O Território Krasnoyarsk ocupa a maior parte do território da Sibéria Oriental. No total, 60 monumentos naturais de importância regional estão registrados no território da região. Muitos deles, como o Museu Permafrost, são conhecidos em todo o mundo e não têm análogos. Os territórios dos monumentos naturais são reservados e protegidos pelo estado. Isso os protege de vandalismo e destruição e ajuda a aumentar seu valor recreativo.
Os monumentos naturais da região apresentam diferentes tipos. Estes são geológicos - Pilares de Minin ou Caverna da Guarda. Água - o rio Shush ou lago Oyskoe. Florestas únicas - Anashensky Bor, Lugavsky Bor. Todos eles têm acessibilidades diferentes para os turistas. Por exemplo, uma nascente no rio Uzhurka está localizada quase na rodovia federal e é mais fácil voar para o centro geográfico da Federação Russa em algumas horas de helicóptero.
Monumentos naturais do Território de Krasnoyarsk
Caverna Karaulnaya
Ele está localizado nas margens do Yenisei, a cinco quilômetros do povoado de Udachny. Há um centro de recreação turístico nas proximidades. O ponto mais baixo fica a 41 metros de profundidade desde a entrada. O comprimento da caverna é de 540 metros. A caverna é de origem natural, formada a partir da lenta destruição das rochas. O primeiro nível da caverna é ocupado pela gruta de gelo. Ele contém um poço de inspeção para uma galeria com belas coberturas de calcita. Existe um lago subterrâneo na gruta Kapelny.
Sopka Negra
Um vulcão extinto com uma altura de 688 metros no distrito de Berezovsky. Esta é quase uma linha da cidade, do topo você pode ver claramente a própria cidade, bem como a reserva Yenisei e Stolby. As encostas do morro são cobertas por densa floresta. O pé pode ser alcançado de carro, então o caminho está preparado. É bastante difícil caminhar por ela, por isso o turista deve avaliar sua aptidão física antes de subir. Eles dizem que uma energia incomum é sentida no topo da colina.
Não perca: 45 atrações principais de Krasnoyarsk.
Ob-Yenisei conectando hidrovia
O canal de navegação, fundado no final do século XIX. Não conecta o Ob e o Yenisei, mas pequenos rios de suas bacias. Eles são chamados de Ket e Kas, então outro nome para o canal é conhecido como Canal Ket-Kass. Esta instalação de engenharia hidráulica única é uma das maiores estruturas de engenharia e arquitetura da Rússia. Atualmente, o canal é utilizado por turistas com fins educativos, principalmente entre os adeptos do etno-turismo.
Pilares Minin
Complexo natural nas margens do Yenisei. Este monumento natural do Território Krasnoyarsk é representado por rochas monolíticas de até 30 metros de altura em uma floresta densa. Uma vista panorâmica da usina hidrelétrica de Krasnoyarsk e da cidade de Divnogorsk se abre do topo dos cumes. O ecoturismo está disseminado nos pilares de Minin. No verão, não só os caminhantes vêm aqui, mas também os fãs de ciclismo ou quadriciclo.
Grande caverna de noz
O maior conglomerado do mundo. O comprimento das passagens subterrâneas nele é de 47 km. Como as passagens possuem uma estrutura labiríntica, o aprofundamento da caverna é recomendado apenas com guias experientes. Nas grutas da caverna existe um lago subterrâneo de 15 metros de profundidade, cantos com estalagmites e estalactites. A temperatura do ar na caverna é de cerca de +4 ° C e é constante em qualquer época do ano.
Cachoeira Kinzelyuk
A cachoeira de 400 metros de altura é chamada de pérola das montanhas centrais de Sayan. Devido à sua localização nas terras altas, é difícil chegar lá sozinho. É mais fácil fazer isso como parte de um grupo de excursão organizada, escolhendo um caminho por água no meio do verão. A cachoeira é única em seu formato. Apesar de sua grande altura, não forma cascatas e soleiras e cai em um riacho amplo e uniforme. As vistas da taiga ao redor da cachoeira são incrivelmente pitorescas.
