comprei água, tangerinas,
abacate, cream cheese e baguete

Todos os principais supermercados estão fora da cidade velha. Fomos ao Carrefour. Na medina, só existem pequenas lojas com preços "Eu sou o dono, vou designar-me."

Preços em Marrakech na loja:
* para rublos, multiplicamos por ≈7

  • Iogurte em uma jarra - 3-5 MAD
  • Filé de frango, kg - 66 MAD
  • Snickers pequenos - 5 MAD
  • Fatias de queijo, 100 gr - 10-14 MAD
  • Filadélfia, 150 gr - 30 MAD
  • Baguete - 2-3 MAD
  • Batatas, kg - 6-7 MAD
  • Ovos, 12 unidades - 20 MAD
  • Leite, I - 9-10 MAD
  • Espaguete, kg - 13-20 MAD
  • Cuscuz, kg - 15-18 MAD
  • Água, 1,5 l - 4-5 MAD

O álcool não está à venda. Bem, é um país muçulmano.

Preços das frutas (por quilograma):

  • Abacate - 13 MAD
  • Mandarins - 6-10 MAD
  • Garnet - 13,5 MAD
  • Caqui - 18 MAD
  • Ameixa - 14 MAD
  • Maçãs - 10-20 MAD
  • Pêra - 22 MAD

Não há nada de incomum nas prateleiras. Mas há no caixa - sacos de plástico não são usados ​​em Marrakech! Em absoluto! Até a fruta é pesada em um saco de papel.

O que ver em Marrakech?

Jardim Majorelle / Portão Bab Agnaou

Vou listar as atrações imperdíveis em Marrakech e depois dar minha opinião.
* marque no mapa do seu telefone:

  • Praça Djemaa el-Fna e mercado adjacente
  • Mesquita Koutoubia
  • Portão Bab Agnaou - a entrada mais antiga da medina
  • Tumba dos Saaditas
    Entrada - 70 dirhams
  • Ben Yusef Madrasah - agora em reconstrução
  • Museu de Marrakech
    Entrada - 50 dirham
  • Palácio El Badi
    Entrada - 70 dirham
  • Palácio baiano
    Entrada - 70 dirham
  • Jardim Majorelle e Museu Yves Saint Laurent
    Entrada - 70 dirham

Não há muito para ver em Marraquexe, dirá um turista.

E graças a Deus! - Eu vou dizer. Lembro-me apenas do último local - o jardim Majorelle - e depois, porque não tem instagram e é lindamente colorido.

Visitamos o Palácio Bahia / Caminhamos ao longo da praça central de Djemaa el-Fna

Todo o resto é ... nada. Exagerado. Rebuscado para o status de "atração". E bastante caro! Lamento sinceramente o dinheiro gasto na entrada dos palácios e do túmulo. O mosaico da porta aleatória da rua é mais interessante do que no Bahia Palace. E nos labirintos da medina, você encontrará mais exposições do que no Museu de Marrakech.

Mas eu entendo de onde minhas impressões sombrias vêm, elas vêm da independência. É evidente que é necessário conhecer Marraquexe com um guia - como fazem os europeus entusiastas, guiados por um guia. Eles informarão sobre os locais e os contatos com a população local serão minimizados.
Em Marrakech, surpreendentemente, há um passeio turístico (e mais de um) com um guia que fala russo - no Tripster. Eu amo esse serviço, ele funciona mesmo onde você não esperava.

Djema el-Fna é o local mais desagradável da cidade. Recolhido aqui:

Um grande número de pessoas na praça ...

  • as linhas das pessoas,
  • mestres irritantes da pintura de henna em todas as partes do corpo,
  • extratores de suco demoníaco,
  • adivinhos,
  • mendigos,
  • refugiados empurrando camisas africanas,
  • artesãos para tocar qualquer instrumento,
  • encantadores de serpentes,
  • vendedores de excursões,
  • carros e scooters piscando.

Oh, aqui está uma carteira de turista sob a mira de uma arma! Entretenimento inflado ao redor. Acima de tudo, balalaischiks e encantadores de serpentes são irritantes - eles não vão deixar para trás para implorar por dinheiro se a câmera for direcionada pelo menos um grau em sua direção. Aliás, esses últimos são uma farsa de água pura, não sopram para as najas, mas para os curiosos. As cobras simplesmente têm seus dentes arrancados.

Preços da excursão

Excursão às Montanhas Atlas

Para onde ir de Marrakech?

- Excursão popular de 3 dias ao Deserto do Saara - a partir de $ 120 por pessoa
- Voo de balão de ar quente - a partir de $ 200
- Uma viagem para as Montanhas Atlas com passeios de camelo - a partir de $ 20
- Essaouira em um dia - a partir de $ 30

As excursões de Marrakech são reservadas no GetYourGuide ou no Airbnb na seção Experiências. Usamos o último - fizemos uma excursão de um dia às Montanhas Atlas por US $ 25 por pessoa. O programa incluiu muito chá de menta, passeios de camelo, uma aldeia berbere, um almoço berbere (alimentar impossível!), Montanhas, deserto (mas as dunas não são arenosas, mas rochosas) e pôr-do-sol. Boa atividade. Dissipado de abafado em todos os sentidos de Marrakech.

Transporte

Como chegar do aeroporto já está descrito na seção correspondente.

Se você se desloca em Marrakech de transporte público, a escolha é limitada de 2 maneiras:

  • Autocarro ALSA - existem vários percursos, não os estudámos. Quase tudo perto da parada em Djem el-Fna, a tarifa é de 3-4 dirhams.
  • Táxis - você os pega nas ruas, como de costume. Você negocia um preço, você não viu um taxímetro. Pagamos 40 dirhams por uma viagem de ≈ 4 km.

