30 atrações principais da região de Tomsk

Pin
Send
Share
Send

Em primeiro lugar, a região de Tomsk atrai com sua verdadeira natureza siberiana. Numerosos rios, cascatas de lagos e brejos, infindáveis ​​florestas de taiga permitem que os turistas se sintam no lugar dos pioneiros que pisaram nesta terra há mais de 4 séculos. Existem várias reservas naturais e muitos monumentos naturais na região. As taças de Talovskie, o sistema de pântano de Vasyugan, o Blue Cliff são magníficos. Além disso, a região de Tomsk é reconhecida como a capital do cedro, e a melhor lembrança daqui são os pinhões.

Tomsk está na lista de assentamentos históricos da Rússia. Muitos de seus edifícios têm o status de monumentos arquitetônicos. E os prédios de madeira da cidade são um verdadeiro museu a céu aberto. Os bizarros monumentos da capital são definitivamente dignos de menção. Entre eles - um monumento a chinelos, um fã de futebol, um rublo de madeira, felizmente, um zelador.

Os lugares mais interessantes e bonitos da região

Lista, fotos com nomes e descrições das melhores atrações!

Arquitetura de madeira de Tomsk

A arquitetura de madeira de Tomsk é um fenômeno histórico em escala mundial. Em nenhum outro lugar do mundo existem arranjos tão vastos e artisticamente desenvolvidos com uma variedade de estruturas de madeira. Estas são casas no estilo do Classicismo, Art Nouveau, mansões do Império. Eles foram construídos desde o momento em que a cidade foi fundada até a própria revolução. Entre os edifícios mais significativos estão uma propriedade do comerciante ricamente decorada com rendas e pássaros de fogo, uma casa com dragões no estilo da arquitetura escandinava medieval, uma casa do comerciante na forma de uma torre de conto de fadas com uma cúpula em quadril, a casa do arquiteto Khomich com cornijas ricamente decoradas e um telhado.

Montanha Voskresenskaya

O centro da cidade, de onde começou sua história de 400 anos, é o primeiro local de assentamento dos cidadãos de Tomsk. Um dos pontos mais altos com uma excelente vista dos arredores. Vários dos objetos mais populares em Tomsk estão localizados na montanha. Entre eles estão o Lago Branco com uma área de parque pitoresca, a Igreja da Ressurreição, o Museu de História da Cidade em um antigo prédio do século 19, a Casa da Ciência, que abriga um teatro de fantoches. Em 2004, para o aniversário da cidade, a torre de madeira Spasskaya e parte da muralha da fortaleza foram reconstruídas - fragmentos da prisão de Tomsk do século 17, construída na montanha por ordem do czar para proteger contra os ataques de Kalmyks e Kirghiz.

Igreja da Ressurreição

O templo de pedra foi colocado em Tomsk, no topo da Montanha da Ressurreição, em 1789. No final do século XIX, aqui foram inauguradas uma casa de caridade e uma escola paroquial. E também um enorme sino de 16 toneladas foi erguido na torre do sino. As pessoas o chamavam de Tsar Bell da Sibéria. Infelizmente, nos anos 30, sob o domínio soviético, foi derretido e todos os utensílios da igreja foram saqueados. Desde 1995, após a restauração, os serviços foram retomados no templo.

Pântanos de Vasyugan

Monumento natural. O maior sistema pantanoso do mundo, envolvido na regulação do clima do planeta. Surgiu há cerca de 10 mil anos. Área - 53 mil km2, aumenta anualmente em 8 km2... Um dos maiores depósitos de turfa do mundo. Nas proximidades dos brejos, a natureza virgem foi preservada, parte do território pertence à reserva regional. Entre os representantes da fauna costeira existe um maçarico-de-bico-fino muito raro.

Canal Ob-Yenisei

Canal navegável entre as bacias dos rios Ob e Yenisei, passando pelo território de Krasnoyarsk e pela região de Tomsk. O período de operação - do final do século XIX e quase a metade do século XX. Tem uma extensão de cerca de 217 km. Passa pela taiga densa, pantanosa, inadequada para áreas de vida. No início deste século, o canal foi abandonado e ainda não há planos para restaurá-lo. Mas os turistas usam-no de boa vontade - rotas de água e esqui foram estabelecidas.