Centro geográfico da Federação Russa
Localizado nas margens do Lago Vivi no Evenk Autonomous Okrug. Este é um ponto equidistante de todas as fronteiras do estado. Suas coordenadas foram aprovadas em 1992 pelo Serviço Federal de Geodésia e Cartografia da Rússia. Um obelisco simbólico "A Flor Dourada da Rússia" e uma pequena capela de São Sérgio de Radonezh estão instalados neste local. Chegar a este lugar sozinho é extremamente difícil.
Lago Oyskoe
Muitas trilhas para caminhadas foram construídas perto do Lago Oyskoye, que é um monumento natural regional. Os turistas são atraídos por suas águas mais puras e pela natureza protegida ao redor. A profundidade do lago chega a 25 metros. A floresta ao redor é composta principalmente de abetos e cedros. O lago está localizado em uma cordilheira a uma altitude de 1.416 metros acima do nível do mar. Portanto, mesmo em seu litoral sul, há neve no verão.
É interessante: 30 lagos mais bonitos do Território Krasnoyarsk.
Cachoeira Chinzhebsky
A altura da cachoeira de dois estágios é de 30 metros, a largura chega a 8 metros. O fundo é rochoso, sem tigela, a água é fria. O vertedouro máximo atinge em junho. A cachoeira tem status de monumento natural, portanto, a visita à cachoeira só é permitida com instrutor. No entanto, os moradores locais e muitos turistas costumam desconsiderar essa proibição. Muitos da cachoeira vão mais alto nas montanhas até o cume com o nome de Moscou.
Caverna Baja
É um monumento natural nas montanhas orientais de Sayan. O comprimento da caverna é de 6 km, a profundidade chega a 170 metros. A entrada é um funil com cerca de 10 metros de diâmetro e cerca de 20 metros de profundidade. Na rede estendida de passagens existe um lago, além de dois riachos - Pequeno e Porcelanato. Existem morcegos na caverna. A visita à caverna só é permitida com a permissão da organização de segurança.
Museu Permafrost
Complexo de história local, localizado na cidade de Igarka. Fundado em 1965. O único no mundo que possui uma masmorra nas profundezas do permafrost. Os corredores e salões do museu estão a uma profundidade de 14 metros. Entre as exposições estão blocos de gelo com 50.000 anos, lariços no gelo com 36.000 anos. Para preservar objetos únicos, o museu mantém uma temperatura de -5 a 6 ° C negativos.
Anashensky Bor
O pinhal único é uma área especialmente protegida. Sua área é de 5,8 hectares. Bor se estende de oeste a leste por 18 km ao longo do reservatório Krasnoyarsk. A praia junto à água é coberta de areia, o ar da mata é limpo e fresco, não há mosquitos e mosquitos. Tudo isso atrai muitos turistas para Anashensky Bor. Centros de recreação foram construídos na área de lazer, há áreas para camping.
Rio Shush
Começa nas montanhas das Montanhas Western Sayan. A largura do rio chega a 15 metros. Como muitos rios de montanha, o fluxo do rio Shush é rápido. A zona costeira do rio é protegida pelo Estado e está incluída no território do Museu-Reserva Shushenskoye. Excursões históricas e etnográficas são organizadas ao longo das margens do rio. O rio também é um local de desova para espécies valiosas de peixes - peixe branco e salmão. As margens do rio são cobertas por pinhais e arbustos.
Krivinsky Bor
O complexo natural da Bacia Minusinsk consiste em florestas de pinheiros listrados. As próprias plantações de pinheiros, bem como espécies raras de plantas e animais ameaçadas de extinção, estão sob proteção do Estado. Localizado a 17 km da cidade de Minusinsk. O Lago Tagarskoye, que é uma estância balneológica, é adjacente ao território de Krivinsky Bor. No território de Krivinsky Bor perto do lago há um sanatório "Sosnovy Bor".
