30 monumentos populares de Sochi

Pin
Send
Share
Send

Sochi é o principal resort da costa do Mar Negro. Portanto, a façanha dos médicos locais durante a Grande Guerra Patriótica foi marcada por vários complexos memoriais e estelas ao mesmo tempo. Em Sochi, personalidades eminentes melhoraram sua saúde e se engajaram na criatividade: Vysotsky, Ostrovsky, Gagarin são imortalizados em granito e bronze.

Os monumentos da cidade podem ser rastreados até a história da cidade. Por exemplo, descubra que sem os peixes-mosquito, o resort pode não ter se desenvolvido na escala atual. Em Sochi, existem locais de maior concentração de monumentos: Arts Square, Kurortny Prospekt e Arboretum. As esculturas aqui são obras de arte monumental. Alguns até estão incluídos no cadastro de patrimônios culturais.

Monumentos históricos e modernos de Sochi

Lista dos monumentos e esculturas mais famosos da cidade.

Monumento ao Arcanjo Miguel

Uma coluna com uma escultura de coroamento é instalada em Kurortny Prospekt. O Arcanjo Miguel é considerado o santo padroeiro de Sochi. A principal catedral da cidade leva o seu nome. A estátua da cabeça da Hóstia Celestial foi fundida na Bielo-Rússia. Ele ocupou seu lugar atual em 2006. Perto está o cemitério dos soldados que morreram defendendo um forte chamado Alexandria. Este reduto defensivo mais tarde se tornou a cidadela de Sochi.

Heróis do filme "The Diamond Arm"

As filmagens do filme "The Diamond Arm" de Gaidai aconteceram na cidade e seus subúrbios. Em 2010, este evento foi imortalizado com um monumento. O trabalho de composição durou seis meses. No total, cerca de 60 toneladas de bronze foram usadas para fazer as esculturas. Enquanto você pode tirar fotos ao lado da família Gorbunkov, Lelik e Gosha. No entanto, as autoridades planejam adicionar novos personagens e cenas do filme.

Complexo memorial Zavokzalny

O nome é derivado da área onde a atração está localizada. No passado, aqueles que morreram durante a Grande Guerra Patriótica foram enterrados neste lugar. O cemitério foi liquidado na década de 70. E em 1985, o território foi formalizado em um memorial. As placas memoriais estão dispostas em semicírculo, os nomes dos heróis estão gravados nelas. No total, cerca de 2.000 soldados estão enterrados aqui. Uma chama eterna está acesa na parte central do complexo.

"Prometeu"

A lenda de Prometeu tem várias versões. Eles diferem uns dos outros em detalhes. De acordo com um deles, o herói do antigo mito grego estava acorrentado precisamente às Rochas da Águia de Sochi. As colinas não são visíveis do mar, o que não corresponde à lenda, mas isso não incomoda os turistas. Para chamar a atenção adicional para a área, uma estátua de Prometeu foi instalada aqui em 1998. O autor do projeto foi o escultor A. Kapralov.

Monumento a Stalin, Roosevelt e Churchill

A composição foi criada com base em um instantâneo da conferência do pós-guerra. O escultor israelense F. Meisler trabalhou na criação do monumento em sua terra natal. As esculturas de Roosevelt, Stalin e Churchill foram transportadas para Sochi e instaladas no território do sanatório Krasmashevsky em 2008. O Museu de História está aberto nas proximidades. Suas principais exposições são pinturas, munições, encomendas e medalhas dos países da coalizão anti-Hitler.

Monumento a V.I.Lenin

A abertura foi programada para coincidir com o 40º aniversário da Grande Revolução de Outubro. Uma escultura de corpo inteiro de Lenin está em um pedestal alto no centro da cidade desde 1957. O projeto escultural pertence a Z. Vilensky, e L. Rudnev tornou-se o arquiteto. O local era um local de culto para reuniões com veteranos, eventos de organizações do Komsomol e cerimônias de admissão aos pioneiros. Agora, representantes do Partido Comunista da Federação Russa estão se reunindo aqui para suas ações.