Mosteiro Theotokos-Alekseevsky

Um dos mosteiros mais antigos em funcionamento no sul da Sibéria. Foi fundada em Tomsk em 1605. O templo, fundado em 1776, tornou-se uma das primeiras estruturas de pedra da cidade. A primeira escola religiosa em Tomsk, uma casa de caridade e um hospital também foram fundados aqui. A relíquia mais valiosa são as relíquias de São Teodoro. Desde a década de 90, decorrem trabalhos de restauro no interior das paredes do mosteiro, mas já não é possível restaurar o seu aspecto original, após muitos anos de devastação.

Talovskie Bowls

Monumento natural. Localizado a 40 km de Tomsk, em uma clareira na floresta. São depressões ovais feitas de tufo de calcário e preenchidas com água. Forma-se a partir da liberação de águas subterrâneas com alto teor de cal. Conhecem-se cerca de 8 taças de diferentes tamanhos, a profundidade da maior é de 2 M. A temperatura da água nelas é de 5 a 6 ° C, mesmo no inverno não congela, é considerada curativa. As paredes das tigelas contêm o raro mineral birnessita.

Jardim Botânico Siberiano

Divisão da Universidade de Tomsk. Geograficamente, ele é dividido em duas seções. Um deles abriga várias estufas e 2 estufas. Eles incluem culturas tropicais, decorativas, medicinais, frutas e bagas e outras. A estufa principal tem 31 m de altura e outra área verde, com mais de 100 hectares, está localizada na periferia da cidade, entre duas áreas residenciais. Embora seja artificial, é muito pitoresco. Os caminhos são colocados aqui, há um pequeno lago.

Sistema lago-rio "Polto"

Uma cascata de vários lagos florestais no norte da região, em uma área remota. Desde 2013 tem o status de reserva estadual. A área do maior reservatório é de 14 km2... O rio Polta flui do último lago e deságua no rio Tym. Os complexos de prados e pântanos florestais adjacentes aos lagos são locais de descanso e nidificação para muitas aves aquáticas, incluindo as do Livro Vermelho. As várzeas dos rios do sistema são muito favoráveis ​​à desova dos peixes.

Mosteiro de São Nicolau em Mogochino

O famoso convento de freiras em todo o país no sertão distante. Durante 270 anos da existência de Mogochino, não houve um único templo nele, e você só pode chegar aqui pelo rio. O mosteiro foi fundado em 1989 e foi construído com doações privadas. As principais razões para o seu aparecimento são a limpeza espiritual da área antiga, que não conhecia a graça da igreja, bem como a memória das vítimas inocentes da repressão. Peregrinos de todo o país vêm aqui todos os anos, e um hotel foi construído para eles.

Penhasco azul

Monumento natural. Ele está localizado perto da aldeia de Kolarovo, nas margens do rio Tom. A área é de cerca de 100 hectares, o comprimento total é de 3 km. A altura da maior rocha é de 50 m. A falésia é constituída por xisto cinza-azulado, daí o seu nome. Juntamente com o pinhal emoldurando seus picos, é uma visão pitoresca e majestosa. Atualmente, existe um sanatório com o mesmo nome, conhecido muito além da região.

Museu Regional de Lore Local de Tomsk

Foi criado em 1922. As exposições foram colocadas na antiga propriedade do mineiro de ouro Tomsk Astashev, declarada um monumento arquitetônico. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer a história, cultura e tradições de outros tempos. Entre as coleções mais interessantes estão paleontológicas e arqueológicas, cerâmica e vidro, armas, móveis antigos, numismática. O museu, além do edifício principal, possui mais 9 subdivisões.

Museu de Arte Regional de Tomsk

O único museu do gênero na região. Inaugurado em 1982. Está localizado no centro histórico de Tomsk, em uma mansão de um comerciante de três andares, construída no início do século passado. Contém mais de 11 mil exposições em armazenamento. A maior parte dos fundos do museu é composta por arte contemporânea. Mas também são apresentadas coleções de ícones russos antigos, metal-plástico, obras de mestres da Europa Ocidental, pintores russos e artistas gráficos dos últimos séculos.

Museu Tomsk de Arquitetura em Madeira

A inauguração ocorreu em 2009.O museu está localizado em um prédio de madeira de três andares que pertenceu ao arquiteto A. Kryachkov no início do século passado. A casa recebeu o status de monumento arquitetônico. No museu você pode ver os elementos preservados da decoração esculpida de um edifício de madeira, aprender muitas coisas interessantes da história da arquitetura em madeira, desde a época da Antiga Rus. E também há trabalhos magníficos feitos por artesãos da marcenaria.

