30 monumentos mais famosos de Volgogrado

Pin
Send
Share
Send

A cidade-herói de Volgogrado tem mais de 400 anos de história. Apesar do rico passado, o exterior da cidade tem um aspecto bastante moderno: avenidas largas, praças amplas, edifícios modernos. A razão para isso é o período mais trágico da história de Stalingrado, a defesa da cidade das tropas nazistas. Após a libertação, a cidade ficou em ruínas, foi reconstruída.

A maioria dos monumentos da cidade são dedicados aos eventos da Grande Guerra Patriótica. O principal complexo memorial é Mamayev Kurgan, o local das batalhas mais difíceis e trágicas, onde milhares de defensores da cidade estão enterrados. Cada metro desta terra está saturado com o sangue dos caídos, em cada monumento há tristeza e dor dos habitantes da cidade.

Monumentos históricos e modernos de Volgogrado

Lista de monumentos e esculturas populares da cidade.

"As chamadas da pátria!"

Um monumento que é conhecido não só em todo o país, mas também no mundo. A altura da escultura junto com o pedestal é de 87 metros. O monumento representa a figura de uma mulher que personifica a imagem da Pátria, ela empunha uma espada na mão direita e com um gesto da mão esquerda pede a todos que se levantem para lutar contra o inimigo. A escultura é a base do conjunto arquitetônico do complexo memorial "Mamayev Kurgan". Instalado em 1967.

"Levante-se até a morte"

A escultura sobre Mamayev Kurgan, está localizada na praça "Lutou até a morte", no meio da subida à Pátria. O monumento é a figura de um soldado soviético sobre um pedestal em forma de rocha, está instalado no meio de uma piscina cheia de água. Na base do monumento existem inscrições, entre elas a frase "Resistir à morte" - com essas palavras os heróis lutaram por suas terras.

"Tristeza da Mãe"

Escultura como parte do conjunto Mamaev Kurgan. Localizada na praça da tristeza. A altura da composição é de 11 metros, representa a figura de uma senhora idosa curvada sobre o corpo de seu filho que morreu na guerra. O monumento era feito de concreto armado, mas parece que foi escavado em pedra maciça. Está instalado no meio do Lago das Lágrimas, um caminho feito de pedras na água leva até a escultura.

Casa de Pavlov

Um monumento arquitetônico de importância federal, localizado em Volgogrado na rua. Sovetskaya, 39. Nesta casa, um grupo de combatentes soviéticos manteve-se na defensiva por 58 dias, destruindo um grande número de nazistas. Durante a defesa da cidade, a casa foi capturada por um grupo de assalto liderado pelo Sargento Pavlov, daí o seu nome. Hoje, as ruínas de uma parede danificada por conchas foram preservadas e uma placa memorial foi instalada nela. O restante da casa foi totalmente reformado.

"Defensores de Stalingrado e Red Tsaritsyn"

No centro da cidade, na Praça dos Soldados Caídos, há um obelisco dedicado aos que caíram durante a defesa de Tsaritsyn durante a Guerra Civil e aos defensores de Stalingrado. Inicialmente, este lugar era a vala comum dos soldados mortos do Exército Vermelho. Após a libertação de Stalingrado, os corpos dos mortos durante a defesa da praça foram enterrados aqui. O obelisco é feito de granito com uma coroa de bronze. A chama eterna arde na vala comum.

Monumento a V.I.Lenin

O monumento está localizado na margem do canal Volgodonsk, a figura de Lenin está voltada para o Volga. O monumento é reconhecido como o mais alto entre os monumentos erguidos para as pessoas que realmente viveram. A escultura de concreto armado de 27 metros de altura está instalada em um pedestal de 30 metros. Do pedestal, desça as escadas que levam à plataforma, então você pode descer para o Volga.