Monumento a V. Lenin

Instalado próximo à entrada do Riviera Park em 1980. Uma enorme parede com um retrato em mosaico do líder do proletariado mundial apareceu na cidade em homenagem ao 110º aniversário de Lenin. O autor do projeto é o artista plástico T. Jolagonia. E os escultores Yu, Krasovsky e S. Sverdlov deram vida à ideia. O peso do monumento é superior a 100 toneladas. No passado recente, o marco foi retratado em cartões postais com vistas da cidade.

Monumento a Pedro I

Inaugurado perto do cais marítimo em 2008. O local foi escolhido devido a uma série de fatores. Pedro I fundou a frota russa e Sochi é o porto mais ao sul do estado. Uma figura de bronze do imperador foi fundida em Minsk. Sua altura é de 3,4 metros, e todo o monumento tem 5,5 metros de altura e pesa 5 toneladas. Os escultores de Sochi V. Zvonov e A. Butaev levaram cerca de 4 meses para trabalhar. Peter I tendo como pano de fundo palmeiras - uma combinação que atrai turistas.

Monumento a V.S.Vysotsky

A abertura foi programada para coincidir com a celebração do dia da cidade em 2011. Bronze Vysotsky com o violão abaixado na mão está no Festivalny Concert Hall. O escultor P. Khrisanov retratou o artista como modesto e até discreto. Não há playground ou área especialmente projetada ao redor. O monumento está localizado um pouco afastado das trilhas, sem atrapalhar o trânsito. Acredita-se que Vysotsky já esteve aqui várias vezes.

Monumento a N.A.Ostrovsky

Sochi ocupa um lugar especial na biografia de Ostrovsky. Por doença, o escritor mudou-se para cá, as suas principais obras foram aqui escritas. Eles decidiram perpetuar a memória de Ostrovsky nos anos 70. O projeto do grupo de escultores de Leningrado foi aprovado. A obra do monumento foi concluída em 1979, ao mesmo tempo em que foi instalado no parque de Kurortny Prospekt. A altura do monumento com pedestal é de cerca de 10 metros.

"Façanha em nome da vida"

O memorial foi construído em 1974 e inaugurado apenas em 1995. Ele está localizado não muito longe do prospecto de Kurortny. A parte principal do complexo é um arco de aço e esculturas de médicos em sua base. O monumento é dedicado a médicos e enfermeiras que, durante a Grande Guerra Patriótica, salvaram os feridos, às vezes à custa de suas vidas. No total, a equipe do hospital local curou cerca de meio milhão de pessoas durante os anos de guerra.

"Matsesta"

Com a ajuda deste monumento, o escultor I. Gusleva nos anos 60 do século passado tentou criar a “cara” da estância balneológica conhecida em todo o país. Arenito leve local foi usado como material. A imagem de uma menina montanhosa é como se esculpida na rocha pela própria natureza, embora seja feita pelo homem. Desde 2016, a composição faz parte do cadastro de patrimônios culturais da região.

Monumento a Mikhail Lazarev

O busto do famoso general foi instalado perto da estação ferroviária no distrito de Lazarevsky em 1954. Seu autor é o escultor I. Shmagun. A biografia de Lazarev inclui viagens ao redor do mundo, a descoberta da Antártica, a participação em batalhas no navio Azov e o comando da Frota do Mar Negro. Na década de 90, sob pressão de algumas etnias, o monumento foi retirado. Porém, já em 2003 ele ocupou seu lugar habitual.

Monumento turístico

O viajante de bronze apareceu no Kurortny Prospekt nos anos 90 do século XX. Ele era procurado entre os veranistas como modelo para sessões de fotos conjuntas e "desgastado". Em 2008, sob a supervisão do escultor P. Khrisanov, o monumento foi restaurado. Ele ficou mais alto e mais magro, recebeu novas peças de roupa, bem como vários atributos adicionais. Por exemplo, uma câmera em seu pescoço e uma grande carteira em seu cinto.

