Onde ver as luzes do norte na Rússia e no exterior?

Pin
Send
Share
Send

Onde e quando você pode ver as luzes do norte na Rússia, nas cidades europeias e na América do Norte? Vamos considerar todos os melhores lugares onde você pode ir para impressões e recreação ativa, compartilhar informações sobre os recursos com os quais você pode monitorar o ambiente magnético, selecionar excursões interessantes com as quais você pode ir com um grupo de turistas e ver tudo por conta própria olhos.

Quando você pode ver as luzes do norte?

As luzes do norte estão diretamente relacionadas à atividade solar. Quanto maior for, maior será a probabilidade desse fenômeno ocorrer em um lugar ou outro. Em teoria, a aurora pode ser observada em qualquer época do ano. Praticamente, é mais brilhante e mais colorido contra o fundo do céu noturno claro. O denominado oval auroral está localizado acima do Círculo Ártico e na Antártica.

Onde ir para a Federação Russa no inverno para ver as luzes do norte? Acontece que a melhor hora e local de observação - a noite polar (de 18 de novembro a 25 de janeiro) acima de 70 de latitude norte paralela. Na Rússia é Murmansk, Vorkuta, Taimyr... No entanto, as auroras mais fortes são observadas no final do outono e na primavera.

Aconselhamos você a ir para as impressões:

  • durante o período de novembro a fevereiro,
  • o melhor horário é das 22h às 2h.

Além disso, a aurora é influenciada pelo campo magnético da Terra e pelo vento solar, de modo que o oval auroral é móvel e muda de forma. Como resultado, pode ser visto melhor em alguns pontos e pior em outros. Nos fóruns profissionais, os observadores postam em tempo real as coordenadas dos lugares onde a aurora é vista em um momento ou outro.

Para quem está por perto - esta é a chance de subir de carro e ver tudo por conta própria. Outra opção é observar a atividade solar. Depois de grandes explosões no Sol, o vento solar atinge a Terra em 2 a 4 dias. Nesse período, vale a pena fazer uma caça às fotos de um fenômeno atmosférico. Mas ninguém dá garantias de que você verá a aurora boreal, apenas uma previsão.

Mapa dos melhores lugares para assistir a aurora boreal

Como acompanhar e com que ajuda?

Já se foi o tempo em que as pessoas se sentavam perto da janela e esperavam por um brilho. Institutos científicos na Rússia e no exterior estão envolvidos em fenômenos ionosféricos. No domínio público, nos sites desses institutos, é possível encontrar previsões da atividade solar de curto prazo (30 minutos) e longo prazo (até 27 dias).

Lá você também pode ver mapas de nuvens nas regiões polares. Infelizmente, a nebulosidade não permite observar as auroras. Então, o que usar e onde procurar informações sobre os próximos eventos:

  • IZMIRAN (Rússia):
  1. https://spaceweather.izmiran.ru/index.html Link para a página onde você pode ver o estado atual do clima espacial, incluindo o índice Cr atividade geomagnética. Quando Cr > 5 a probabilidade de ver a aurora é muito maior.
  2. https://geodata.izmiran.ru/allstation.html Link para a página com os índices atuais Cr em toda a região de Arkhangelsk e Taimyr.
  • Centro de previsão do tempo espacial (EUA). https://www.swpc.noaa.gov. Todas as informações e previsões básicas de radiância.
  • UAF - Instituto Geofísico (Alasca). https://www.gi.alaska.edu/monitors/aurora-forecast - previsão de longo prazo do oval auroral de 1 hora a 27 dias. Lá você também pode assistir ao clima espacial atual e uma câmera de vídeo no Alasca.
  • Os fãs da América do Norte estarão interessados ​​em ver todos os melhores pontos turísticos do Alasca com fotos e descrições. Também postamos uma resenha em vídeo de lugares interessantes.

Sites de previsão do tempo:

  1. https://spaceweather.com - neste site você pode ver o movimento do oval auroral por dia e uma previsão de curto prazo para vários dias.
  2. https://www.aurora-service.net - site com previsões atuais e de curto prazo da aurora. O poder da aurora é mostrado no mapa. O site pode ser acessado de um telefone celular.
  3. https://www.meteox.com/forecastloop.aspx?type=4&continent=europa - é conveniente observar a nebulosidade atual e prevista no site. Você pode usar gismeteo.ru para isso.
  4. https://aurora-alerts.com/ru - aplicativo móvel gratuito para smartphones; mostra o estado atual da situação geomagnética, prevê até 3 dias e indica onde a aurora pode ser vista.
  • Minha previsão Aurora - Aconselhamos você a instalar o aplicativo para smartphone primeiro. Mostra instantâneos da aurora atual em todo o mundo, sugere os melhores locais de visualização e fornece previsões de curto prazo de tais locais.