Lago Abakshinskoye
Localizado a dois km do leito do rio Yenisei. A forma do lago é alongada. Tem 400 metros de comprimento e 50 metros de largura. A profundidade chega a 20 metros. Os amantes de paisagens vêm ao lago. A área ao redor é coberta por prados, salgueiros e amieiros crescem ao longo das margens. Apesar de o lago ser um monumento natural, a pesca amadora é permitida. As águas do lago são habitadas por baratas, rufos, lúcios, percas, carpas crucian, douradas.
Floresta de pinheiros em Kansk
A floresta em Kansk foi declarada monumento natural em 1985. A área de boro é de 130 hectares. Ele está localizado dentro da cidade, na margem direita do rio Kan. Não se trata de uma zona de parque - é proibida a construção de quaisquer objetos, incluindo caminhos pedonais no território do pinhal. Graças a isso, o pinhal manteve o seu estado original. A idade dos pinheiros que crescem na floresta chega a 130 anos. Os residentes locais coletam cogumelos e frutas na floresta.
Lago Monastyrskoe
Localizado a 30 km da cidade de Yeniseisk. A principal característica do lago é a cor avermelhada de suas águas. Isso se deve ao aumento dos níveis de ferro. Acredita-se que o banho nessa água, assim como a aplicação da lama do lago no corpo, pode curar um grande número de doenças. Segundo a lenda local, a água do lago ficou com uma tonalidade vermelha após o assassinato dos monges da ermida em sua margem. A lenda diz que seus corpos foram jogados na água.
Lago Tsingol
O nome é traduzido da língua Khakass como "Lago Maral". A água do lago é limpa e transparente, e as margens são cobertas por densa floresta. O fundo do reservatório é visível através das águas límpidas mesmo a uma profundidade de 10 metros. Na época da União Soviética, peixes comerciais eram assentados no lago. Atualmente, apenas a pesca recreativa com linha é permitida. Não há infraestrutura turística nas proximidades do lago, mas acampar em barracas "selvagens" é popular.
Gmiriansky Bor
O território da reserva Gmiriansky Bor é uma área protegida. Sua área é de cerca de 200 hectares. A reserva inclui um pequeno lago Gmiriansky. Bor é um ótimo lugar para férias de verão em família. Qualquer pessoa pode entrar no território da pitoresca reserva, mas há uma série de restrições. De carro, você só pode dirigir nas estradas, não pode fazer fogueiras e colher flores é proibido.
Pilares Sulomai
É um cânion de 500 metros de extensão, a altura das encostas nele chega a 150 metros. Os objetos de atenção do turista são pilares de basalto com diâmetro de até 10 metros e altura de até 80 metros. As rochas têm uma forma bizarra e têm nomes - avó, neta, mãe, avô. Outro nome popular para as rochas é “Slivers”. As rotas de excursão são estabelecidas no território do monumento natural.
Bosque de formigas de bétula
O monumento natural está localizado perto da aldeia de Ploskoye no distrito de Yemelyanovsky e é um bosque de bétulas. Sua peculiaridade é a concentração única de formigueiros. Uma área de quase 10 hectares é coberta por formigueiros. As casas de formigas estão localizadas na floresta com uma densidade de cerca de 100 por 1 ha. No total, existem cerca de 1000 formigueiros no bosque. Os maiores deles chegam a 2 metros de altura e quase o mesmo diâmetro.
Lugavsky Bor
O monumento natural "Lugavsky Bor" foi fundado em 1991. O principal objetivo é preservar as florestas de pinheiros na Bacia de Minusinsk. As florestas surgiram aqui nas dunas de areia no século XIX. Localizado a 5 km da vila de Kolmakovo. A área de boro é de 1990 hectares. As pessoas vêm aqui para passear em uma floresta única e bela com ar puro. Acredita-se que essa caminhada tenha um efeito curativo no corpo.