Monumento a Pedro e Fevronia

Peter e Fevronia são um símbolo de felicidade familiar, lealdade e sentimentos sinceros. Ele, sendo um príncipe Murom, renunciou à riqueza e ao poder por amor a um plebeu. A cerimónia de abertura da composição em 2009 contou com a presença de casais casados ​​há mais de 40 anos. O local de instalação também é simbólico - o Cartório Central da cidade. A altura do monumento é de mais de 3 metros e seu peso é de 3 mil kg.

"Tenente Rzhevsky"

O monumento foi executado por encomenda do proprietário do hotel com o mesmo nome. Foi instalado em 2017 em frente aos portões do estabelecimento. O autor do monumento K. Gilev criou a imagem da futura escultura, lendo anedotas e contos sobre as aventuras do tenente. Rzhevsky se senta em um banco de desfile e torce alegremente o bigode. Ao lado, há espaço livre suficiente para quem quiser tirar uma foto interessante com um personagem colorido.

Monumento aos peixes mosquitos

No início do século 20, os mosquitos da malária foram encontrados no local da atual Sochi. Só era possível se livrar deles criando peixes-mosquito. Ela foi trazida aqui por ordem do Ministro da Saúde Semashko. As larvas do mosquito são a comida favorita dos mosquitos. Portanto, desde 1956, nem um único caso de malária foi registrado, e o resort foi capaz de se desenvolver. O monumento do peixe fica próximo ao café Artlar.

"Sochi - a cidade portadora da ordem"

A estela foi inaugurada em 1982 e dedicada à façanha dos médicos de Sochi durante a Grande Guerra Patriótica. Os artistas locais Y. Marchenko e V. Oleinik foram responsáveis ​​por sua criação. Em 2005, a fachada do monumento foi alterada: de mármore branco para granito vermelho. Isso foi feito para maior compatibilidade com o prédio da estação central dos correios, que havia sido restaurado anteriormente. A estela tem 15 metros de altura, cinco lados e é circundada por uma faixa de metal.

"Netuno"

O monumento foi erguido em 2006 perto da praia "Primorsky" no dique da cidade Central. A altura de "Netuno" é de cerca de 3 metros. De um certo ponto de vista, parece que o deus do mar está emergindo da água. No passado, havia uma escultura em madeira neste local, mas com o tempo ela se tornou inadequada e exigiu a substituição por uma estrutura mais durável. Perto do monumento, o "Festival de Netuno" é realizado anualmente.

"Professor sochi"

O monumento foi inaugurado em 2008 e dedicado a Maria Bykova. Esta professora abriu a primeira escola em Sochi com seu próprio dinheiro. O próprio edifício não sobreviveu. Uma placa comemorativa foi instalada no pátio de uma escola próxima no mesmo ano. A composição escultórica é composta por um professor e três alunos. Antes do início do ano letivo, crianças em idade escolar e alunos vêm aqui para tocar no monumento para dar sorte.

Monumento aos pais com muitos filhos

Local - Praça das Artes. Demorou apenas 15 dias desde o momento da aprovação do projeto até a sua instalação. A inauguração ocorreu em 2010. O grupo escultórico é um pai-coruja, vestido com um fraque, e seus três filhotes. A autora do monumento, Elina Baranskaya, deu ao seu projeto um significado especial. O aparecimento de três filhotes ao mesmo tempo em corujas é uma grande raridade. Também é raro encontrar pais com muitos filhos que se dediquem exclusivamente à criação dos filhos.

"Fly Tsokotukha"

Inaugurado em 2011. O monumento consiste em duas partes. A primeira é uma abóbora cortada, a segunda é um pedaço desproporcionalmente grande dela, que se tornou um banco. A. Butaev e V. Zvonov foram responsáveis ​​pelo projeto. O autor da própria escultura de uma mosca sentada na beirada do banco foi A. Khalafyan. De acordo com o enredo do poema, uma mosca segura uma moeda nas patas. A localização do monumento torna-o um bom local para sessões de fotos.