Monumento a Mikhail Panikakha

A escultura retrata o Herói da União Soviética no momento de seu último lançamento contra um tanque inimigo. Mikhail Panikakha era um fuzileiro naval, durante as batalhas por Stalingrado, à custa de sua vida, ele destruiu um carro alemão, que foi um ponto de viragem na batalha. O monumento é feito de cobre, a altura é superior a 6 metros. Instalado no local da morte do herói, na Avenida Metallurgov, no bairro Krasnooktyabrsky da cidade.

Tanque T-34

Com o início da Segunda Guerra Mundial, a Fábrica de Trator de Stalingrado mudou para a produção e reparo de tanques T-34. Um desses veículos de combate está instalado em um pedestal em frente à fábrica. O monumento foi erguido em homenagem à façanha trabalhista do coletivo e em memória dos trabalhadores que morreram na guerra. Em frente ao monumento existe um obelisco de granito com a inscrição "Em memória dos heróis dos guerreiros".

Monumento aos cães destruidores de tanques

A escultura está instalada na praça Chekistov. A abertura é programada para coincidir com o dia do guarda de fronteira. Os cães participaram da Batalha de Stalingrado junto com as pessoas. Um destacamento de cães de demolição foi formado, o que destruiu um grande número de nazistas e veículos inimigos. A maioria dos soldados do destacamento e seus pupilos de quatro patas foram mortos. A figura do cão é feita em tamanho real, tem no dorso uma mochila especial.

Monumento aos marinheiros do Mar do Norte

A figura de um fuzileiro naval de 8 metros é feita de concreto armado monolítico. O monumento está localizado próximo ao Elevador de Volgogrado. Esta instalação foi estrategicamente importante durante as batalhas por Stalingrado. Uma brigada de fuzileiros navais foi enviada para ajudar os lutadores que estavam na defensiva. Em memória de pesadas batalhas, um monumento foi erguido em 1977: um marinheiro de corpo inteiro com uma arma na mão.

Monumento a K.K.Rokossovsky

O monumento retrata um marechal a cavalo, em traje militar cerimonial. Foi assim que foi lembrado durante o comando do Desfile da Vitória em 1945. Konstantin Konstantinovich Rokossovsky foi um dos desenvolvedores da operação militar para destruir as tropas nazistas em Stalingrado. Em homenagem a ele, um monumento foi erguido entre moradores agradecidos da cidade em 2015. O local às margens do Volga fica em frente à antiga sede militar.

Monumento aos fundadores de Tsaritsyn-Volgograd

O monumento inaugura o início da Avenida Lenin no centro da cidade. A composição escultórica representa as figuras de corpo inteiro de dois arqueiros, atrás deles está um obelisco na forma de um fragmento de uma fortaleza de guarda. A cidade foi fundada em 1589 como um ponto de defesa da rota de transporte do Volga. Os primeiros colonos foram 50 arqueiros. O monumento foi erguido para o 400º aniversário da cidade, em 1989.

Monumento ao Príncipe Zasekin

O príncipe Grigory Zasekin é considerado o fundador de Tsaritsyn, o voivode construiu uma fortaleza, que se tornou o início da cidade. A escultura representa o príncipe a cavalo, olhando ao longe no Volga. A altura total da escultura e do pedestal ultrapassa 6 metros. O monumento foi erguido em 2009, está localizado no cruzamento da Avenida Lenin com a Rua Port Said.

Monumento aos heróis do Komsomol

A composição escultórica consiste nas figuras de três membros do Komsomol em luto por seu camarada falecido. O monumento é dedicado à façanha de jovens que lutaram pela libertação de Stalingrado como parte dos destacamentos de Komsomol. As poses e expressões faciais dos jovens heróis transmitem coragem e fortaleza, apesar da profunda tristeza. O monumento foi inaugurado em 1973 no cruzamento da Avenida Lenin com a Rua Komsomolskaya.

Monumento aos Lutadores da Milícia STZ

Em 1942, milícias das fileiras dos trabalhadores da fábrica de tratores foram as primeiras a lutar contra as tropas alemãs. A milícia popular era chefiada pelo engenheiro da fábrica N. Vychuganov, representada por brigadas de tanques e um batalhão de destruidores. Muitos morreram na luta. Em memória do feito heróico dos trabalhadores em 1983, foi erguido um monumento em forma de três figuras forjadas sobre uma base redonda de cobre. Ele está localizado na Praça Dzerzhinsky.