Onde ver as luzes do norte na Rússia?

Para os habitantes da Rússia, é mais conveniente ver a aurora boreal em seu próprio território. Não é necessário solicitar visto e comprar passagens caras, todos os pontos de planejamento de uma viagem independente podem ser considerados em meia hora de tempo livre e a viagem está pronta.

By the way, ocasionalmente aurora é observada na latitude de São Petersburgo e até mesmo em Moscou. Um brilho rico e brilhante ainda está além do Círculo Polar Ártico. Mais fácil de chegar Arkhangelsk ou Murmansk.

Aldeia Teriberka (região de Murmansk)

Onde ver as luzes do norte em Murmansk? Os turistas recomendam ir à aldeia de Teriberka. Um voo de ida e volta para Murmansk custará a partir de 8.000 e mais, de trem é a metade do preço, mas os trens vão para Murmansk em 35 horas. Em seguida, 3 horas de táxi até a costa do Mar de Barents, o custo é de 3.000 rublos ou de ônibus nº 241 por 343 rublos.

Por que vale a pena ir a Teriberka? Esta é uma vila remota, então a luz da cidade não fará mal. Em segundo lugar, a vila está localizada no litoral em uma bela baía com cachoeiras, este é um bônus adicional para fotógrafos e quem gosta de relaxar na Rússia no inverno, longe da civilização. Você pode ficar em um dos hotéis ou albergues locais. Sob certas circunstâncias, o brilho é visível na cidade, mas será mais colorido fora dela.

Montanhas Khibiny (Península Kola)

Se você vai viajar para tão longe, vale a pena combinar a observação das auroras com uma estada na estação de esqui, principalmente se for viajar em dezembro. Além do esqui e da observação, você tem a garantia de acomodações confortáveis ​​e um programa de lazer. Você pode chegar a Kirovsk por Murmansk e, em seguida, de ônibus ou trem até Kirovsk. O custo da passagem Murmansk-Kirovsk é de cerca de 360 ​​rublos. A segunda opção - um vôo para Apatity, em seguida, de ônibus custa 16.000 rublos em ambas as direções, os aviões voam irregularmente.

  • No site Kirovsk https://www.kirovsk-hibinogorsk.ru/prognoz_polyarnyx_siyanij_v_kirovske.html você pode ver a previsão da aurora e aluguel de casas.

Arkhangelsk

De Moscou, é o mais próximo para os caçadores de aurora chegarem a Arkhangelsk. O vôo dura cerca de 4 horas e custa a partir de 10.700 rublos de ida e volta. O trem funciona 21 horas e é 3 vezes mais barato. A cidade tem uma história rica e arquitetura interessante. Na cidade, também há um brilho, só que raramente, a luz interfere. Portanto, os fotógrafos tendem para a ilha Yagry em Severodvinsk, pelo menos para a ilha Mudyug.

Vorkuta e Syktyvkar (República de Komi)

Uma viagem a Vorkuta é um evento muito caro, tanto em termos de dinheiro como de tempo. O vôo para Vorkuta dura mais de 6 horas e custa 30.000 rublos de ida e volta, o trem é 10 vezes mais barato, mas leva mais de 40 horas só de ida. Adicione possíveis nevascas e infraestrutura modesta. Mas é em Vorkuta que o esplendor pode cintilar com todas as cores do arco-íris e ser muito intenso. Syktyvkar é mais confortável do que Vorkuta e duas vezes mais perto, mas o brilho não é tão claro e um tanto mais pálido. Um vôo para Syktyvkar custará 8.000 rublos, ida e volta. O trem leva 25 horas, custa a partir de 3600 rublos.