"Âncora e Canhão"

A composição escultórica apareceu nas ruas de Sochi em 1913. Consiste em dois elementos. O canhão do navio foi lançado na fábrica Alexandrovsky de ferro fundido. A âncora foi feita na fábrica da Votkinsk e usada na corveta até que ela afundou. O monumento é dedicado à fundação de Sochi e às vitórias militares do estado. Isso está escrito em uma placa presa a um lado do pedestal.

"O Velocino de Ouro"

O monumento foi erguido na Praça das Artes em 2008. A composição consiste na pele dourada de um carneiro e um dragão que a protege, esticada entre pequenos arcos. Os autores do monumento consideram que a verdadeira história das incursões na costa do Mar Negro está no cerne do mito sobre o velo. O autor do projeto P. Khrisanov decidiu retratar isso de forma alegórica. O peso da composição é de 5 toneladas e a pele é dourada.

"Thumbelina"

O monumento encontra-se no beco do Parque Riviera. A inauguração ocorreu em 2006. A composição foi baseada em esboços de A. Butaev e V. Zvonov. Sua Thumbelina é uma escultura com traços delicados. Uma garota branca como a neve com pequenas asas senta-se sobre flores "adormecidas", cujas pétalas estão curvadas para baixo. Os parâmetros das partes constituintes do monumento lembram que Thumbelina era uma miniatura no conto de fadas.

Monumento a Alexandre Bestuzhev-Marlinsky

Está localizado no parque com o mesmo nome desde 1957. O motivo da inauguração do monumento é o 120º aniversário da morte do escritor. Bestuzhev-Marlinsky por sua participação no movimento dezembrista foi exilado para o Cáucaso como soldado raso. Aqui ele criou suas principais obras. Um baixo-relevo de bronze de um literato se projeta de um bloco de pedra e uma placa comemorativa é colocada abaixo. O escultor foi S. Tretyakov.

Monumento a Maxim Gorky

Instalado na rua com o nome do escritor em 1950. Gorky visitou repetidamente o Território de Krasnodar, descansou, participou da construção de uma rodovia local e também organizou longas caminhadas. Aqui, anotações foram feitas para trabalhos futuros e inspiração foi tirada. O monumento foi realizado de acordo com os esboços de A. Kolobov em concreto armado com armadura. Gorky é retratado em pleno crescimento.

Monumento a Yuri Gagarin

Situa-se na rua com o mesmo nome em frente ao parque com o mesmo nome. Gagarin é a primeira pessoa a voar para o espaço. Depois de retornar à Terra, ele passou algum tempo em Sochi, melhorando sua saúde. Em homenagem a este evento, um busto de mármore do cosmonauta piloto apareceu. Foi instalado em 1975. Inicialmente, o monumento localizava-se do outro lado da rua. Perto dali, havia uma árvore de cedro plantada por Gagarin.

Quebra-flecha

O monumento simboliza o desejo de paz mundial. A estátua de concreto armado faz parte de um plano especial de desenvolvimento da cidade. O cavalo empinou e a garota quebra as flechas na cabeça. O monumento fica em um pedestal alto. É datado de 1976 e está localizado na Avenida Tsvetnoy. O autor do projeto é o escultor local V. Glukhov. Os residentes foram inicialmente contra essa imagem, mas com o tempo eles se acostumaram a ela.

"Adão e Eva"

O objeto de arte monumental foi criado pelo famoso escultor Z. Tsereteli. O monumento foi erguido no Arboreto de Sochi na década de 1970. Nas proximidades, há um pequeno lago pitoresco e gazebos. Deles, "Adão e Eva" é perfeitamente visível, assim como aves aquáticas e plantação de bambu. O monumento é incomum, os traços dos heróis da lenda bíblica são desprovidos de sutileza. Esta estátua volumosa atrai de várias maneiras os amantes de sessões de fotos.

Pin
Send
Share
Send