Propriedade de Lampsakov

Complexo de museus na aldeia de Novo-Kuskovo. Foi criado com base no hospital regional em 2008. Tem o nome do médico Nikolai Lampsakov, que em 1903 organizou um hospital zemstvo, atendeu pacientes gratuitamente e ajudou os feridos do Exército Vermelho e dos Guardas Brancos durante a Guerra Civil. O complexo do solar inclui um museu da Guerra Civil, uma exposição dedicada a Lampsakov, um museu de casca de bétula, casas para turistas, uma área de parque. Visitas guiadas e eco-missões estão disponíveis.

Museu do Exílio Político de Narym

O museu da aldeia de Narym começou a funcionar em 1948 e recebeu o nome de I. Stalin. Foi renomeado no início dos anos 90 em conexão com a organização de novos departamentos dedicados à repressão sob o regime soviético, colonos especiais e o sistema de campos. Hoje é todo um complexo de estruturas: um prédio de madeira com exposições permanentes, uma prisão da cidade, a casa onde I. Stalin morava em 1912, edifícios reconstruídos dos Selkups - a população indígena de Narym.

"Prisão investigativa do NKVD"

O primeiro museu do país dedicado à repressão política. Foi estabelecido em 1989 dentro dos muros da antiga prisão do NKVD, que funcionava em Tomsk entre os anos 20 e 40 do século passado. Entre as exposições estão documentos, fotografias, cópias de arquivos de investigação, pertences pessoais de pessoas reprimidas, itens confeccionados em acampamentos e exílio. Câmaras, salas de investigação e um corredor da prisão foram reconstruídos. Em 4 salas do museu, acontecem exposições sobre o tema das repressões no período soviético.

Museu de Mitologia Eslava

Fundada em Tomsk em 2007 pelo empresário local G. Pavlov. Todas as exposições do museu, de uma forma ou de outra, estão associadas à história, mitologia, contos de fadas e costumes russos antigos. Entre eles estão itens de artesanato - caixões e caixas pintadas, bonecos de aninhamento, pratos, joias e amuletos, produtos de papel machê. No segundo andar do museu há uma galeria de arte e salas para masterclasses de artesanato. Existem salas para exposições temporárias, conferências e eventos.

Igreja do Salvador não feita por mãos em Kolarovo

Uma das igrejas ativas mais reverenciadas na área. Fundado em 1645, foi originalmente construído em madeira. A estrutura de pedra surgiu no final do século XVIII. O santuário mais importante, em homenagem ao qual foi erguida a igreja - a imagem milagrosa do Salvador -, infelizmente, foi perdido na década de 30 do século passado. Durante o período soviético, o prédio foi destruído e abrigou um celeiro e um clube. Após a restauração, a igreja foi reaberta em 1990.

Monumento à Felicidade

Foi instalado em 2004 para o aniversário de Tomsk. Os criadores do monumento consideraram que a melhor e mais precisa personificação da felicidade completa é o personagem de um Lobo bem alimentado e bêbado do popular desenho animado "Era uma vez um Cão". A escultura divertida acabou por ser não só muito semelhante à original, mas também faladora. Se você acariciar a barriga do Lobo, ele dirá uma de suas 8 frases mais famosas na voz de Dzhigarkhanyan. O monumento foi nomeado "Vou cantar agora!"

Monumento a Chekhov

Foi instalado em Tomsk, nas margens do Rio Tom, em 2004. A figura de bronze de dois metros do escritor é retratada de forma um tanto caricatural - ele está descalço, com um casaco e um chapéu engraçado, com um pincenê torto, atrás das costas um guarda-chuva. Os especialistas dizem que esta é uma espécie de vingança "cômica" dos habitantes da cidade pelas declarações nada lisonjeiras de Anton Chekhov em 1890 contra sua amada cidade. Existe uma crença entre os alunos: se você esfregar o nariz de um monumento, terá sorte se passar no exame.

Monumento aos chinelos domésticos

Um par de chinelos de bronze usados ​​em um pedestal baixo na entrada do hotel "Tomsk" é um símbolo de conforto e hospitalidade em casa, pelos quais os moradores da cidade são famosos. O monumento original foi inventado pelo escultor Tomsk O. Kislitsky e instalado em 2006. A inscrição incentiva todos os hóspedes de Tomsk a se sentirem em casa. Qualquer pessoa pode experimentar chinelos engraçados - têm 32 cm de comprimento.

