A maioria dos turistas não considera a Albânia um país turístico. E a culpa disso foi o regime totalitário do ditador Enver Hoxha, que governou o país por cerca de 40 anos. Também destrutiva é a guerra de Kosovo, na qual os separatistas albaneses se opuseram à Iugoslávia. Mas hoje a República da Albânia e suas atrações atraem cada vez mais os viajantes com seus monumentos e edifícios antigos, vistas naturais impressionantes, mar limpo e resorts de saúde.
Antes de aprender o que ver dos pontos turísticos da Albânia, gostaríamos de perguntar-lhe: você sabia que mais de 60% dos muçulmanos vivem na Albânia e é o único país muçulmano europeu? O inglês praticamente não é falado aqui, e a língua albanesa é tão difícil que é muito problemático obter instruções de um residente local. "Portanto, aconselhamos que você adquira um guia dos pontos turísticos da Albânia com fotos e descrições, e vá conhecê-los!"
Praça Skanderbeg
Vamos começar nosso conhecimento com a Albânia a partir da capital - Tirana e sua praça principal, em homenagem ao herói nacional. Um monumento a ele foi instalado aqui, em vez da estátua de Joseph Stalin que estava antes. O estilo do classicismo italiano dá contenção e grandeza à praça. As principais atrações da Albânia estão localizadas ao redor da praça: a Mesquita Haji Efem Bay, o Museu Nacional, a Ópera, a antiga torre do relógio de Saat Kuda, erguida no início do século XIX.
- endereço: Tirana, centro
Mesquita da Baía Haji Efem
A fundação da mesquita foi lançada por Mullah Bey no final do século XVIII. Como ele deu seu dinheiro aos pobres e sofredores, ele não poderia terminar de construí-lo e coube a seu filho terminar a construção. A mesquita é interessante por ter uma torre de 35 m de altura e ser forrada de afrescos de tema divino e imagens da natureza comum: árvores, cachoeiras, pontes.
- endereço: pl. Skanderberg
- Horário de trabalho: de 8 a 20 horas
- a entrada é gratuita, não permitida durante as orações
Museu Nacional
Continua as atrações de Tirana no Museu Nacional da Albânia. Fundada em 1981, já reuniu mais de 5 mil peças e se tornou a maior do país. Os turistas têm a oportunidade de conhecer a história da Albânia desde os tempos antigos. Existem exposições do Paleolítico, Idade Média. Nos pavilhões do antifascismo e da independência, pode-se aprender sobre a história moderna do país, e nos pavilhões da iconografia e etnografia, aprender mais sobre as tradições nacionais.
- endereço: pl. Skanderberg, 1
- Horário de trabalho: ter-sáb. das 9h às 17h, dom. das 9h às 14h
- entrada - $ 1,6
Torre do Relógio
Construída em 1822, a torre tornou-se um símbolo da cidade. Sua altura é de 35 m, mas inicialmente tinha apenas 15 m e tinha o objetivo de alertar os moradores sobre o perigo. Passados 100 anos, durante a reconstrução, decidiu-se terminar a construção e instalar um relógio de fabricação alemã, que ainda funciona. "Você pode escalar a torre e ver a cidade de cima."
- endereço: pl. Skanderberg
- Horário de atendimento: Seg, Qua, Sáb das 10h às 18h.
- entrada - $ 4,8
Bunker subterrâneo de Enver Hoxha
No território deste pequeno país existem cerca de 700 mil bunkers - resultado do medo paranóico do ditador de um inimigo inexistente. Infelizmente, esta é uma das coisas pelas quais a Albânia é conhecida. Em 2014, um dos bunkers para Khoja e a liderança do partido foi aberto para todos verem. Esta é toda uma cidade subterrânea, um museu do regime político. O museu histórico e a galeria de arte Bunk'Art estão abertos aqui.
- endereço: st. Fadil Deliu
- Horário de trabalho: das 9 às 18 horas.
- entrada - $ 4,5
Centro Cultural "Pirâmide"
O prédio foi projetado para o museu do governante Enver Hoxha por sua filha e genro. Após a queda do regime de Khoja, o museu foi fechado e agora é um edifício multifuncional com um clube de jovens, um centro de televisão e uma moderna sala de conferências. O desenho único das paredes permite escalá-las, razão pela qual o local se tornou popular para a fotografia. "Sugerimos que você tire algumas fotos espetaculares com a pirâmide ao fundo."
- endereço: Boulevard Martyrs of the Nation
- Horário de trabalho: de 8 a 22 horas.
- entrada - $ 0,9
Anfiteatro Durres
Edifícios antigos estão entre os lugares que todo turista tem interesse em ver na Albânia. O anfiteatro é um grande e importante local deste tipo. Foi construída no final do século I como uma arena para 20 mil pessoas. Foi descoberto em 1996 durante escavações. Pertence a valores arquitetônicos e artísticos especiais, a par com a Pompéia italiana.
- endereço: Durres, st. Kalase
- Horário de trabalho: das 9 às 21 horas.
- entrada - $ 1,8
Igreja dos Santos Paulo e Ásia
Um dos edifícios mais emblemáticos da Albânia foi inaugurado em maio de 2009. O templo de dois andares, com uma basílica abobadada e uma galeria em volta do perímetro, é revestido de pedra branca. O telhado é coberto com telhas bizantinas. Espaços interiores com colunas e varandas. As partes de madeira do interior foram feitas à mão por artesãos albaneses, ícones e afrescos de parede por especialistas da oficina iconográfica local. E a torre sineira do templo possui um sistema de controle eletrônico.
