25 principais lagos da América do Sul

Pin
Send
Share
Send

Os principais lagos da América do Sul são encontrados em todo o continente, mas muitos deles se concentram na Argentina ou perto das fronteiras deste país. Mudanças no terreno há milênios criaram corpos d'água únicos que faziam parte do oceano no passado. A água neles é principalmente salobra, mas há aqueles que se tornaram completamente frescos com o passar dos anos.

Os problemas ambientais e o uso ativo dos lagos não podiam deixar de afetá-los. Assim, o lago Poopo boliviano em 2006 secou completamente. É tudo culpa da mudança do leito do rio que o alimentava e da falta de ação das pessoas. Além disso, outros lagos sofreram um destino semelhante anteriormente. Agora são pântanos salgados, que se estendem por milhares de quilômetros quadrados.

Os maiores lagos da América do Sul

Lista dos maiores e mais famosos lagos do continente.

Maracaibo

Lago salgado da Venezuela. A área é de cerca de 13 mil km². O nome foi dado durante o período de colonização. Significa "a terra de Maria" - após o nome do líder da tribo local. Sobre Maracaibo há uma longa ponte de 8 km. Os turistas são atraídos pelo parque Chienagas del Catatumbo, na costa sudoeste. Perto dali, você pode observar um fenômeno natural - flashes de relâmpagos, não acompanhados de sons.

Uyuni

Na maior parte, este é um pântano salgado, não um lago completo, já que raramente aparece água aqui. A área é de 10,5 mil km². O milagre boliviano é considerado o maior do mundo em corpos d'água secos e salgados. Não apenas os depósitos de sal estão concentrados aqui, mas também impressionantes reservas de cloreto de lítio. A melhor época para visitar é a estação das chuvas, pois é neste período que Uyuni se revela em toda a sua glória.

Patus

O maior lago do Brasil. Pertence ao tipo lagoa. A área é de 10 mil km². Um banco de areia de 8 km de comprimento separa Patus do Oceano Atlântico. O nível da água flutua muito devido às mudanças no escoamento e na precipitação. A cidade de Rio Grande é fundada no lago. Parte da costa é habitada, parte é coberta por densas florestas. A mineração de carvão nas proximidades tem um impacto negativo no meio ambiente.

Titicaca

Pertence ao Peru e à Bolívia. A área é de 8,3 mil km². O lago é navegável e famoso por suas ilhas flutuantes onde as pessoas vivem. O maior deles é Isla del Sol. É o lar de cerca de 5 mil pessoas. Os cientistas acreditam que o Titicaca e seus arredores são o local de nascimento dos Incas. As ruínas deixadas por este povo antigo atraem turistas. Existem trilhas para caminhadas ao longo da costa.

Lagoa Mirin

Localizada no Brasil perto da fronteira com o Uruguai. Ele está conectado com Patus por meio de um canal estreito. A área é de 3,7 mil km². Um espeto pantanoso e arenito separam o lago do Oceano Atlântico. Em termos de turismo, o entorno é pouco desenvolvido. No entanto, aqui você pode alugar um barco para passear ou pescar. Com uma abundância de espécies, quase não há captura comercial. A beleza natural é o principal valor da Lagoa Mirin.

Koipasa

O lago de alta montanha sem drenagem pertence ao território da Bolívia. Sua área é de 806 km². Faz parte do pântano de sal de mesmo nome, parcialmente localizado no Chile. A área é de 2,2 mil km². A principal atração da área é o Cerro Villa Pucarani, um cone vulcânico a cerca de 1250 m de altura de sua base. A uma distância de 20 km está Uyuni - o maior pântano salgado do mundo.

Mar Chiquita

Lago fechado salgado na Argentina. A área varia de 2 a 4 mil km². Isso se deve à pouca profundidade, evaporação e alimentação intermitente. Os pântanos abrigam muitas espécies de aves aquáticas, incluindo flamingos e gaivotas chilenas. Existe um grande pântano salgado na costa norte. Existem várias ilhas em Mar Chiquita, incluindo a maior, Medano.