Khatanga (Taimyr)

Para quem deseja ir para Khatanga, deve-se levar em consideração que este território é considerado uma área de fronteira e possui um status especial. Para visitar Khatanga, você terá que entrar em contato com a sede principal do Serviço Federal de Fronteiras da Federação Russa em Moscou e cumprir uma série de seus requisitos. Estrangeiros não estão autorizados a entrar na área. Você pode chegar a Khatanga pelo aeroporto de Dudinka. Onde ver a aurora boreal Khatanga? Em vez disso, quando? Na presença de distúrbios magnéticos na ionosfera, é mais uma questão de céu limpo e ausência de neblina. Há alguns hotéis em Khatanga, mas os preços de hospedagem e alimentação são altos.Por exemplo, um litro de leite custa cerca de 180 rublos, um quilo de maçãs - cerca de 300 rublos. Atividades de lazer adicionais no inverno: pesca no gelo e caça ao veado selvagem.

Onde ver as luzes do norte no exterior?

Claro, você pode ir para a Antártica por causa da aurora, especialmente porque os passeios lá já estão disponíveis, mas é mais fácil ver a aurora no hemisfério norte.

Longyearbyen, Svalbard (Noruega)

O ponto mais ao norte onde você pode ir para a Aurora. Muitas vezes, a aurora pode ser observada até mesmo de uma aeronave. Formalmente, o território não é Schengen, mas voos com traslados e vistos são obrigatórios. Na ilha, todas as excursões são aprovadas pelo governador, também é necessário um depósito. Sozinho e sem arma, o movimento não é recomendado, o motivo são os ursos polares. Um vôo de Oslo com uma mudança custará a partir de 15.000 em ambas as direções.

Tromsø e Alta (Noruega)

Lugares onde você pode ver as luzes do norte em janeiro, com certeza. Você pode ir de São Petersburgo a Tremse e Alta sozinho de carro em 20 horas e de avião com baldeações em 8-9 horas, gastando de 25.000 rublos (ida e volta). Em excursões fora da cidade, use trenós puxados por cães e ônibus com tampo de vidro. Você pode subir de forma independente no funicular até as montanhas e observar o brilho lá. Por que Tremse e Alta - porque as condições climáticas mudam em uma curta distância e se estiver nublado em um lugar, então você pode mover-se rapidamente para outra zona climática. Nos arredores de Alta existe o maior desfiladeiro do Norte da Europa, fiordes incrivelmente bonitos. Você pode até ficar no gelado Sorrisniva Igloo Hotel.

Ivalo, Finlândia

Com certeza faremos um curso até a vila de Ivalo. Onde você pode ficar? Escolhemos qualquer hotel de acordo com o seu bolso e reservamos um quarto, de preferência com antecedência, são tantas as pessoas que vêm aqui em grupos de várias dezenas de pessoas. Recomendamos uma opção interessante para um hotel com telhado de vidro - Kakslauttanen Arctic Resort.

Akureyri ou Stoxeiri (Islândia)

Ambas as cidades são perfeitas para alguns dias e noites. Por quê? Tem a menor quantidade de precipitação em um ano. No entanto, aconselhamos você a ficar aqui por pelo menos uma semana e alugar um carro para ver o máximo possível de atrações naturais - gêiseres, cachoeiras e outros lugares onde você pode passar o tempo. Não deixe de visitar a lagoa de Jökulsarlon, entre os “caçadores” da Aurora Borealis existe a opinião de que é aqui que se encontra a mais bela aurora boreal da Europa.

O que levar e dicas

  • Não se esqueça de prestar atenção às condições meteorológicas - nublado e nebulosa.
  • Ao dirigir um carro alugado, certifique-se de encher o tanque e levar roupas quentes, água, garrafa térmica com chá, lampião a querosene e, adicionalmente, levar fósforos e lenha.
  • Com certeza iremos informar todos os amigos e parentes sobre a sua localização, levamos uma bateria adicional para o telefone, será ideal ter um rastreador GPS com você.

Como fotografar as luzes do norte?

  • Para fazer isso, você precisa de uma câmera SLR com uma velocidade de obturador de pelo menos 30 segundos e o modo de foto definido para infinito (em equipamentos profissionais, o modo é definido com um interruptor na lente)
  • Um bom tripé, que já deve estar montado na neve pelo menos 5 minutos antes da sessão de fotos,
  • Bateria adicional,
  • Uma boa lente com uma abertura mínima de f / 1.4 - 2 mm.
  • Luz de fundo para fotografia de paisagem.

Recomendamos que você dê uma olhada em nossa seção sobre onde relaxar na Rússia e como organizar férias baratas nos Espaços Nativos.

Pin
Send
Share
Send