- Endereço: Durres, rodovia Egnatia
- horário de trabalho - diariamente
Castelo Petrella
Atrações Kruja é representada por um castelo construído no século V pelo imperador Justiniano. Por vários séculos, ele sofreu muitos ataques, mas sobreviveu até hoje e está perfeitamente preservado. Filmes e comerciais históricos costumam ser filmados aqui. O castelo foi restaurado e se tornou um local favorito para férias. “Aconselhamos subir ao mirante, que oferece uma vista deslumbrante dos arredores”.
- endereço: Kruja, st. Durishti
- jornada de trabalho - das 9 às 18 horas.
- a entrada é gratuita.
Ponte das massas
O monumento da arquitetura otomana foi construído em 1768 do outro lado do rio Kir, perto da cidade de Shkoder. Os turistas costumam olhar para ela por algumas peculiaridades: os 13 arcos da ponte estão localizados de forma assimétrica, o vão direito é rebaixado a 5 metros do arco principal. A ponte talhada e as lajes de pedra com as quais a ponte é construída resistiram ao teste do tempo. Em 2010 foi restaurado e agora serve de local para passear.
- endereço: 8 km da cidade de Shkoder.
Vinícola chobo
Uma das vinícolas privadas pelas quais a Albânia é famosa ultimamente. Os anfitriões estão sempre dispostos a receber turistas. Você será apresentado a verdadeiras pequenas oficinas de produção, com eles contarão tudo sobre uvas e vinhos, você será levado a uma adega e conhecerá suas várias coleções. E então eles se oferecerão para saborear uma bebida nobre de sua própria produção.
- endereço: Berat
- degustação de vinhos - $ 10.
Museu etnográfico
Os turistas que se encontram na Fortaleza de Kruja estão ansiosos para visitar este museu devido à sua total autenticidade de meados do século XVIII. Esta não é uma recriação, mas uma casa senhorial bem preservada e bem-feita da época, com móveis e exposições autênticas. Herdades, dependências, brinquedos, pratos e muito mais fornecem um quadro completo do modo de vida dos albaneses.
- endereço: Kruja, fortaleza de Kruja
- horário de funcionamento - dom-sáb. das 9h às 18h
- entrada - $ 2,2.
Resort Ksamil
Um dos poucos lugares em que a praia da Albânia é famosa, o resort mais famoso do país com as praias e águas mais limpas é ideal para famílias com crianças. À primeira vista, pode parecer que há areia grossa na praia de uma alvura incrível. Na verdade, esses são pequenos seixos, transformados em areia. A água do mar é tão azul que lembra a água de uma piscina. E também existem pequenas ilhas desabitadas nas proximidades, onde você pode simplesmente nadar.
- endereço: 15 km. de Saranda
Fonte "Blue Eye"
A nascente cárstica é reconhecida como um monumento natural desde 1996 e pertence a raros objetos geológicos. O nome se justifica. A fonte de água é realmente azul profundo e parece sem fundo.Na verdade, sua profundidade não pode ser medida devido à alta pressão da água do intestino. "A água é muito fria aqui mesmo no verão, então não recomendamos nadar."
- endereço: Saranda
Fortaleza Rozafa
Um monumento arquitetônico, erguido no século 3 aC, está localizado nas rochas entre dois rios. Segundo a lenda, os três irmãos não puderam fortalecer as paredes de forma alguma, e então decidiram colocar tijolos na esposa de um deles, Rozafa. Ela aceitou a notícia com dignidade e pediu para seduzi-la com seu filho. Hoje a fortaleza se tornou um lugar de peregrinação para as jovens que sonham em ser mães. E os turistas são atraídos por paredes antigas, história e um museu.
- endereço: Shkoder
- jornada de trabalho - de 9 a 20 horas.
- entrada - $ 1,8
O que ver na Albânia sozinho de carro?
Este país europeu é tão interessante que é muito mais emocionante e acessível ver muitas atrações na Albânia de carro do que em um passeio turístico, que consiste principalmente em fazer compras. Você pode visitar lugares pouco conhecidos, mas não menos interessantes. A república está localizada ao lado de Montenegro, por isso é mais conveniente chegar a partir deste país com um carro alugado. As principais atrações, onde visitar a Albânia de carro de Montenegro, começam na cidade Shkoder e Fortaleza Rozafa... Também está localizado aqui mesquita principal, cujas paredes, segundo a lenda, são de fato reforçadas com chumbo. Então seguimos através do antigo ponte da bagunça e nos encontramos na cidade Leger com sua força e o mosteiro de Santo Antônio.
A propósito, da fortaleza você pode ver claramente os numerosos bunkers construídos aqui durante a época de Khoja. Então nosso caminho está em Para o tirano, até a Praça Skanderberg, onde estão as principais atrações do país. E então direto para eu corto, a antiga capital da Albânia. Torre de Vigia, Museu Skanderberg, Museu Etnográfico, Fortaleza, Castelo Petrella - há muitas atrações para uma pequena cidade.
É perfeitamente possível fazer essa viagem em 4-5 dias. Além disso, no caminho, você encontrará pequenas cidades com seus próprios monumentos, na sua maioria antigos, mas não menos interessantes, e uma natureza pitoresca. Tudo isso deixa impressões profundas e acena para voltar ao país novamente.
Mapa de atrações da Albânia
Como chegar barato à Albânia?
- Voos baratos:
- Onde procurar moradia?