Buenos Aires

O lago mais profundo da América do Sul está localizado na fronteira do Chile com o Peru. A área é de 1850 km², a profundidade máxima é de mais de 550 m. As pessoas vêm aqui para pescar trutas e admirar as cavernas de mármore. Excursões especiais foram desenvolvidas para permitir que você navegue ao longo da costa de barco com uma parada nos labirintos de cavernas pitorescas. As reservas de mármore natural em Buenos Aires são estimadas pelos pesquisadores em 500 milhões de toneladas.

Lago Argentino

Localizado na Argentina no Parque Nacional Los Glaciares. Existem muitas geleiras nas proximidades, então a principal fonte de alimento do lago é a água derretida. A área do Lago Argentino é de 1,4 mil km². A área é atraente para turistas. Há excelente mordida aqui com uma variedade suficiente de espécies. Embora a cidade vizinha se chame El Calafate, às vezes recebe o nome do lago.

Poopo

Lago seco boliviano, cuja área é de aproximadamente 2,5 mil km². Em 2006 foi anunciado que não havia mais água nele. Isso se deveu em grande parte à mudança no curso do rio Desaguadero. O território é adequado para deter as aves migratórias. Durante os períodos de chuva, flamingos ainda podem ser encontrados na área. As margens estão cobertas de calcário, também há zonas húmidas. O Lago Titicaca está em relativa proximidade.

Vietma

Lago argentino, localizado próximo à fronteira com o Chile. Além disso, a propriedade final de sua costa oeste não foi determinada. A área é de aproximadamente 1088 km². O Vietnã é alimentado pela geleira de mesmo nome. O lago faz parte do Los Glaciares, um parque nacional listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. A área também é visitada no âmbito das visitas a Fitzroy - um pico popular para escaladas entre os alpinistas.

San Martin

Outro lago na área de fronteira da Argentina e do Chile. A área do reservatório é de 1010 km². Seu formato é muito sinuoso, são 8 mangas largas. A natureza ao redor é contrastante: florestas verdes ao redor e picos de montanhas cobertas de neve são visíveis ao fundo. São organizados passeios a cavalo, competições de pesca desportiva, visitas a povoações locais e antigas quintas. As águas de San Martin são conhecidas por sua pureza.

Llanquihue

O Lago Chileno tem uma área de 860 km². Dificuldades na topografia de fundo ainda não permitiram medir sua profundidade máxima. O nome atual foi dado ao reservatório apenas em 1897. Significa “lugar afundado”. O litoral está repleto de vilas e cidades menores. Uma das principais atrações é a Villa La Ensenada. Passeios de canoagem e caminhadas são organizados para os turistas.

Mangeira

Localizada no Brasil perto da fronteira com o Uruguai. A área é de 775 km². Toda a planície, onde fica o lago, é pantanosa. Perto você pode encontrar outro lago - Lagoa Mirin. A costa atlântica começa do outro lado. O litoral é extenso, o que oferece oportunidades adicionais para o turismo. Mannueira deve sua formação à separação da parte rasa do oceano.

Colue Huapi

Localizada na Argentina. Com o passar dos anos, sua área de superfície tornou-se cada vez menor e agora atinge cerca de 736 km². A água é salobra, o entorno do lago é uma estepe árida. Existem muitas gramíneas e arbustos, mas poucas árvores. Em termos de turismo, o litoral norte é mais interessante. Há um sítio arqueológico aqui, incluindo pinturas rupestres e sepulturas. Escavações em grande escala também foram realizadas, o que ajudou a descobrir novas espécies.

Liancanelo

Este incomum lago argentino também é uma zona úmida. A área total do território é de 650 km². O clima na área é árido, embora as características do relevo não tornem Liancanelo altamente dependente do clima. A presença de um maior número de espécies de aves também é uma característica local. Eles habitam a reserva natural que circunda o lago. Os mais interessantes são flamingos e cisnes brancos com pescoços pretos.