"Escalão militar"

O monumento aos trabalhadores ferroviários é um escalão restaurado liderado por uma locomotiva a vapor da série Er de construção pré-guerra. O escalão inclui ainda um carro-tanque, um carro fechado, plataformas com uma cozinha de campo e um Katyusha. Os ferroviários deram a sua contribuição à causa comum da libertação da cidade, os escalões abasteceram a frente com equipamentos e alimentos.O complexo do memorial está localizado nas paredes do Panorama da Batalha de Stalingrado.

Monumento a G. Zhukov

O monumento foi erguido em 1996. A inauguração ocorreu no 100º aniversário do nascimento de Georgy Konstantinovich Zhukov. O monumento foi erguido na avenida que leva o nome do marechal, no cruzamento com a rua Khorosheva. A escultura é uma meia figura de Jukov, vestindo um uniforme militar com prêmios. Existem apenas três estrelas de Herói no peito do marechal, como no final da guerra. A placa no pedestal contém informações sobre os méritos militares do marechal, todas as 4 estrelas estão presentes aqui.

Monumento a Alexandre Nevsky

O príncipe Alexander Nevsky, segundo os pesquisadores, foi o primeiro a propor a construção de uma fortaleza de guarda no Volga, da qual Tsaritsyn foi formada posteriormente. Em 2007, um monumento ao príncipe Novgorod foi erguido na Praça dos Lutadores Caídos. Perto está o Novo Teatro Experimental. A escultura representa Alexandre Nevsky em pleno crescimento, em traje militar e com um estandarte nas mãos. O monumento é feito de bronze, juntamente com o pedestal, a altura ultrapassa 7 metros.

Monumento aos Guerreiros Siberianos

Foi decidido estabelecer um monumento dedicado à façanha dos siberianos na Batalha de Stalingrado no âmbito da cooperação entre Volgogrado e Novosibirsk. A composição está no parque em frente à Academia Agrícola de Volgogrado. É uma parede de pedra na qual está esculpida a figura de um soldado em traje militar de inverno, na mão direita ele segura uma arma e com a esquerda uma criança sentada em seu ombro.

Monumento a V.S.Kholzunov

Victor Stepanovich Kholzunov era um piloto militar originário de Tsaritsyn. Ele morreu durante testes de aeronaves em 1939. Em 1940, um monumento de bronze foi erguido para ele em sua cidade natal no aterro central, não muito longe do porto fluvial. Durante a Batalha de Stalingrado, apenas o pedestal do monumento foi destruído; após a guerra, a escultura foi instalada em seu lugar original. A cidade também tem uma rua que leva o nome do famoso piloto.

"Glória cossaca"

A composição escultórica localiza-se no aterro central, no Parque da Vitória. O monumento de bronze foi feito e instalado em 2010 às custas dos cossacos. Sobre um pedestal de granito, estão as figuras de um cossaco a cavalo e sua esposa, que acompanha o marido em uma campanha militar com um ícone nas mãos. Perto está a Igreja de São João Batista, reconstruída no local de uma igreja do século 16, considerada um templo cossaco.

Monumento aos Heróis da Defesa de Red Tsaritsyn

Durante a Guerra Civil, Tsaritsyn foi um local estratégico particularmente importante. As batalhas mais difíceis se desenrolaram aqui. Em memória dos soldados do Exército Vermelho que participaram das batalhas de 1918-1919, um monumento foi erguido na Praça dos Metalúrgicos. A altura da composição ronda os 4 metros, inclui as figuras de seis trabalhadores, paralisados ​​no momento de defender a cidade com armas nas mãos. As esculturas estão sobre um alto pedestal de granito, a altura total do monumento é superior a 8 metros.