O curso superior do primeiro rio Belaya
Monumento natural botânico. Floresta de abetos e cedros com ervas, arbustos e árvores únicas, incluindo plantas antigas. Algumas plantas ainda estavam crescendo no período pré-glacial. O curso superior do primeiro rio Belaya ainda está sendo investigado por cientistas, embora eles freqüentemente encontrem plantas até então desconhecidas pela ciência. Algumas das plantas selvagens e cogumelos desta área estão incluídos no Livro Vermelho do Território de Krasnoyarsk.
Falha de Sliznevsky
Ele apareceu como resultado de um deslizamento de terra em 1946. Ele cobriu quase completamente um pequeno desfiladeiro e um riacho no vale do rio Malaya Sliznevka. Atualmente, o sumidouro é um deslizamento de terra rochoso, parcialmente coberto por arbustos densos. Existem grandes rochas e blocos de pedra, bem como troncos de árvores rasgados. O monumento geológico natural tem sido pouco estudado devido à dificuldade de acesso ao mesmo e à necessidade de equipamentos especiais.
Afloramentos geológicos Rochas variegadas
Formado como resultado da queda de um grande asteróide há cerca de 36 milhões de anos. Após o derretimento como resultado do impacto, rochas geológicas únicas - zyuvitos e tagamitos - vieram à superfície. A cratera está localizada a leste de Taimyr e é uma das maiores do mundo e, portanto, não é apenas um monumento natural de importância regional, mas também um tesouro nacional da Rússia. É difícil para os turistas chegarem sozinhos.
Primavera na área de Akademgorodok
O nome “Chave Monástica” é popular entre os residentes locais. Foi declarado monumento natural em 1984, a fim de preservar uma fonte de água potável. Uma escada foi construída para a nascente. No entanto, no momento, o território em torno da primavera não está sendo melhorado. A escada de pedra desabou parcialmente. O território está cheio de lixo, apesar dos esforços de crianças em idade escolar e residentes locais, que organizam dias de limpeza voluntária.
Jardim dendrológico na área de Old Skete
Os fundadores do arboreto foram os monges do skete masculino Znamensky. Eles plantaram espécies de plantas raras, incomuns para as terras da Sibéria, perto do skete. O esboço foi abandonado, mas o plantio de plantas ornamentais foi continuado pelos alunos do Krasnoyarsk Forestry College. Agora, o jardim cobre uma área de 1,3 hectares. Com a ajuda de jovens naturalistas e estudantes, o parque foi limpo de entulho e caminhos ecológicos foram construídos ao longo dele.
Cidade de pedra
Localizado entre os rios Bolshaya Oya e Malaya Oya no território de um grande parque natural Ergaki. A cidade de pedra é popularmente conhecida como "Ergaki em miniatura". Representa rochas de granito bizarras de até 40 metros de altura. Uma trilha a pé leva até eles, mas é recomendável percorrê-la com um guia experiente, pois existe uma chance de se perder na floresta. A extensão da trilha é de aproximadamente 8 km.
Pedras vermelhas
O monumento natural está localizado perto da cidade de Talnakh em Taimyr. É um desfiladeiro de montanha com um sedimento castanho-avermelhado. Duas montanhas, com 578 e 615 m de altura, formam uma ferradura, nas fendas e saliências das quais se podem observar vestígios de sedimentos marinhos e rochas vulcânicas. Alpinistas e amantes radicais vêm aqui. Graças à queda da cachoeira em um pequeno lago, a paisagem do desfiladeiro adquire um aspecto pitoresco. Não muito longe do "Krasnye Kamni" há uma pista de esqui no Monte Otdelnaya, que atrai entusiastas dos esportes de inverno.
A segunda nascente no rio Uzhurka
Local de descanso e fonte de água potável. Localizado na entrada da cidade de Uzhur. O território do monumento natural cobre uma área de 150 metros em torno da nascente. Isso é necessário para proteger a água potável da nascente da contaminação microbiana e química. As águas cristalinas da nascente são consideradas curativas. A primavera é popular entre os habitantes locais e turistas. Além disso, os recém-casados costumam vir aqui para uma sessão de fotos. Eles o chamam de "A Primavera da Felicidade".