Monumento a um torcedor de futebol

Foi instalado em 2006 no meio da tribuna do estádio Trud. O protótipo para a criação do monumento foi uma fotografia muito real de um torcedor dos anos 50 - 60 do século passado, acompanhando com entusiasmo o desenrolar de uma partida de futebol. Em sua mão, ele segura uma das edições do Football-Hockey, um popular jornal esportivo da URSS. Uma escultura de bronze incomum foi instalada em homenagem ao 50º aniversário do futebol de Tomsk. Seu autor foi o famoso escultor Leonty Usov da cidade.

Jardim do acampamento

Monumento natural. Zona de parque com uma área de 40 hectares dentro dos limites de Tomsk, nas margens do rio Tom. Nos séculos XVIII-XIX. neste local foram localizados acampamentos militares de infantaria, razão pela qual um nome tão incomum. Há um complexo memorial - uma escultura da Pátria com seu filho, a Chama Eterna e estelas com os nomes dos residentes de Tomsk mortos. Durante as escavações no território do jardim, foram descobertos achados arqueológicos do Paleolítico e da Idade Média. O parque é o lar de uma grande população de esquilos.

Lago Kirek

Monumento natural. Ele está localizado perto da aldeia de Kirek, na reserva de Tomsk. A área é de 49 hectares, a profundidade média é de 2,7 m, é famosa por suas águas quentes e transparentes, ricas em ictiofauna e grandes reservas de silte sapropélico medicinal. Em alguns lugares, a espessura de sua camada chega a 10 m. O reservatório é cercado por florestas de coníferas e caducifólias, a parte costeira está coberta de lírios e nenúfares. Existe a única espécie de anfíbios na Sibéria que conseguiu se adaptar ao clima rigoroso - a salamandra de quatro dedos.

Prisão de cossacos de Semiluzhensky

No século 17, havia um posto avançado cossaco em Semiluzhki. O residente local Vladimir Ilyin recriou todos os edifícios da época com seus próprios esforços - muralhas, torres com sinos, cabanas, uma igreja, uma ferraria, poços, canhões, bem como itens da vida camponesa. As excursões são realizadas na prisão, apresentando a arquitetura do assentamento cossaco e as tradições do povo russo. Bem como uma variedade de master classes, cerimônias de casamento, festivais de arte popular.

Seversky Zoo

O zoológico de Seversk é atualmente o único em toda a região. Sua história começou na década de 60, quando um pequeno recanto de vida selvagem foi criado no território do parque cultural local. No futuro, a coleção de animais cresceu significativamente e agora chega a 220 espécies, incluindo lêmures exóticos, crocodilos, macacos, camelos, avestruzes, etc. Os especialistas do zoológico realizam excursões emocionantes para crianças e adultos. Um zoológico foi inaugurado.

Rio Chulym

Um grande afluente do Ob. Comprimento - 1,8 mil km. Origina-se nas montanhas de Khakassia, depois adquire um caráter plano. Possui costões pitorescos, a flora é representada por coníferas e espécies caducas, diversas gramíneas. A superfície da água é coberta por nenúfares brancos e amarelos, muitas algas. É famosa por sua pesca notável durante todo o ano. Um dos cinco rios do país onde a esterlina e o esturjão vêm para desovar. Popular entre os entusiastas de atividades ao ar livre.

Reserva de paisagem de Larinsky

Está localizado a 6 km da vila de Vershinino, no sul da região de Tomsk. Criado em 1993. A área é de 1,6 mil hectares. Inclui uma seção de taiga simples, transformando-se em taiga da montanha. Os objetos mais pitorescos são as montanhas Tomsk, o rio Tugoyakovka, um dos mais limpos da região. Existem vários monumentos naturais, o mais famoso é a Chave Dizvezdny. Ele flui de uma gruta em uma colina e forma uma pequena cachoeira que cai sobre degraus de travertino cobertos de musgo.

Lago Mirnoe

O maior lago da região. Monumento natural. Ele está localizado na região de Parabel, em uma área remota.Às vezes, você só pode chegar até lá de helicóptero ou snowmobile. Quadrado - 18,3 km2, profundidade máxima - 4 m. Em todos os lados o reservatório é cercado por pântanos e taiga. Existem nascentes de água mineral ao longo da orla, praias equipadas para o lazer e pontos de pesca. A ictiofauna é bastante diversa, incluindo peixes brancos raros e mariscos.

Pin
Send
Share
Send