Fagnano

Pertence à Argentina e ao Chile. O nome é dado em homenagem a um missionário cristão que visitou aqui no final do século XIX.O maior lago da ilha de Tierra del Fuego. Dele flui o único rio - Asopardo. A área é de 593 km². Fagnano tem a forma de um fiorde. A parte argentina do lago faz parte do Parque Nacional Tierra del Fuego, que é periodicamente ampliado.

Nahuel Huapi

A tradução do nome deste reservatório argentino é "lago jaguar". A área é de 530 km². Nahuel Huapi tem uma forma sinuosa com cruzamentos e ramos que mais parecem fiordes. O parque mais nacional do país está localizado ao redor. Uma pequena parte de seu território está fechada para visitas externas. O turismo está se desenvolvendo ativamente e afeta diferentes áreas, tipos de recreação de inverno.

Junin

O maior lago do Peru. Área - 529,88 km². Os arredores do lago são um verdadeiro achado para os amantes da natureza. Além de espécies endêmicas, que abundam aqui, também existem espécies bastante comuns. Alguns foram trazidos e "plantados" artificialmente, por exemplo, peixes salmão. A superfície de Junin é em alguns lugares coberta por uma densa vegetação de inundação e também há muito verde ao redor.

Moosters

Recebeu o nome do aventureiro e está localizado na Argentina. A área é de cerca de 450 km². Como a profundidade média é de cerca de 20 m, a sombra da água está saturada. No litoral sul, o leito do rio que alimenta o lago é muito ramificado. O Lago Colue Huapi fica nas proximidades. Esses dois corpos d'água costumam ser chamados de um único sistema. Quando são realizadas excursões ecológicas, elas também são visitadas sequencialmente.

Ranko

Pertence ao território da província de mesmo nome do Chile. A área é de 401 km². Para tamanhos não muito grandes, a profundidade média é impressionante - cerca de 122 m. Existem ilhas em Ranko, incluindo a maior delas chamada Guapi. A costa é habitada por todos os lados, embora existam lacunas entre aldeias e vilas. Apenas um rio flui - o Rio Bueno. Ela carrega as águas do lago para o Oceano Pacífico.

Cardiel

Localizada na Argentina e cobre uma área de 370 km². Do ponto de vista de um pássaro, seu contorno se assemelha a um coração. A nutrição do lago é variada e não totalmente compreendida. Uma aldeia é fundada na costa. As principais atrações da área são sítios arqueológicos de diferentes períodos. Devido ao clima árido, não há muita diferença na hora de visitar Cardiel: é confortável em qualquer época do ano e você encontra algumas peculiaridades.

Valencia

O segundo maior lago da Venezuela tem uma área de 344 km². Para duas grandes cidades próximas, é uma fonte vital de água potável. Valência tem 22 ilhas. A indústria do turismo no distrito está apenas começando a se desenvolver. Os principais problemas em termos de poluição e alterações na composição da água estão associados ao uso ativo, bem como à proliferação de algas.

Laguna Colorado

Outro nome é Lago Vermelho. Está localizado na reserva natural Eduardo Avaroa da Bolívia. Área - 60 km². A água causada pelas algas é colorida em diferentes tons, do rosa ao marrom. Vários fatores afetam a cor, incluindo a temperatura do ar. A segunda característica é o grande número de flamingos. Ao mesmo tempo, reúnem-se aqui representantes de diferentes subespécies, incluindo as mais raras.

Peach Lake

Localização - Ilha de Trinidad. Área - 0,47 km². A tradução de seu nome - "lago betuminoso" - define a principal característica do reservatório. É constituído por asfalto líquido puro. A produção é feita de forma contínua, as reservas vão durar 400 anos. É o maior reservatório de asfalto natural do planeta. Nas últimas décadas, também se desenvolveu como destino turístico.

Pin
Send
Share
Send