Acho que todo fotógrafo que acabou de ter uma DSLR nas mãos está se perguntando como fotografar à noite, como tirar belas fotos da cidade. Depois de passar várias noites em diferentes partes do mundo, aprendi a criar belas fotos noturnas do céu, da cidade, da paisagem noturna, mas primeiro as coisas mais importantes.
Claro, para tirar fotos de uma cidade à noite ou de outros objetos fotográficos, você precisa de prática, sem ela em lugar nenhum. Quando estava completamente absorvido pelo mundo da fotografia, li muita teoria sobre como fotografar corretamente à noite, mas só a prática e a experimentação com as configurações da DSLR me ajudaram.
O ponto mais importante para tirar uma bela foto noturna é a lente, já escrevi sobre como escolher uma lente no meu blog, você também pode ler sobre as configurações da câmera e como fazer a escolha certa de uma câmera na hora de comprar em uma loja e portátil.
Aliás, se você já se perguntou como fotografar um céu estrelado ou fazer um lapso de tempo (um vídeo da filmagem), então pode ler sobre isso, já escrevi sobre esse método de fotografia noturna em um artigo separado.
Como tirar fotos à noite corretamente - algumas regras
Para obter belas fotos de uma cidade à noite ou de uma paisagem noturna, você precisa entender algumas regras de como fotografar adequadamente à noite:
- Defina o valor ISO nas configurações de sua câmera para não mais de 1600, em alguns modelos mais antigos é possível e ainda menos, se você não for além do ISO, haverá um mínimo de ruído em uma foto noturna.
- A velocidade do obturador ao fotografar uma cidade à noite deve estar entre 1/30 seg e 1/50 seg.
- Uma lente rápida é necessária, a abertura da lente para fotografia noturna deve ser de F1.2 a F11 no máximo.
- Leia meu artigo sobre as configurações da câmera e faça alterações nos estilos de imagem no menu de contraste, mantenha-o mínimo. Você se beneficiará com esta configuração porque a imagem não ficará escura.
- Procure pontos fotográficos noturnos mais iluminados por lanternas ou outras fontes de luz.
Para fotografar à noite, você precisa se orientar pelas regras que descrevi e metade do sucesso já está garantido para você ao fotografar à noite, mas há outros lados na questão de como fotografar corretamente à noite, nós ir além.
Prática de fotografar à noite, tiramos fotos da cidade à noite por conta própria
Usando o exemplo de uma fotografia de uma cidade à noite tirada tarde da noite, vou mostrar quais configurações foram usadas para que ficasse um pouco mais claro para você e você soubesse no que focar, porque quando tudo é mostrado com clareza, é absorvido mais rápido.
A foto foi tirada à noite com a abertura definida para 3,5. O ISO é definido para 640 e a velocidade do obturador é de 1/30 segundos. Se você definir as mesmas configurações, a foto aproximada do rio ficará bem, vamos seguir em frente.
Quanto maior a velocidade do obturador ao fotografar à noite, mais luz entrará na matriz, o que significa que a foto ficará mais clara, mas você precisa levar em consideração a nitidez, que é importante ao fotografar uma cidade à noite.
Como fotografar à noite e aumentar a nitidez corretamente
Se um assunto noturno estiver bem iluminado por lanternas, defina ousadamente a abertura para F5.6 - F8 e não mais, caso contrário, a perderemos na luz.
E, claro, a fotografia noturna é geralmente feita em longas exposições, o que significa que sem um tripé você não terá sucesso. O mais importante é posicionar o tripé de forma que fique enraizado no local, especialmente na neve.
Normalmente, quando você coloca o tripé na neve ou em solo solto, as pernas quentes começam a cair, deixe o tripé no lugar e obtenha uma base sólida.
Não se esqueça de usar uma configuração complicada ao fotografar com um tripé - o temporizador de retardo do obturador. É necessário para que, ao pressionar o botão do obturador, a câmera se mova e uma foto noturna borrada seja fornecida a você.
Durante o tempo em que o cronômetro grava, a câmera para de oscilar e a foto não só não fica borrada, mas também nítida! Também existem disparadores de obturador sem fio - controles remotos, mas meu método torna totalmente aceitável a fotografia noturna sem um controle remoto.
Se não houver um tripé à mão, qualquer boa base pode servir de tripé, olhe em volta, acho que você encontrará uma superfície confiável para fotografar à noite.
Outro método, que substitui o tripé na situação que você precisa, pegue uma linha grossa e prenda um parafuso (dimensione o parafuso) com a rosca presa ao encaixe do tripé na parte inferior da câmera. Se o parafuso não for encontrado, dê um nó na lente da câmera. Você pisa na outra ponta do fio com o pé e puxa, obtém um tripé com o qual também pode ganhar como imagem, mas não uma longa exposição, até no máximo 1 segundo.
Fazendo fotografia artística noturna ou segredos da fotografia à noite
- Para obter um rasto de carros ao fotografar à noite, aumentamos a velocidade do obturador de 5 segundos, a melhor opção para obter um rasto de objetos leves em movimento é de 15 segundos.
- Para que as luzes em uma foto noturna pareçam estrelas com raios, você precisa cobrir a abertura para 11, mas isso deve ser levado com grandes fontes de luz, quando há muitas luzes.
Bem, eu te disse como tirar fotos à noite, agora você tem muitas horas de prática ao ar livre e depois vai tirar fotos da cidade à noite de onde todos vão te dizer - “você tem uma foto linda”.
Viaje com travel-picture.ru no mundo da fotografia e não se esqueça de assinar os últimos artigos onde contarei muitos mais segredos sobre fotografia e turismo.