Monumento às guerras mortas na Chechênia

O monumento é o elemento central do complexo memorial no distrito de Dzerzhinsky da cidade, no cruzamento da Avenida Zhukov com a Rua Kachintsev. Foi instalado na Rússia pela primeira vez em memória dos mortos na guerra da Chechênia. Inicialmente, o monumento localizava-se no território de uma unidade militar, posteriormente foi transferido para um local mais acessível. É um fragmento de rocha na qual está esculpida a figura de um soldado com expressão triste no rosto. Seu olhar está voltado para baixo, para o local onde há uma placa memorial com os nomes de compatriotas que morreram na Tchetchênia.

Monumento a F.E.Dzerzhinsky

A fábrica de trator de Stalingrado, bem como a praça em frente a ela, têm o nome de Felix Edmundovich Dzerzhinsky. Aqui, em 1935, uma escultura de bronze do famoso revolucionário foi instalada. Ele se apresenta em pleno crescimento, com a mão direita apontando para a planta. Após a Batalha de Stalingrado, apenas 4 monumentos sobreviveram na cidade, entre eles o monumento a Dzerzhinsky, bastou restaurar o braço quebrado da escultura.

Monumento aos Chekistas

Dedicado aos soldados da 10ª divisão do NKVD e aos milicianos de Stalingrado que lutaram pela defesa da cidade em 1942-1943. Os lutadores da divisão foram os primeiros a receber o golpe do inimigo. O monumento localiza-se na praça com o mesmo nome, em torno da qual se desenvolve um pequeno parque. A composição é um obelisco de 17 metros de altura, no topo do qual há uma figura de bronze de um chekista com uma espada na mão erguida.

Monumento a Zheglov e Sharapov

Em 2015, um novo monumento foi erguido no território do Ministério da Administração Interna para a Região de Volgogrado. É dedicado a todos os colaboradores do departamento de investigação criminal, sendo a abertura no dia de férias profissionais. A composição é apresentada na forma de duas figuras de bronze dos heróis do filme "O ponto de encontro não pode ser mudado", os detetives, por assim dizer, congelaram em uma pose viva enquanto discutiam planos de trabalho, encostados em um poste.

Monumento aos civis de Stalingrado

Em 23 de agosto de 1942, o mais terrível bombardeio maciço de Stalingrado começou, que durou quase uma semana. Mais de 40 mil civis foram mortos apenas no primeiro dia da tragédia. Em memória desses eventos, no Dia da Vitória de 1995, um monumento foi erguido na forma de uma bomba alemã de 500 quilos, congelada sobre mulheres e crianças em chamas. Ele está localizado no aterro do Volga.

Monumento flutuante aos trabalhadores ribeirinhos perdidos

Um monumento incomum é erguido a cada primavera no meio do Volga, em frente a Mamayev Kurgan. Neste local havia uma travessia, ao longo da qual navios de guerra lidam com soldados feridos e suprimentos militares entre as margens esquerda e direita. O monumento é uma bóia com âncora de 5 metros. Todos os navios que passam diminuem a velocidade e emitem um sinal em memória dos trabalhadores ribeirinhos mortos, atiram flores na água. No inverno, a composição é removida.

Monumento ao motorista

Em 2012, no dia do motorista, um monumento inusitado foi inaugurado. A escultura retrata a figura do famoso personagem do Bezerro de Ouro, Adam Kozlevich. Ele se senta no volante de um carro, segurando o volante. Os criadores do monumento, a empresa “Arkont”, não excluem o facto de a composição ser gradualmente complementada com outros pormenores do automóvel. Localizado na rua Komsomolskaya.

Coelhinha Agnia Barto

Em setembro de 2016, um jardim público com o nome de Agniya Lvovna Barto foi inaugurado no Jardim Komsomolsk de Volgogrado. Foi batizada de “Praça da Nossa Infância”. A peça central deste lugar é o personagem favorito da criança - o coelho abandonado. Na escultura, ele não parece triste e solitário. Uma lebre sorridente repousa sobre o livro aberto de Barto, em uma das páginas está o texto desse mesmo poema.

Pin
Send
Share
Send