Para intermunicipais existem:

- Ônibus CTM - as passagens podem ser adquiridas na bilheteria da rodoviária de mesmo nome. Eles, claro, têm um site onde a compra online está disponível, mas nosso pagamento não foi realizado.

  • Marrakech-Agadir - 95 dirham
  • Marrakech-Casablanca - 100 dirham
  • Marrakech-Fes - 75-125 dirham

- O trem ONCF é mais caro, porém mais confortável.

Um item separado irá Alugar um carro.

Uma atividade popular no Marrocos é viajar por todo o país, capturando tanto a costa quanto as principais cidades.
É bom que o serviço RentalCars chegou aqui, e você pode alugar um carro de forma civilizada e com antecedência.Com os próprios distribuidores de Marrakech, eu teria medo de entrar em contato.

O custo da gasolina em Marrakech é de 9,75 a 11 dirham por litro.

As nossas dicas e críticas turísticas para Marrocos - 2021

Ele é ambíguo, Marrakech: se você ler as avaliações dos turistas para 2019-2020, ficará horrorizado. Infelizmente (ou felizmente), não os assistimos e rodamos com a expectativa de uma atmosfera como em um cartoon sobre Aladim. Portanto, a realidade acabou sendo ainda mais impressionante :)

O que recomendamos?

  • No aeroporto Taxa de câmbio monetário pior, mas para um ônibus ou táxi uma pequena mudança é necessária. Trocadores com taxas favoráveis ​​e caixas eletrônicos estão na praça Djemaa el-Fna. Retire o suficiente de uma vez porque uma comissão é cobrada. E não dependa de pagamentos com cartão, nem mesmo cafés turísticos são aceitos.
  • Tire fotos na praça principal cuidadosamente... E então algum palhaço vai grudar, como você tirou uma foto dele - o que significa, desembolsar o dinheiro.
  • O que está passando código de vestimenta para meninas? Basicamente, todo mundo está com camiseta jeans ou vestido abaixo do joelho e com a blusa fechada. Alguns turistas usam shorts curtos, mini e leggings. Mas existem poucos deles. Recomendo NÃO se vestir assim, pelo menos para evitar chamar atenção indevida.
  • Base francês ajuda! Mais de uma vez percebi que as frases em francês evocam mais respeito. Aparentemente, a matriz associativa dos residentes de Marrakesh é a seguinte: Inglês = Americano = saco de dólares estúpido = você tem que inflar.
  • Mendigos em toda parte. Eles descaradamente puxam suas roupas e reclamam: "Dê-me um dólar!" Principalmente crianças. Mas eu sei como confundi-los - dizer "Ena talib (" taliba "para meninas), lyaysa li dirham" - em árabe significa "Eu sou um estudante, não tenho dinheiro."
  • Aqui ar terrível... Não há literalmente nada para respirar, os gases de escapamento de scooters e cascavéis incomodam a nasofaringe! Achei que fosse só na medina - por causa das ruas estreitas e de pedras ao redor - mas não, na parte moderna da cidade a situação é a mesma.
  • Cuidado com o trânsito. O mais completo desrespeito aos pedestres tanto em termos de ausência de calçadas, como em termos de "Não vou faltar !!!" de motoristas em faixas de pedestres e semáforos.
  • Em Marrakech muitos turistas europeus... Franceses, alemães, espanhóis. Peça ajuda a eles, não aos árabes.
  • Sobre segurança - em geral, é normal. Mas na medina, mantenha suas malas e carteiras bem perto de você. O negativo dos locais é sentido, especialmente quando você pega um olhar pesado em algum lugar do beco às 20h.
  • Eu não iria aqui com crianças... Com adolescentes - sim, mas com aqueles em cadeiras de rodas, não. Muito agitado, sujo, não há calçadas para caminhadas e diversão para os mais pequenos.
  • O que trazer do Marrocos? Pegamos apenas óleo de argan (100 dirhams por 70 ml na cooperativa, onde os traziam nas excursões). Óleo de trabalho é um grande presente :)
  • MAS: no mercado de medina vender china... Marrakech não é o lugar certo para comprar produtos marroquinos.
  • Quanto você gastou? Durante 3 dias, custou ≈ 9.500 rublos para despesas no local para dois (alimentação, transporte, excursão, bilhetes de entrada).

E a última coisa. É bom visitar Marraquexe "de uma forma rica": alojar-se num riad com boa classificação, passear pela cidade com um guia. Para ver a imagem de lado, mas não para experimentar o contato com a vida local em você. Acredite em mim, é melhor assim.

Prós e contras

À procura do nosso riad ao longo das ruas estreitas da medina / Vista do 2º andar do Café De France

+ A temporada no Marrocos "floresce" quando temos um pesadelo na Rússia.
+ Comida deliciosa (embora irritante rapidamente) e este mágico chá marroquino!
+ Sucos frescos baratos
+ Lindos riads, tipo incomum de habitação
+ Voos baratos da Europa
+ Bem, você não precisa de visto para o Marrocos

- Se você estimar os preços das férias em Marrocos - em 2021 eles são comparáveis ​​aos de um país europeu!
- Terrível poluição de gás
- Tráfego louco
- Sujo
- Existem personalidades malévolas entre os residentes
- Você tem que pagar por tudo. Para conselhos ou dicas, incluindo
- Turismo (em nossa opinião) não tem nada a ver. Um dia foi o suficiente para nós. No terceiro, saímos cedo para o aeroporto.

Que seria de nós voltar para Marrakech? De jeito nenhum :) Mas para o país de Marrocos - é possível. Ainda assim, o plano - dirigir ao longo da costa, ver aquelas rochas vermelhas com arcos, parar nas cidades pérolas de Essueiro e Chefchaouen (a cidade azul) - ainda acena.

Pin
Send
Share
Send